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4 ferramentas que facilitam a integração entre departamentos

Gestão Empresarial 22.11.2016 5 minutos de leitura Voltar

Um erro comum ao falar na integração entre departamentos é se preocupar com a criação de fortes equipes, mas que têm problema em se relacionar umas com as outras. Isso atrasa os fluxos de trabalho, prejudica entregas e afeta o desempenho do negócio de maneira negativa.

A seguir, confira como sua empresa pode utilizar ferramentas estratégicas na hora de integrar equipes:

1) ERP: automatize operações com software de gestão

Enterprise Resource Planning, ou ERP, é o nome dos sistemas de gestão que ajudam a automatizar operações, qualificam seus resultados e tornam processos mais rápidos. Pode ser uma ferramenta da integração entre departamentos, reduzindo ruídos e centralizando informação.

Escolher o ERP certo e certificar-se de sua adoção será benéfico para a integração porque:

  • promove integração de diversas atividades na cadeia de valor
  • oferece maior controle sobre o processo produtivo
  • democratiza o acesso à informação
  • reduz falhas de comunicação
  • elimina tarefas repetitivas

2) RH atuante: mais transparência

Um dos principais investimentos em integração que a empresa pode fazer está no RH. Programas como o Onboarding Corporativo, da Monsanto, ajudam a promover conhecimento sobre sua atuação e mergulham os colaboradores na cultura organizacional.

Além de conhecer melhor seus benefícios, o ritmo de trabalho e como opera a TI, integrantes têm nessa janela de oportunidade a chance de acompanhar sua evolução através de uma página exclusiva na web. Esse nível de transparência acelera a produtividade e deixa evidentes as metas da corporação para os recém chegados.

Quer sua equipe tão motivada quanto produtiva? Invista em recursos humanos.

3) Endomarketing: transforme colaboradores em entusiastas

Endomarketing é um conjunto de iniciativas de marketing direcionadas ao público interno, que visa trazer sua equipe para a base de usuários e torná-la grande entusiasta de suas soluções. Profissionais motivados, que veem valor naquilo que fazem e acreditam na empresa em que trabalham têm menor turnover, são leais a seus gestores e colaboram na criação de um clima organizacional melhor.

Ações de endomarketing transformam a integração entre departamentos, como no caso da Fiat. A filosofia da empresa é de que seus funcionários merecem um tratamento tão carinhoso quanto o dos clientes e, para isso, os coloca como protagonistas no processo de produção. Testando e aprovando produtos antes mesmo que o público possa vê-los, essas equipes têm alto índice de satisfação com relação ao trabalho e isso é um reflexo do seu sistema de comunicação interna.

A ideia de que a Fiat é uma grande família acaba removendo a distância entre colaboradores e chefia e incentiva a inovação. Para implementar bem este mantra, dispõe de uma plataforma colaborativa.

4) Treinamentos internos: promova a cultura organizacional

Treinamentos são uma ótima maneira de transmitir às novas contratações a cultura organizacional. Liderados por chefes de equipe (ou integrantes de destaque), podem horizontalizar o relacionamento, aproximando gestores e talentos.

Quando um funcionário se sente bem recepcionado o retorno em produtividade vem antes. Para isso, grandes empresas utilizam também programas de apadrinhamento. Durante o período de adaptação, o colaborador conta com auxílio de um membro experiente da equipe para orientar no uso de equipamentos, protocolos e políticas de segurança.

Integração entre departamentos não é a única preocupação que tira o sono dos gestores. Confira agora como reduzir custos operacionais na empresa, e não deixe de comentar neste post, em caso de dúvidas ou compartilhamento de experiências!

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