Skip to main content

Blog

5 benefícios do ERP para o trabalho de um representante comercial

Benefícios do ERP para o trabalho de um representante comercial | Blog de Gestão Empresarial | Brasão Sistemas

O mundo não para de evoluir, de se conectar, de se integrar. E não para de exigir que os profissionais acompanhem seu ritmo. O ERP (Enterprise Resource Planning) é fruto desse meio cada vez mais dinâmico e surge como uma ferramenta de integração ideal para as empresas e os seus representantes. Os benefícios do ERP são bem conhecidos: aumento da produtividade, fluxo contínuo de informações, maior eficiência, dentre tantos outros. Neste post iremos focar em como tudo isso facilita o trabalho do representante comercial, aumentando suas vendas e criando uma satisfação cada vez maior para o cliente por 5 motivos principais.


1) Informação atualizada, integração total

O primeiro benefício e a maior promessa do ERP: integração. Quando se conta com um sistema ERP integrado ao sistema da loja, o representante comercial tem as informações mais atualizadas ao seu alcance na hora de realizar o seu trabalho. Dessa forma, terá, por exemplo, controle sobre a disponibilidade do estoque, economizando tempo e entraves de comunicação.

2) Logística eficiente, cliente satisfeito

Quando toda informação está relacionada de maneira dinâmica, os processos logísticos são muito facilitados. Nada mais agradável para o cliente do que receber o que se espera de maneira simplificada e eficaz. Esse é o segundo dos benefícios do ERP. As transações serão monitoradas e acompanhadas passo a passo pelos responsáveis, evitando pontas soltas que comprometem a finalização de uma venda. O representante comercial fornecerá ao cliente um cenário fiel a realidade.

Para que esses dois primeiros pontos funcionem de maneira ainda mais eficaz, consulte nosso material com 10 dicas para um Controle de Estoque eficaz, que vão melhorar os processos logísticos internos.

3) Feedback contínuo

Através do ERP, o representante comercial também oferecerá a empresa um feedback bastante confiável do seu trabalho, além de poder se planejar com maior segurança. Como os setores são integrados, cada venda será contabilizada na hora, cada produto que entrar ou sair estará informado no sistema. Assim, o representante comercial saberá sempre com o que está lidando e como está executando o seu trabalho através dos dados que ele próprio ajudará a fornecer. Isso evita confusões entre setores por desinformação e deixa as coisas muito mais fluídas.

4) Gestão tributária consciente

Esse benefício passa pelo representante comercial, mas não se restringe a sua função. Existem dicas muito eficientes na hora de fazer a gestão fiscal e tributária da empresa, e a automatização é a primeira delas. Quando o representante trabalha com um sistema ERP, os gastos e lucros são diretamente integrados ao caixa da empresa. O resultado disso é que as finanças ficarão bem administradas, com um controle muito maior. O ERP realiza a previsão de impostos fiscais e contábeis, salvando o administrador de uma possível dor de cabeça futura. A saúde financeira da empresa será bem tratada desde a parte externa – o representante comercial – até a parte interna – a contabilidade.

5) Fim da papelada

Para terminar, um ponto mais prático: as centenas de planilhas e formulários podem ser dispensadas. Para que tudo isso, se o representante comercial tem tudo o que precisa para realizar seu trabalho em um só lugar? Isso agiliza todo o processo e melhora muito o rendimento, pois não há informação descentralizada.

Os benefícios do ERP para o representante não param por aí e podem ser verificados no dia a dia de quem utiliza desse sistema na sua empresa. Citamos 5 desses benefícios como forma de exemplificar o quão válido é investir em integração, pois, como dissemos no início, todo o mercado está em processo de atualização contínua e acelerada; tem sucesso quem enxerga o próximo passo. Com um bom ERP, enxergam-se todos os passos.

Deixe seu comentário em caso de dúvidas ou sugestões, para que possamos continuar publicando informações relevantes e de qualidade para você!

Veja também:

CTA Blog - 800x200 - 2

Demonstração Radar Empresarial

Deixe seu comentário