Blog

5 práticas de gestão que transformarão o seu negócio!

Para gerenciar um negócio não existe uma receita pronta. Cada gestor tem suas preferências e estilo próprios, que muitas vezes fogem do senso comum e dão excelentes resultados. Porém, existem algumas práticas de gestão que são universais e, por isso, empresas de qualquer segmento ou porte podem se beneficiar imensamente se as implementarem. Confira a seguir 5 práticas de gestão que transformarão o seu negócio:

1. Tenha foco no planejamento

A maioria das empresas precisa conviver com um cenário de eterna incerteza, com mudanças de contexto repentinas e entrada de novos atores no mercado. Contudo, o planejamento não pode ser descartado das práticas de gestão do seu negócio. É ele que vai servir de bússola para entender qual é a sua posição no momento e o que precisa ser feito para que ele se desenvolva ainda mais.

Vale ressaltar que o planejamento não deve ser estático. Na verdade, ele deve sempre se adaptar às mudanças que forem surgindo. Nunca deixe também de estabelecer metas de crescimento e objetivos específicos para os funcionários e gestores.

2. Estabeleça canais contínuos de comunicação entre a equipe

A maior parte dos problemas no gerenciamento de pessoal acontece por falhas de comunicação. Estas falhas podem ser tanto na relação dos funcionários com o gestor como na relação entre os próprios funcionários. Por isso é essencial estabelecer canais contínuos de comunicação, onde todos possam levar suas dúvidas, dar sugestões para os problemas e entender o funcionamento da empresa como um todo.

Lembre-se sempre que os canais de comunicação devem ser simples e eficientes. Por isso, reuniões longas, nas quais nada é realmente decidido, não podem ser enquadradas nesta descrição, assim como trocas improdutivas de e-mails ou teleconferências sem pauta definida. Dê sempre preferência para comunicações curtas, com objetivo claro e nas quais seja sempre tomada alguma decisão ao final.

3. Implemente um sistema ERP

Um sistema Enterprise Resource Planning (ERP) integra todos os processos e controles da sua empresa em um mesmo software. Isto é essencial para que o negócio atue de forma integrada, evitando o retrabalho e obtendo informações mais confiáveis.

Cabe ressaltar que um sistema informatizado é essencial tanto para empresas que querem crescer de forma orgânica, como para aquelas que já possuem um grande número de processos e desejam integrá-los.

Um aviso: A simples instalação do sistema não é suficiente para promover esta integração dos processos. É necessário criar uma cultura em torno da implementação do ERP, além de promover o treinamento adequado de todos os funcionários da empresa. Para lhe guiar nesse processo, veja nosso guia gratuito para escolher o software ideal para a sua empresa.

4. Estimule a gestão participativa

A decisão final, tenha um efeito positivo ou negativo, sempre recai sobre o gestor. Essa é uma realidade da qual não há como escapar, Cabe dizer, contudo, que isso não é a mesma coisa que dizer que o gerente deve se isolar e não ouvir seus subordinados. Muito pelo contrário, é preciso apostar na gestão participativa.

Esse modelo de gestão consiste em levar em conta as opiniões, ponderações, dúvidas e sugestões de todos os funcionários no processo decisório. Mesmo tendo a responsabilidade final, é fundamental que o gestor enxergue outras possibilidades e veja outros ângulos sobre os quais podem ser analisados os mesmos problemas.

Além de tornar as decisões do gestor muito mais confiáveis (já que levarão em conta vários pontos de vista), a gestão participativa ainda tem a vantagem de estimular a responsabilização dos funcionários, o que aumenta sua motivação no dia a dia do trabalho.

5. Fique sempre de olho na concorrência

Para estabelecer um negócio de sucesso a longo prazo é preciso não perder de vista a concorrência. Não que você deva enxergar o mercado como uma guerra, na qual o concorrente é seu inimigo. Na verdade, ele pode ser uma fonte de insights sobre novas oportunidades e servir de termômetro para que você avalie como está o desempenho da sua empresa.

A implementação destas práticas de gestão facilitará para você alcançar o sucesso da sua empresa, colocando-a em um caminho de mais segurança e eficiência. Lembre-se também que a vigilância sobre as melhores práticas de gestão deve ser contínua para você não ficar para trás no mercado.

Como é feita a gestão do seu negócio hoje? Se você tem outras dicas, com complete nossa lista através dos comentários abaixo.

Veja também:

Guia prático de rápida e fácil leitura que vai te ajudar a entender como funciona o fluxo de caixa e transformar seu negócio. Baixe gratuitamente este material:

Guia Prático do Fluxo de Caixa

Tags >

Deixe seu comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.