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6 dicas para aumentar os resultados da sua equipe!

Gestão de Pessoas 20.12.2016 5 minutos de leitura Voltar

Em um mercado cada vez mais competitivo, é responsabilidade de todo líder encontrar formas para aumentar os resultados da equipe, garantindo a lucratividade e a viabilidade do negócio. Algumas estratégias são fundamentais para que os seus colaboradores atuem com produtividade máxima, otimizando os resultados da empresa ao mesmo tempo em que se sentem mais confiantes e motivados pelo trabalho.

Nesse artigo, vamos discutir 6 dicas fundamentais para que um líder possa melhorar os resultados da equipe. Acompanhe!

1. Defina metas

Para se obter resultados cada vez melhores, é fundamental saber o que se busca. O estabelecimento de metas e objetivos claros e consistentes, que devem ser comunicados de forma direta à sua equipe, faz toda a diferença na relação dos colaboradores com o trabalho.

Trabalhar com um objetivo bem definido é essencial para aumentar a produtividade e permite também que os resultados sejam melhor avaliados.

2. Ofereça treinamentos

Investir na capacitação da sua equipe é uma das estratégias mais eficazes para aumentar os resultados da empresa. Além de garantir que sua equipe esteja mais preparada para realizar o trabalho, através de conhecimento especializado e direcionado às suas atividades, você valoriza o colaborador, oferecendo meios para que eles se tornem profissionais cada vez melhores.

Lembre-se que um profissional que se sente valorizado e reconhecido dentro da empresa tende a ser muito mais produtivo e engajado.

3. Valorize o diálogo

A gestão de qualidade se baseia em uma equipe envolvida e engajada de colaboradores. Nesse cenário, o diálogo é fundamental. Adote uma política de conversar bastante com a sua equipe, apresentando os seus planos, objetivos e expectativas e, sobretudo, mostrando-se sempre disposto a escutá-los.

Muitas vezes os colaboradores que fazem parte da rotina intensa de trabalho prático da organização têm excelentes pontos de vista e inputs criativos que podem ser fundamentais para a gestão. Portanto, fale e escute sempre.

4. Divida responsabilidades

Demonstre confiança em seu time e saiba delegar tarefas e dividir responsabilidades. Um líder que envolve o seu time em todos os processos e que permite que cada um trabalhe oferecendo o melhor em busca de resultados, certamente chega mais longe.

Essa é, na verdade, uma das principais características que diferenciam um líder de um chefe. A liderança tem a ver com conhecer o time, e saber explorar as melhores características de cada um.

Então, por exemplo, se você tem um bom time de vendas, é muito mais eficiente discutir com ele caminhos para melhorar os resultados, solicitando que cada um traga soluções e novas ideias, do que simplesmente “dar uma ordem”, exigindo o aumento do número de vendas.

Ao perceberem a sua importância e responsabilidade dentro da organização, os colaboradores tendem a ficar mais motivados e envolvidos no trabalho.

5. Reconheça o desempenho

Uma prática simples e muito importante para o alcance de melhores resultados é a valorização das conquistas. Muitas vezes, na rotina intensa de trabalho, acabamos deixando passar em branco momentos importantes, quando a equipe se destacou e conseguiu bons índices.

Lembre-se de não transformar as vitórias de seu time em rotina. Quando uma meta for alcançada, comemore. Pode ser um almoço com a equipe, um happy-hour no fim da semana, ou mesmo uma mensagem para todos os colaboradores. O importante é que todos se sintam reconhecidos pelo esforço.

6. Observe as falhas

Conhecer as falhas mais recorrentes de uma equipe é uma ótima forma de garantir que elas não se repitam. Observe e conheça o seu time, e procure encontrar quais são os pontos mais críticos da atuação de cada um e do time como um todo.

A partir dessas informações, fortalecendo a cultura do diálogo, converse com o seu time e mostre como as falhas podem ser evitadas e corrigidas e incentive sempre um comportamento diferente, pela busca de melhores resultados.

Para crescer, é preciso adotar algumas estratégias de otimização dos processos e da produtividade do seu time. Agora que você já conhece as principais dicas para aumentar os resultados da equipe, coloque as mudanças em prática e perceba as mudanças positivas na rotina da empresa.

Não deixe de compartilhar conosco a sua experiência, contando aqui quais são as estratégias que mais funcionaram, ou não, na sua equipe.

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