Skip to main content

Blog

8 princípios da gestão da qualidade que deveriam ser considerados diariamente

Uma boa gestão é a base para o sucesso de qualquer empresa. Pensando nisso, a ISO 9001 estabelece 8 princípios da gestão da qualidade, com 8 passos para sua implantação em qualquer negócio. Quer saber quais são e como eles podem ajudar na administração de uma empresa? Continue lendo!

1. Foco no cliente

O primeiro princípio diz respeito ao cliente e ao atendimento das suas necessidades. Mais do que entregar o que é esperado, as organizações devem trabalhar para superar as expectativas do consumidor.

Isso significa criar canais de relacionamento que tornem a comunicação fácil e ir além do que se espera em todos os aspectos dessa relação, como entrega, qualidade, atendimento, etc.

2. Liderança

Os líderes são os guias da organização. Eles estabelecem os propósitos e os objetivos que devem ser alcançados para, então, envolver seus liderados no alcance dessas metas. Um bom líder deve servir de exemplo e ser um gestor de pessoas, sempre atento ao que acontece à sua volta.

Ele deve construir um relacionamento de confiança com seu time, moldando e fazendo com que todos no ambiente de trabalho sintam-se motivados a buscar os objetivos da organização.

3. Envolvimento das pessoas

As pessoas são o maior bem da organização e é por meio delas, do desenvolvimento pessoal de cada um e do envolvimento nos problemas e questões da empresa, que ela irá crescer e conquistar bons resultados.

Ou seja, qualquer ação de gestão deve envolver não somente os líderes, mas também os liderados, por meio de treinamento e participação na resolução de problemas e aplicação de melhorias.

4. Abordagem de processo

As atividades da empresa devem ser geridas como um processo em busca de resultados. Um processo funciona da seguinte forma: existe uma entrada, em seguida a aplicação de recursos e, então, a saída de um produto, que será o resultado do processo.

Trabalhando dessa maneira, é possível a rápida identificação dos desvios, caso ocorram, e objetividade no estabelecimento das metas.

5. Abordagem sistêmica da gestão

Sabemos que, assim como as atividades interagem entre si, gerando processos, estes também interagem, gerando sistemas. Portanto, os processos deverão ser tratados como parte de um todo, considerando-se todos os seus aspectos que serão responsáveis pela eficiência da organização.

6. Melhoria contínua

Uma organização deve estar sempre em busca de otimizar e melhorar seus processos, sempre pensando na satisfação do cliente. Em outras palavras, isso significa querer ser hoje melhor do que foi ontem, e querer ser amanhã melhor do que foi hoje.

7. Abordagem factual para a tomada de decisão

Grandes decisões não podem ser tomadas impulsivamente, mas baseadas em fatos e informações confiáveis, gerando segurança e levando a uma melhor compreensão do desempenho do processo.

8. Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores

Empresa e fornecedor precisam estar alinhados e possuir uma relação consistente, garantindo, assim, a confiabilidade do produto final para o consumidor. Para isso, a organização deve estabelecer quais são os seus fornecedores principais, firmando com eles um comprometimento de ambas as partes em se beneficiarem mutuamente.

Para que os princípios da gestão da qualidade funcionem, é preciso que sejam praticados diariamente e que toda a equipe da organização, dos líderes aos liderados, tenha consciência da sua importância para o sucesso da empresa.

Curtiu este post? Deixe um comentário para nós aqui abaixo e leia também nosso artigo sobre planejamento estratégico, tático e operacional e melhore ainda mais a gestão dentro da sua empresa!

Veja também:

CTA Blog

Deixe seu comentário