Skip to main content

Blog

A conexão do Business Intelligence e a previsibilidade nos negócios

Gestão Empresarial 08.11.2016 5 minutos de leitura Voltar

Um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas é a necessidade de se manter competitivas em uma realidade marcada pela mudança constante. Para vencer esse desafio, existem dois segredos.

O primeiro é a flexibilidade, a capacidade de se adaptar. Mas somente isso não basta. É preciso também conseguir prever quais serão os movimentos do mercado. Não se trata de vidência, mágica ou sorte; a ferramenta que possibilita essa previsibilidade é o Business Intelligence. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto!

O que é Business Intelligence?

Apesar de chamar o Business Intelligence de “ferramenta”, na realidade ele é um conjunto de ferramentas. Trata-se de todo um sistema elaborado para permitir a coleta, armazenamento, processamento e análise de dados sobre o mercado — ou seja, sobre clientes, concorrentes, fornecedores.

A tecnologia e os softwares de gestão são muito importantes para o Business Intelligence. Alguns exemplos são o ERP, o CRM e ferramentas de Web Analytics (aquelas usadas no mundo do Marketing Digital para monitorar o desempenho online da sua empresa). Pesquisas de mercado também são uma forma mais direta de coletar informações para Business Intelligence.

Como usar o BI para melhorar a tomada de decisões?

O Business Intelligence permite reunir todos os dados que já estão disponíveis (ou coletar outros dados) e transformá-los em informação relevante para a gestão empresarial. Como o nome sugere, com essas informações, a gestão fica mais inteligente. Veja três exemplos de como essa inteligência está associada à previsibilidade nos negócios.

Identificar mudanças no comportamento do consumidor

Há alguns anos, muitos consumidores faziam suas compras com cheques. Hoje, embora essa opção ainda esteja disponível, ela quase não é usada; a preferência é pelo cartão de crédito.

Esse é um exemplo simples de como o comportamento do consumidor muda ao longo do tempo. Se uma empresa não percebesse essa mudança, e optasse por não aceitar cartões de crédito, ela perderia muitos clientes.

Ao identificar as mudanças no comportamento do consumidor, a empresa pode fazer os ajustes necessários para se adaptar melhor e mais rápido às novas necessidades, demandas e preferências dos seus clientes.

Identificar tendências de consumo

O caso da empresa Kodak tornou-se um exemplo muito bom da falha em Business Intelligence. A empresa, que era líder no ramo de fotografia com seus filmes fotográficos de primeira qualidade, foi pioneira em criar uma máquina digital.

Porém, a Kodak interpretou mal o mercado, achou que não haveria adesão dos consumidores a essa nova tecnologia, e acabou enterrando a invenção. Como resultado, foi ultrapassada pelos concorrentes e atualmente perdeu território para marcas como Canon, Nikon, entre outras.

Quando o BI é praticado corretamente, esse tipo de erro nas tomadas de decisão pode ser evitado. A empresa consegue identificar possíveis tendências, até de outros mercados, e investir em inovações que irão mantê-la na vanguarda.

Observar as melhores práticas da concorrência

O Benchmarking é uma forma de avaliar o que a concorrência faz e incorporar as práticas que podem trazer bons resultados.

Combinando o Benchmarking com o Business Intelligence, é possível alcançar uma visão abrangente da dinâmica da concorrência e selecionar as melhores práticas de cada empresa para aplicar internamente, em busca de melhoria constante.

É claro que o oposto também é válido. Com Benchmarking e Business Intelligence, é possível identificar os erros que seus concorrentes cometeram e, assim, evitar armadilhas. Para os gestores, ter essa referência é uma maneira de reduzir os riscos na tomada de decisões.

Além disso, com a maior assertividade, é possível também reduzir custos. Veja um exemplo:

Ao reconhecer uma prática de marketing que traz bons resultados para outras empresas, é possível buscar algo na mesma linha. Você sabe, graças à referência dos cases dos concorrentes, que o retorno também será positivo.

Dessa maneira, praticando Business Intelligence não é preciso conduzir inúmeros testes para “reinventar a roda” do marketing. Você pode reduzir custos e focar sua estratégia de marketing em menos ações, com mais resultados.

Já que estamos falando sobre reduzir custos, que tal conferir nosso e-book sobre esse tema? Aproveite e baixe agora nosso Guia Definitivo para reduzir custos e aumentar a lucratividade na sua empresa.

cta-blog-2

Tags >

Deixe seu comentário