A conexão do Business Intelligence e a previsibilidade nos negócios
Um dos grandes desafios enfrentados pelas empresas é a necessidade de se manter competitivas em uma realidade marcada pela mudança constante. Para vencer esse desafio, existem dois segredos.
O primeiro é a flexibilidade, a capacidade de se adaptar. Mas somente isso não basta. É preciso também conseguir prever quais serão os movimentos do mercado. Não se trata de vidência, mágica ou sorte; a ferramenta que possibilita essa previsibilidade é o Business Intelligence. Continue lendo e entenda mais sobre o assunto!
O que é Business Intelligence?
Apesar de chamar o Business Intelligence de “ferramenta”, na realidade ele é um conjunto de ferramentas. Trata-se de todo um sistema elaborado para permitir a coleta, armazenamento, processamento e análise de dados sobre o mercado — ou seja, sobre clientes, concorrentes, fornecedores.
A tecnologia e os softwares de gestão são muito importantes para o Business Intelligence. Alguns exemplos são o ERP, o CRM e ferramentas de Web Analytics (aquelas usadas no mundo do Marketing Digital para monitorar o desempenho online da sua empresa). Pesquisas de mercado também são uma forma mais direta de coletar informações para Business Intelligence.
Como usar o BI para melhorar a tomada de decisões?
O Business Intelligence permite reunir todos os dados que já estão disponíveis (ou coletar outros dados) e transformá-los em informação relevante para a gestão empresarial. Como o nome sugere, com essas informações, a gestão fica mais inteligente. Veja três exemplos de como essa inteligência está associada à previsibilidade nos negócios.
Identificar mudanças no comportamento do consumidor
Há alguns anos, muitos consumidores faziam suas compras com cheques. Hoje, embora essa opção ainda esteja disponível, ela quase não é usada; a preferência é pelo cartão de crédito.
Esse é um exemplo simples de como o comportamento do consumidor muda ao longo do tempo. Se uma empresa não percebesse essa mudança, e optasse por não aceitar cartões de crédito, ela perderia muitos clientes.
Ao identificar as mudanças no comportamento do consumidor, a empresa pode fazer os ajustes necessários para se adaptar melhor e mais rápido às novas necessidades, demandas e preferências dos seus clientes.
Identificar tendências de consumo
O caso da empresa Kodak tornou-se um exemplo muito bom da falha em Business Intelligence. A empresa, que era líder no ramo de fotografia com seus filmes fotográficos de primeira qualidade, foi pioneira em criar uma máquina digital.
Porém, a Kodak interpretou mal o mercado, achou que não haveria adesão dos consumidores a essa nova tecnologia, e acabou enterrando a invenção. Como resultado, foi ultrapassada pelos concorrentes e atualmente perdeu território para marcas como Canon, Nikon, entre outras.
Quando o BI é praticado corretamente, esse tipo de erro nas tomadas de decisão pode ser evitado. A empresa consegue identificar possíveis tendências, até de outros mercados, e investir em inovações que irão mantê-la na vanguarda.
Observar as melhores práticas da concorrência
O Benchmarking é uma forma de avaliar o que a concorrência faz e incorporar as práticas que podem trazer bons resultados.
Combinando o Benchmarking com o Business Intelligence, é possível alcançar uma visão abrangente da dinâmica da concorrência e selecionar as melhores práticas de cada empresa para aplicar internamente, em busca de melhoria constante.
É claro que o oposto também é válido. Com Benchmarking e Business Intelligence, é possível identificar os erros que seus concorrentes cometeram e, assim, evitar armadilhas. Para os gestores, ter essa referência é uma maneira de reduzir os riscos na tomada de decisões.
Além disso, com a maior assertividade, é possível também reduzir custos. Veja um exemplo:
Ao reconhecer uma prática de marketing que traz bons resultados para outras empresas, é possível buscar algo na mesma linha. Você sabe, graças à referência dos cases dos concorrentes, que o retorno também será positivo.
Dessa maneira, praticando Business Intelligence não é preciso conduzir inúmeros testes para “reinventar a roda” do marketing. Você pode reduzir custos e focar sua estratégia de marketing em menos ações, com mais resultados.
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