Skip to main content

Blog

Saiba como estruturar uma ação estratégica com representantes

Gestão Industrial 03.04.2019 5 minutos de leitura Voltar

Se formos fazer uma analogia para entender a importância de desenvolver uma ação estratégica com representantes, podemos pensar em antenas de retransmissão. Como sabemos, conseguimos falar ao celular ou assistir televisão graças ao sinal enviado aos satélites. Entretanto, a qualidade e o alcance dependem das antenas de retransmissão. Mais próximas, elas garantem a qualidade desses sinais.

Assim são os representantes. Inevitavelmente, toda indústria poderia alcançar muitos clientes trabalhando com foco direto em seu público. Mas isso demandaria mais investimentos e mais esforços, que são poupados graças a esses replicadores do seu trabalho. A importância de uma ação estratégica com representantes reside no fato de que são eles que aproximam a sua indústria dos seus clientes.

Reconhecendo a relevância desses parceiros estratégicos, vamos conferir alguns pontos do relacionamento entre indústria e representantes que podem ser qualificados para que esses dois elos da cadeia de suprimentos possam colher resultados ainda mais interessantes para os seus negócios.

Ação estratégica com representantes: a importância do contato direto

Se a sua empresa quer ver efetiva uma ação estratégica com representantes, é essencial que eles compreendam o que a sua empresa oferece. Para isso, eles precisam ser munidos de informações importantes que a sua indústria julga relevantes para o repasse correto das características dos seus produtos. A qualificação dos profissionais que atuam nesse trabalho, portanto, é fundamental.

Cabe ao seu negócio, então, oferecer capacitação, materiais informativos e toda assistência para melhorar o entendimento dos seus diferenciais. Lembre-se que um trabalho de vendas eficaz vai muito além de técnicas e padrões de atendimento: ele exige argumentação, conhecimento das características do produto e segurança no repasse dessas informações.

A qualificação das equipes é um dos itens de uma boa ação estratégica com representantes. Trata-se, sem dúvidas, de uma maneira eficaz de estreitamento do relacionamento. Até porque a capacitação e a integração são requisitos para mais vendas, o que vai beneficiá-lo, além de auxiliar, como consequência, nos próprios resultados da sua indústria.

E nesse esforço de aproximação e suporte de conhecimento, a implantação de um canal direto e fácil de contato para esclarecer dúvidas e fazer pedidos pode ser um grande trunfo para aproximar ainda mais indústria e representante. Isso vai impactar também na aproximação do cliente com a sua marca por intermédio do seu revendedor.

Para além dessa instância de diálogo e capacitação, a disponibilização de um catálogo atualizado de produtos também é fundamental. É importante que o representante tenha acesso ao que de fato pode ser oferecido ao cliente com as características técnicas atualizadas. Assim, a argumentação para a venda fica mais fiel e o repasse de informações aos clientes se torna mais exato.

Software para profissionalizar a proximidade de indústria e representantes

Se a ação estratégica com representantes serve, sobretudo, para aumentar as vendas, é claro que uma solução voltada para este objetivo em um software de gestão empresarial pode ser de grande ajuda. Além de integrar setores, processos e controles de pré-vendas, metas, orçamentos e pedidos, a solução é a ideal para um bom  relacionamento com representantes.

Ela ainda se destaca por cuidar do despacho, logística de entrega e distribuição e faturamento da indústria, o que agiliza os processos para o cliente final, garantindo a satisfação dele e da revenda e beneficiando a todos os envolvidos, inclusive (e principalmente) sob o ponto de vista financeiro.

Por meio de uma solução como essa, o revendedor tem às mãos o que ele precisa para fechar uma boa venda. Ao mesmo tempo, a sua indústria pode fazer o acompanhamento de todas as etapas e organizar os processos internos para atender às solicitações com muito mais tranquilidade e controle.

E todas essas facilidades podem ser encontradas na solução de Vendas do ERP Radar Empresarial, desenvolvido pela WK Sistemas e oferecido pela Brasão. Com ele, a sua empresa tem todos os recursos necessários para desenvolver essas etapas e qualificar o relacionamento com os representantes.

Então, para conhecer todas as funcionalidades da nossa solução, acesse nosso site. Se preferir, você pode deixar o seu comentário no espaço abaixo. E para entender como um software ERP é capaz de auxiliar e facilitar essas operações diárias na sua indústria, confira um e-book que desenvolvemos sobre o tema! É só clicar na imagem abaixo e fazer o download gratuitamente.

ERP na indústria

Esperamos que este artigo tenha sido útil para sanar as suas dúvidas. Caso tenha lhe ajudado, compartilhe com os seus colegas e, se precisar, fale com a gente! Estamos sempre à disposição para ajudar você!

Tags >

Deixe seu comentário