Do fornecedor ao cliente: como o atendimento técnico pode beneficiar a sua empresa
Que prestar um bom atendimento é essencial para promover a satisfação do cliente não é novidade. Porém, existem alguns tipos de serviços e produtos que demandam uma parceria ainda maior entre cliente e fornecedor, já que é necessário treinar os profissionais sobre o uso das soluções e oferecer suporte contínuo ao comprador. É aí que um bom atendimento técnico se torna um diferencial, tanto para os resultados do cliente como para os do fornecedor!
Para entender melhor como isso funciona, imagine o caso de uma indústria que acabou de adquirir uma nova máquina para otimizar a sua produção de calçados. Como se trata de um equipamento novo, os funcionários da fábrica ainda tem muitas dúvidas e dificuldades ao utilizá-lo. Dessa forma, o contato com o fornecedor é essencial para que a empresa consiga utilizar o produto que comprou com segurança e eficiência.
Agora, imagine que essa indústria entrou em contato com o fabricante da máquina para conseguir algum suporte e descobriu que ele não presta atendimento técnico após a venda. Dessa forma, a fábrica não tem condições de operar o novo equipamento e, com isso, a relação entre as duas partes começa a estremecer. Com isso, é muito provável que esse fornecedor seja descartado da lista de opções no caso de uma nova compra no futuro.
Se o contrário ocorresse, no entanto, é certo que a parceria seria fortalecida. Um bom atendimento técnico possibilitaria que a fábrica começasse logo a produção com o novo equipamento, aumentando a produtividade e a qualidade das mercadorias. Já o fornecedor conquistaria a confiança do cliente, o que é essencial para fidelizá-lo e, além disso, incentivá-lo a indicar os produtos para outras pessoas.
Dessa forma, o atendimento técnico se mostra fundamental para ambas as partes! E isso também se repete quando falamos sobre o processo de implantação dos ERPs, os sistemas de gestão integrada utilizados por empresas de diversos segmentos. Como veremos agora, um bom suporte técnico garante resultados positivos para qualquer negócio, seja como cliente, seja como fornecedor.
A importância do atendimento técnico quando se é cliente
Assim como a fábrica do exemplo anterior precisou de suporte técnico para utilizar a nova máquina, as empresas que adquirem um ERP também necessitam de atendimento adequado para começar a operar com esse sistema. Nesse sentido, mesmo que uma equipe interna ou ainda uma terceirizada faça a implantação, o ideal é contar com o suporte do fornecedor do produto.
Isso porque um sistema de gestão integrada muda a rotina e a forma como as pessoas trabalham. Se os profissionais nunca atuaram com um ERP, possivelmente precisarão de capacitação para entender como esse sistema funciona e quais benefícios ele pode trazer. E caso já tenham atuado com outro modelo de sistema, necessitarão de um tempo para se adaptar à nova solução.
É justamente nesse sentido que o suporte técnico prestado pelo fornecedor à empresa que adquire um ERP é importante. Deve haver uma relação de parceria entre as duas partes, de maneira que o desenvolvedor do software entenda as necessidades do negócio contratante e atue para atendê-las.
Um exemplo disso são os treinamentos realizados para capacitar os colaboradores sobre como utilizar o ERP, além do atendimento rápido e qualificado, por meio de canais de comunicação eficientes, sempre que uma dúvida surgir em relação à implantação ou às funcionalidades do sistema após o início das operações.
Dessa forma, as duas partes saem ganhando: o cliente tem o apoio necessário para aproveitar todas as funções da solução e alcançar mais produtividade e qualidade em suas operações, enquanto o fornecedor conquista a confiança do contratante, o que é fundamental para que o empreendimento possa crescer e conquistar novos clientes.
Como o ERP facilita o atendimento técnico aos clientes
Se por um lado um bom atendimento técnico ajuda o cliente a se adaptar ao novo sistema ERP, por outro, quem adquire esse sistema também tem mais facilidade e assertividade ao prestar um bom suporte aos seus próprios clientes.
Com um software como esse, a empresa consegue reunir informações sobre todos os setores em um mesmo local, de forma organizada, controlada e confiável. Dessa forma, ganha mais agilidade para atender aos seus consumidores de forma rápida e eficiente.
Imagine, por exemplo, o caso de uma indústria de equipamentos que recebe e envia vários pedidos por dia. Ao observar o chamado de um cliente para tirar uma dúvida ou resolver um problema, é essencial que ela tenha todos os dados sobre a entrega feita a esse cliente. E é aí que surgem os benefícios do ERP no atendimento técnico!
Com ele, é possível encontrar essas informações com poucos cliques e, assim, oferecer uma resposta ágil e de qualidade para o comprador. O mesmo ocorre nos setores de comércio e serviços: com os dados atualizados em tempo real e disponíveis em qualquer computador com acesso ao ERP, o atendimento técnico se torna muito mais eficiente!
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