Blog

Conheça soluções para aumentar o lucro na indústria plástica

Gestão Industrial 28.05.2020 5 minutos de leitura Voltar
Aumentar o lucro na indústria plástica

Por mais que exista um ativismo internacional para reduzir o uso de plástico no mundo, não há nada que indique que o setor vá enfrentar uma crise em um futuro breve. Ao contrário: justamente o movimento por uma lógica mais sustentável na aplicação desse material nos produtos pode trazer soluções para aumentar o lucro na indústria plástica.

Mas, claro, é preciso fazer isso conhecendo a realidade do setor, sabendo onde exatamente estão as oportunidades e como aproveitar isso da melhor forma possível, utilizando as ferramentas corretas. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Siga com a gente!

Para onde vai a indústria plástica daqui por diante?

Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Plástico, o setor é majoritariamente produtor de commodities, com 70% das empresas comercializando materiais como sacarias industriais, sacolas de supermercado e frascos no geral. Os 30% restantes do segmento fabricam materiais diferenciados, como filmes técnicos para alimentos, filmes FFS, não tecidos e frascos multicamadas.

Com o novo padrão de comportamento dos consumidores, o desafio agora é agregar valor aos produtos. Usando a tecnologia e a expertise acumuladas, as indústrias do setor podem transformá-lo cada vez menos em um resíduo e mais em uma matéria-prima valiosa, totalmente integrada aos canais de produção, como já acontece com os metais, vidros e papelão.

Ao menos essa é a visão que a federação europeia PlasticsEurope tem sobre as necessidades e as oportunidades do segmento. Quer dizer, é preciso que essa indústria se mostre necessária, conectada com as demandas da atualidade e preparada para produzir insumos que atendam a esses desafios.

Na Europa, como no restante do mundo, a média de consumo de plástico chega a 40 kg por habitante em um ano. Aqui no Brasil esse número é de 35 kg. Ou seja: há um mercado em potencial, especialmente considerando a possibilidade de criação de novos polímeros aplicáveis nos setores.

Tecnologia para aumentar o lucro na indústria plástica

Com essas informações, sabemos que há mercado para o consumo de plástico e que há demanda, mesmo diante de debates sobre questões ambientais. Sendo assim, como aproveitar essas oportunidades? Qual o caminho a seguir?

Bom, seja para aumentar a produção de maneira sustentável, seja para investir em novos processos fabris, seja para começar a fabricar novas linhas de produtos focados em atender um novo padrão de consumo, qualquer empresa vai precisar expandir o lucro na indústria plástica. Sem um lucro maior, fica inviável fazer investimentos e preencher essas lacunas de mercado.

Aumentar o lucro depende, essencialmente, da ampliação da carteira de clientes. Porém, outra maneira de fazer isso é tornando seus processos mais otimizados. Afinal, ter mais clientes também significa gastar mais e o seu lucro não poderá ser razoavelmente substancial se, em algum momento, não existir um investimento planejado em eficiência fabril.

Por isso a tecnologia é tão importante. É por meio dela que a sua empresa tem a capacidade de controlar custos com a integração dos setores, a precisão do controle de estoque, o acompanhamento da produtividade e a redução de retrabalhos, refugos e perda de produtos para o controle de qualidade.

Com a integração de toda a empresa, os diferentes setores podem atuar em harmonia no sentido de garantir mais agilidade em todas as etapas de fabricação. Com isso, os ganhos podem ser melhores e os custos com o aumento da base de clientes pode ser neutralizado, criando condições financeiras para os investimentos necessários em busca da ampliação da oferta de produtos e da conquista de uma maior fatia de mercado.

A melhor tecnologia para aproveitar as oportunidades

São várias as tecnologias que uma empresa do setor precisa para estar plenamente preparada a esses novos desafios. Entretanto, tudo começa com um bom ERP. O caminho é o seguinte: investe-se em um bom software de gestão, específico para aumentar o lucro na indústria plástica, o que qualifica a performance, resultando em um ganho maior e um caixa mais robusto.

Com esse caixa, é possível investir em novas linhas de produção, com novos produtos, ou na expansão de determinadas frentes que, apesar de serem considerados commodities, têm uma demanda a ser explorada, como já vimos.

Para conquistar novos mercados, buscar um diferencial no meio de concorrentes atuando com o mesmo foco, melhorar os ganhos, crescer em qualidade e qualificar o uso da tecnologia, invista em soluções que sejam específicas para as necessidades do setor plástico. Contar com um ERP com funções desenhadas especificamentes para empresas dessa área faz toda a diferença.

A Brasão oferece o Radar Empresarial, um ERP personalizável, completo e feito para facilitar a busca de oportunidades e inovações que permitam aumentar o lucro na indústria plástica. Quer saber como? Entre em contato conosco e saiba mais! Nosso time está a postos para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas. Se preferir, deixe o seu comentário no espaço abaixo.

ERP para indústria

Deixe seu comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.