Skip to main content

Blog

Conheça os benefícios de automatizar a linha de produção metalmecânica

Gestão Industrial 02.07.2020 5 minutos de leitura Voltar
Automatizar a linha de produção

Trocar um processo manual por um automático, em qualquer atividade, aumenta significativamente o seu desempenho global. Por esse motivo, automatizar a linha de produção dentro de uma indústria metalmecânica se torna uma necessidade ao considerarmos o atual cenário do setor: altamente competitivo e tecnológico, com transformações ocorrendo da gestão ao chão de fábrica diariamente.

São tantas mudanças acontecendo ao longo dos últimos anos que muitos especialistas consideram o momento uma nova revolução industrial. O resultado de tudo isso ganhou até um nome: Indústria 4.0! Ela absorve as diversas tecnologias que estão disponíveis no mercado, como esteiras, robôs e sistemas de gestão, para dar mais agilidade aos processos e reduzir custos.

No texto de hoje, vamos fazer um apanhado geral de como deixar a linha de produção mais eficiente, listando algumas ações e ferramentas que podem ser usadas na automatização. E também vamos elencar os benefícios que a indústria metalmecânica pode alcançar ao automatizar a linha de produção.

Como deixar a linha de produção mais eficiente

Como falamos, automatizar permite que as linhas de produção cresçam de forma significativa. Então, separamos aqui três ações que devem ser adotadas por uma indústria metalmecânica para que a sua produtividade aumente. Isso, consequentemente, fará a rentabilidade crescer e manterá a sustentabilidade do negócio. Confira:

1 – Colete e analise os dados da indústria

Para tomar decisões assertivas é essencial coletar e analisar dados. A melhor ferramenta para fazer essa tarefa são os softwares de gestão empresarial, como os ERPs, que conseguem reunir todas as informações da indústria em um só lugar e apresentar um panorama geral da situação do negócio. Além disso, eles servem para trazer mais agilidade aos processos de produção executados.

2 – Tenha máquinas e equipamentos de qualidade

A automatização passa pela qualidade das máquinas, que devem estar sempre atualizadas e atender às demandas da indústria. Equipamentos obsoletos atrasam processos com possíveis falhas e geram perdas de matéria-prima e tempo, reduzindo o valor da indústria diante da concorrência. A automação e o uso de sensores nas máquinas, por exemplo, permitem que elas sejam integradas, garantindo a continuidade e precisão dos processos.

3 – Utilize robôs industriais sempre que possível

Com a utilização de robôs, é possível eliminar tarefas repetitivas e exaustivas que são feitas na indústria, liberando os profissionais para exercer funções que exigem mais conhecimento estratégico e menos trabalho braçal. Além disso, é uma ótima forma de reduzir os custos da indústria e ampliar a capacidade produtiva.

Benefícios de automatizar a linha de produção

Entendido quais ações podem ajudar a automatizar a linha de produção, é a hora de vermos o que a indústria metalmecânica ganha com toda essa transformação de seus processos. Veja agora os benefícios trazidos pela automatização:

  • Aumento da produtividade: a automação aplicada às máquinas permite o alcance de ciclos de produção mais velozes com maior eficiência e repetibilidade, alcançando o máximo de precisão na execução de um trabalho, o que uma pessoa não consegue alcançar.
  • Redução de custos: com o uso de sistemas de automação, o número de funcionários necessários para operar as máquinas é reduzido, o que gera economia com a folha de pagamento. Além disso, como tem um aumento da produtividade, mesmo que haja um investimento inicial com a implantação dos sistemas, o retorno é mais rápido. Junto a isso, também há questões como economia de energia elétrica (máquinas modernas são concebidas assim) e diminuição de resíduos.
  • Melhoria da qualidade: quando uma indústria automatiza a produção, ela elimina os problemas de controle de qualidade envolvidos com o erro humano, pois todos os processos são cuidadosamente regulados e controlados diretamente nos equipamentos, de modo que a qualidade do produto final seja mais consistente. O resultado é a diminuição ou mesmo a eliminação de erros de processo e, consequentemente, o aumento da qualidade.
  • Vantagem competitiva: sem inovar é praticamente impossível se manter de forma sustentável no mercado. E a automação é uma maneira de ficar em sintonia com as novidades e competir de igual para o igual com os concorrentes. Automatizar a linha de produção possibilita que a indústria metalmecânica permaneça firme diante de turbulências econômicas e ameaças externas.

Essas são as principais vantagens que você encontra quando parte para a automatização da linha de produção. Mas, claro, é sempre importante contar com parceiros estratégicos nesse processo, para que tudo saia da modo correto e não coloque em risco a credibilidade do seu negócio.

Conte com a Brasão para automatizar a linha de produção da sua indústria

Para a automatização da linha de produção da indústria metalmecânica ocorrer da maneira certa é preciso escolher uma ferramenta que atenda às necessidades do negócio de modo integral. Uma das soluções mais completas do mercado para isso é o ERP Radar Empresarial, que oferecemos aqui na Brasão Sistemas.

O nosso ERP garante uma gestão inteligente e funcional, que permite gerenciar e integrar operações desde a área de vendas e produção até a controladoria, seja qual for o porte da sua indústria. O software foi projetado para gerar segurança e automatizar processos, maximizar resultados e minimizar riscos, sendo essencial para quem busca excelência na gestão fabril.

Para saber mais sobre o ERP Radar Empresarial, entre em contato com a nossa equipe ou acesse nosso site. Estamos sempre a postos para atendê-lo e para tirar suas dúvidas. Se preferir, deixe seu comentário no espaço abaixo.

ERP na indústria

Deixe seu comentário