Blog

Business Intelligence: uma ferramenta para alavancar a sua empresa

Business Intelligence 03.12.2020 5 minutos de leitura Voltar
Business Intelligence

Em tradução livre, Business Intelligence (BI) significa inteligência de negócios. Duas palavras fundamentais para o sucesso de qualquer empresa, independentemente do segmento. Seu conceito foi criado na década de 1990 pelo Gartner Group e, desde então, vem atuando como um facilitador nas tomadas de decisões dentro das empresas.

Mas o que exatamente é o BI? Bom, ele pode ser definido como um conjunto de técnicas e ferramentas que utiliza a análise de dados para gerar informações qualificadas e melhorar o processo decisório nas organizações. E, claro, para isso sua base é um sistema elaborado para permitir a coleta, armazenamento, processamento e análise de dados internos e externos, ou seja, da sua empresa e também do mercado (clientes, concorrentes e fornecedores).

Em outras palavras, podemos dizer que o BI é uma forma de proporcionar a gestores e empresários um conhecimento mais amplo sobre a realidade do negócio e do mercado. E conhecimento, como sabemos, é o gatilho para criar um ambiente mais proativo e dinâmico.

E na prática, como o Business Intelligence funciona?

Os dados, que podem ser de desempenho ou da estrutura do negócio, são coletados das mais diversas áreas da empresa, desde RH e marketing até financeiro, produção e comercial. Tudo é armazenado, processado e transformado em indicadores que são apresentados às pessoas certas por meio de relatórios ou painéis, também conhecidos como dashboards.

A partir daí podem ser retirados insights para ações, panoramas do negócio ou, até mesmo, projeções de possíveis cenários. Com isso, os gestores podem tomar decisões inteligentes, com base em fatos realmente precisos, não em suposições. Eles vão visualizar as informações e, em um período de tempo muito mais curto, decidir o que fazer.

Com sistemas baseados no BI, aquele processo de localizar os dados, cruzá-los e interpretá-los manualmente deixa de existir. Agora, todas as informações são condensadas em um único lugar e ganham uma forma inteligível e de fácil interpretação. Isso reduz o trabalho de maneira considerável, deixando tudo o que é necessário praticamente à distância de um clique e muito mais seguro.

Não utilizar as facilidades proporcionadas pelo BI significa que você está desperdiçando um enorme volume de informações que a sua empresa já oferece. Está tudo aí, à disposição, basta saber o que fazer com esse material.

Business Intelligence

Como o Business Intelligence lida com o aumento dos dados

Desde que foi criado, o papel do BI sempre foi o de trazer uma visão mais aprofundada do comportamento e do consumo dos produtos para as empresas, auxiliando na tomada das decisões. E essa função tende a se ampliar e ganhar cada vez mais importância. Vejamos o exemplo da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que estabelece novas regras para o tratamento dos dados pessoais.

A venda de informação de dados pessoais de consumidores por terceiros ficará cada dia mais restrita até ser eliminada totalmente do mercado. Com isso, cada empresa será responsável pela coleta, tratamento e análise dos dados dos seus consumidores e deverá utilizar inteligência apenas em benefício próprio.

Ao associarmos isso com um cenário de crescimento da geração de informações por diversas fontes e a criação de novas tecnologias, serão exigidos investimentos em profissionais e infraestrutura ou a contratação de empresas especializadas para proverem produtos de Business Intelligence que tragam mais efetividade às marcas.

Olhando para o nosso dia a dia, podemos ver uma atuação eficiente do BI também neste período da pandemia do coronavírus, quando ele passa a exercer um papel consultivo muito importante para diversos setores da economia. Segmentos como turismo, aviação e eventos têm usado suas análises para fazer previsões de cenários, mudanças de comportamento dos consumidores e identificação de opiniões em redes sociais a fim de traçarem planos de recuperação.

Do outro lado, temos segmentos que não sofreram tanto neste período, como comércio eletrônico, produtos de higiene pessoal e limpeza e alimentos não perecíveis. Esses setores usam o BI para entender como podem manter a lucratividade após a pandemia e usar essa curva de aprendizado eficiente para continuar oferecendo a melhor experiência aos seus consumidores.

Por que usar o Business Intelligence na sua empresa?

Diante de tudo o que vimos até aqui, a resposta para essa pergunta fica fácil: porque os benefícios que o BI entrega são variados e atendem todos os tipos de empresa, independentemente do porte ou segmento. Como vimos nos exemplos ao longo do artigo, ele pode ser usado para resolver diversos problemas e atingir variados objetivos. Então, fica claro que essa ferramenta precisa fazer parte das rotinas operacionais do seu negócio se você realmente deseja fortalecer sua empresa de maneira sustentável e garantir sua competitividade.

Para consolidar o nosso argumento, destacamos os principais benefícios de usar o BI no seu negócio. Veja:

1 – Redução de custos

A oportunidade de identificar tendências e tomar decisões corretas leva à redução dos gastos. Esse aspecto também é fortalecido pela melhoria na destinação de recursos. A partir das informações coletadas e processadas, você descobre o que cada área da empresa precisa e de que maneira é possível aperfeiçoá-la, otimizando, assim, a gestão de riscos e a inteligência de negócios.

2 – Melhoria da organização

Um dos aspectos mais complexos do BI é descobrir onde estão os dados, decidir quais são relevantes e quem deve ter acesso a eles. Ao fazer a centralização, o gestor atinge maior precisão e consistência, o que ajuda na tomada de decisão e na análise das informações em tempo real. Da mesma forma, há mais transparência nos processos, enquanto as falhas são expostas. A partir da avaliação de pontos fortes e fracos, é possível elaborar um bom planejamento estratégico, com a definição de soluções viáveis para o negócio.

3 – Fornecimento de informações confiáveis

O BI coleta dados de fontes internas e externas, que ajudam a entender como os consumidores interagem com a sua marca e de que maneira é mais fácil alcançá-los. Essa abordagem considera as mudanças no comportamento dos usuários e na jornada de compras. Dessa forma, o foco é no engajamento de clientes em potencial, o que é necessário para os negócios se destacarem da concorrência. O resultado é a oferta de uma experiência de consumo única, que possibilita a segmentação de acordo com os perfis de usuários e o desenvolvimento de produtos adequados às tendências.

4 – Possibilidade de realizar previsões de crescimento corporativo

Por ser uma ferramenta analítica, o BI auxilia na identificação de tendências e padrões-chaves nos dados, facilitando a conexão entre diferentes áreas da empresa e explicitando os processos realizados em cada uma delas. Isso acaba contribuindo para o reconhecimento de oportunidades e o planejamento de um futuro de sucesso. Essa característica é derivada da melhoria da eficiência e consequente aumento da produtividade.

Conte com a Brasão Sistemas para implementar o BI na sua empresa

Como você sabe, aqui na Brasão Sistemas estamos sempre atentos às novidades. Acompanhamos de perto toda essa movimentação relacionada ao Business Intelligence, tanto que oferecemos uma solução de BI aos nossos usuários. Ela contempla um conjunto de ferramentas que permitem integrar, por meio de dashboards e relatórios personalizados, informações das diversas áreas da empresa, como RH, finanças, estoque, produção e controladoria, otimizando a tomada de decisão.

Que tal aproveitar todos os benefícios dessa tecnologia e potencializar a organização e a análise de dados no seu negócio? Venha conversar com a gente e entender de perto como usar o BI de maneira estratégica para fazer sua empresa ganhar ainda mais competitividade no mercado! Entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo. Nossa equipe dará um retorno em breve!

Business Intelligence