Blog

Como a Gestão de Estoque pode se tornar um diferencial para sua Assistência Técnica

O bom relacionamento entre a indústria e a assistência técnica é fundamental nos dias de hoje, principalmente quando consideramos a implementação da tecnologia para auxiliar nos processos internos das grandes empresas, o que impulsiona um mercado ainda mais competitivo. Nesse sentido, o que se observa é uma gestão cada vez mais qualificada na área de assistência, que, ao contar com o suporte da automação, consegue alocar recursos de maneira estratégica e racional.

Um dos pontos que requerem bastante atenção, em meio a esse cenário, é a gestão de estoques. Os impactos de uma boa administração nessa área podem ser surpreendentes, afetando não somente o campo financeiro do empreendimento, já que influencia diretamente os custos de produção, como também na própria precificação de produtos e serviços. Neste post, demonstraremos como a gestão de estoques pode ser um diferencial para as empresas que atuam na assistência técnica.

Custos controlados

O primeiro diferencial, percebido quase imediatamente ao implementar a gestão de estoques, é o aprimoramento na gestão de custos. Com softwares especializados para a tarefa, o resultado pode ser ainda melhor. Isso porque, ao controlar de forma automatizada os estoques do empreendimento, o gestor poderá comprar todas as matérias-primas e produtos necessários para a sua rotina operacional de maneira mais acurada, o que certamente irá contribuir para uma redução expressiva da depreciação ou amortização e, ainda, da perda de produtos durante a armazenagem (seja pelos prazos de validade, seja pela danificação no depósito).

Demandas atendidas

Outro benefício da gestão de estoques é a possibilidade de atender demandas de maneira precisa, sem se preocupar com a compra em excesso ou escassez de produtos. Vale lembrar que o excesso de cautela durante a compra de estoques também é extremamente prejudicial para o empreendedor, que precisa atender um mercado extremamente mutável e dinâmico. Nesse sentido, os softwares de gestão também apresentam impactos positivos, já que possibilitam a integração entre a assistência técnica e a indústria no que se refere ao requerimento de pedidos.

Precificação competitiva

A longo prazo, o que o empreendedor percebe é que, com a correta gestão de estoques, será possível trabalhar melhor a precificação dos produtos e serviços oferecidos a indústria, o que irá garantir um diferencial competitivo em relação à concorrência. Isso porque, apesar de serem custos necessários para a produtividade de um empreendimento, os estoques também podem ter impacto direto nos preços de comercialização de produtos e serviços, principalmente quando existe um descompasso muito grande entre a demanda e o material estocado. Quanto mais desequilibrada estiver a situação, mais cara será a oferta para manter o negócio nos trilhos.

Gestão inteligente

Por fim, devemos destacar ainda que estamos na era da informação, momento em que até mesmo a utilização do Big Data está sendo amplamente difundida entre as indústrias. Empreendedores bem informados tomam melhores decisões, portanto, comece agora mesmo a implementar uma gestão de estoques efetiva e garanta um diferencial expressivo durante o desenvolvimento das suas atividades.

Não sabe como anda a Gestão de Estoque na sua empresa? Acesse essa ferramenta gratuita de diagnóstico e descubra!

Veja também:

10 Dicas para Controle de Estoque eficiente.

 

Deixe seu comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.