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Veja como definir as metas de venda para o seu negócio

Gestão Empresarial 21.12.2018 5 minutos de leitura Voltar
Como definir as metas de venda

Provavelmente, você já leu aqui no blog sobre diversas atividades que pode fazer para garantir a sustentabilidade da sua empresa. Fazer o planejamento empresarial, o orçamento e a gestão dos documentos são fundamentais para a sobrevivência do negócio, mas nada supera a importância de vender os produtos ou serviços que levam a sua marca. Afinal, é daí que vem o dinheiro para manter as portas abertas. Por isso, hoje, vamos mostrar como definir as metas de venda do seu empreendimento para que ele prospere cada dia mais.

Porém, antes de partimos para as nossas dicas, vamos relembrar que a meta é a definição do caminho, tempo e meios que serão empregados para alcançar um objetivo, que é, de fato, onde se deseja chegar. E quando falamos em metas de vendas, temos sempre que pensar que elas devem ser compatíveis com as necessidades gerais da empresa. Então 10% no próximo período, as metas de venda precisam acompanhar essa definição.

Com isso entendido, siga com a gente e confira o que você precisa fazer e quais dados ter em mãos para definir as metas de venda para o seu negócio de maneira eficiente.

Avalie o mercado em que sua empresa atua

Conhecer bem o seu mercado de atuação é o primeiro passo para estabelecer metas. Você precisa saber qual o percentual de crescimento do segmento em que você atua e qual é a previsão de expansão para o ano seguinte. Essas informações podem ser encontradas em associações de classe, jornais, internet e até por meio de uma pesquisa própria. Com as informações em mãos, analise qual a fatia de mercado que você detém e quanto sua empresa cresceu nos últimos anos.

Verifique seu índice de vendas

Faça uma análise histórica das vendas da sua empresa. O ideal é verificar, pelo menos, os últimos três anos, assim, você consegue ter uma base mais ampla para comparar os resultados. Não deixe nenhum detalhe de fora. Veja como foram as vendas nas datas comemorativas e em períodos de início e fim das estações do ano (para empresas que produzem e vendem roupas e calçados são períodos bem importantes), quais foram os produtos mais vendidos e quando eles foram comercializados.

Analise sua capacidade de vendas e entrega

Somente defina uma meta ao saber exatamente a capacidade produtiva, de venda e de entrega da sua empresa. Analise, com base no número de funcionários, quanto você pode produzir, vender e entregar com qualidade e cumprindo os prazos combinados. Verifique também quantas vendas são fechadas em relação à quantidade de clientes em potencial. Por exemplo, se quatro clientes entram em sua empresa interessados em seus produtos, verifique quantos fecham o negócio e os motivos pelos quais os outros não fecharam.

Estabeleça quanto você quer crescer

Como dissemos, as metas de venda devem estar ligadas aos objetivos gerais da empresa. Então, se ficar estabelecido que o faturamento deve aumentar 20% durante o próximo ano, você precisará calcular quanto será necessário vender por mês para atingir essa meta. Só lembrando que as vendas também geram custos que influenciam no cálculo do faturamento. Sendo assim, é preciso ficar atento para não achar que somente vender muito resolve o problema. É preciso ter um equilíbrio.

Gestão de custos

Trabalhe com cenários

Depois de reunir as informações sobre o mercado e os indicadores da sua empresa, elabore cenários do que pode vir a acontecer. É interessante sempre trabalhar com três deles: um pessimista, um otimista e um realista. No realista, você pega os dados e faz uma projeção simples, por exemplo: se no último ano, as vendas aumentaram em 15% e sua empresa cresceu 10% com um investimento X, então, você sabe quanto investir e vender para a empresa crescer 10%. Se for otimista, pode estabelecer que vai vender mais e, com isso, crescer mais. Agora, se for pessimista, vai jogar os números um pouco mais para baixo e garantir, ao menos, o retorno mínimo. Como falamos antes, tudo depende de onde sua empresa quer chegar.

Confie em sua equipe de vendas

Nunca se esqueça que os colaboradores são seus maiores parceiros. E que o ideal é que a equipe de vendas esteja junto com você na hora de definir as metas de venda, pois isso mostra que você tem interesse na visão deles sobre a empresa e garante mais engajamento na hora de colocar a mão na massa e sair fechando negócios por aí.

Aproveite a tecnologia para definir as metas de venda da sua empresa

E como não podíamos deixar de falar, contar com um ferramenta que auxilie na gestão das vendas é fundamental para conseguir a maioria das informações que falamos até aqui. Um gerenciamento eficaz da área de vendas é essencial para permitir alta competitividade no mercado e assegurar o alcance dos objetivos e metas traçados pela corporação.

Aqui, destacamos as soluções voltadas para a gestão de vendas do ERP Radar Empresarial. Ele conta com ferramentas para automatizar os processos comerciais envolvendo produtos e serviços desde a inclusão e gestão de orçamentos até a automação do faturamento, passando pela recepção, validação e controle de pedidos, logística de separação e liberação de estoques, gerenciamento das cargas e atendimento às questões fiscais e contábeis.

Que tal conhecer melhor essa solução que segue as melhores práticas do mercado e integra a área de vendas com os demais setores da sua empresa? Entre em contato com a gente e fale com um de nossos especialista. Eles estão a postos para tirar suas dúvidas e apresentar todas as funcionalidades do nosso sistema.

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