Skip to main content

Blog

Como investir nos departamentos da sua empresa?

Gestão Empresarial 30.01.2017 5 minutos de leitura Voltar

Para sua empresa crescer é preciso investir nela. Mas para que esse investimento surta o efeito esperado e apresente resultados para o negócio, é preciso saber investir.

O investimento é feito nos departamentos da empresa que mais precisam, aquele onde se pode aumentar a produtividade ou a qualidade do produto/serviço oferecido ao seu cliente, pode ser bem eficiente.

Continue com a sua leitura e veja como investir nos departamentos da sua empresa de forma que o seu negócio cresça cada vez mais!

Novas contratações

Uma maneira de investir nos departamentos da sua empresa é contratando novos funcionários, tornando os processos mais ágeis devido à quantidade maior de mão de obra.

Porém, contratar um novo funcionário merece muita atenção, pois escolher um currículo entre os tantos que foram apresentados para a mesma vaga pode ser uma tarefa bem difícil.

Empresas de grande porte, por contarem com um setor de recursos humanos bem estruturado, têm vantagem na hora de realizar esse processo seletivo. Mas empresas pequenas, desde que com bastante atenção, também podem fazer boas contratações. Confira algumas dicas:

  • Procure divulgar as vagas disponíveis em sua empresa em mais de um só lugar. Na internet há diversos bancos de currículos, redes sociais e ferramentas para lhe ajudar;
  • Realize o processo seletivo com calma, pois a pressa pode ser uma grande inimiga na hora de contratar um funcionário. Na pressa, você pode acabar escolhendo um candidato que não está preparado, qualificado para vaga ou que não se encaixa com a cultura da empresa;
  • Analise o contratado no período de experiência para ver se ele está se adaptando bem à suas funções e às diretrizes da empresa. Caso essa pessoa contratada não se adapte à empresa, os encargos são muito menores se a empresa dispensá-la ao concluir o período de experiência do que depois a qualquer momento.

Treinamento de funcionários

Outra forma de investir nos departamentos da sua empresa é oferecendo treinamento aos seus funcionários. Principalmente em momentos de crise, essa é uma das medidas mais eficazes quando se deseja investir na empresa, mas sem muito custo.

Ao oferecer treinamentos, capacitações, palestras e coisas do gênero aos seus funcionários, sua empresa poderá obter vários benefícios, como:

  • Aumento da produtividade: ao receber treinamento, os profissionais tem mais facilidade em desenvolver as habilidades necessárias para o cargo ocupado e realizam sua função de forma mais produtiva;
  • Redução de custos: profissionais que são capacitados executam suas tarefas diárias seguindo as técnicas corretas, diminuindo os gastos de material, de tempo e, consequentemente, o retrabalho;
  • Diminuição da rotatividade de funcionários: quando a empresa investe na capacitação de seus funcionários, o número de demissões cai, o que melhora a imagem da empresa e diminui os custos com demissões e novas contratações;
  • Maior competitividade da empresa no mercado: quando a empresa consegue se tornar mais produtiva e ao mesmo tempo diminuir seus custos, ela acaba se tornando mais forte e mais competitiva no mercado.

Qualidade de vida no trabalho

Uma maneira muito eficaz de investir nos departamentos da sua empresa e obter bons resultados com isso é voltando esse investimento para o aumento da qualidade de vida no trabalho.

Afinal, um bom ambiente de trabalho torna os funcionários mais felizes e, consequentemente, mais motivados e produtivos. E a sua empresa só tem a ganhar com isso.

Algumas formas de se investir em qualidade de vida no trabalho é em relação à ergonomia no trabalho, oferecendo feedbacks aos funcionários, promovendo capacitações e programas de incentivo para o pessoal, oferecendo um bom plano de saúde para os colaboradores manterem a saúde em dia e criar outros diferenciais na empresa que deixem seu pessoal feliz em trabalhar com você.

Existem várias formas de investir nos departamentos da sua empresa, basta analisar o momento e a situação do negócio para ver qual a melhor solução. Gostou? Então compartilhe esse post em suas redes sociais!

Deixe seu comentário