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Como otimizar os processos da sua empresa: fluxo de vendas

Como otimizar os processos na sua empresa: fluxo de vendas

Independentemente do ramo do seu negócio e do tamanho que ele tenha, uma certeza existe: o número de vendas que ele gera é um dos dados mais importantes para a sua gestão e até para sua sobrevivência, afinal, o capital para a gestão da empresa vem justamente do que se vende.

Analisar, melhorar os processos e otimizar as vendas, portanto, é fundamental para poder manter seu negócio e conseguir fazê-lo crescer. Neste artigo, vamos te mostrar algumas atitudes que você deve tomar para que seu fluxo de vendas fique cada vez melhor. Confira!

Identifique seu cliente e seus hábitos de consumo

O primeiro passo para vender mais é conhecer bem o seu público-alvo:

  • Quando ele compra?
  • Quanto compra?
  • Onde compra?
  • Por que compra?
  • E o quê compra?

Para isso, faça uma pesquisa de mercado e certifique-se de que seus vendedores têm o cuidado de sempre tentar entender bem o que o cliente está buscando antes de começar a atendê-los efetivamente. Dessa forma, você saberá se o seu produto ou serviço realmente atende às demandas atuais, se o seu preço é competitivo e até se o negócio está no lugar certo — afinal, não adianta vender produtos industriais em um bairro residencial, por exemplo.

Controle seu fluxo de caixa

Porém, vale lembrar que, se você focar apenas em vender e não no processo como um todo, certamente terá uma visão equivocada das suas operações.

Para evitar esse problema, é fundamental controlar seus custos, o que entra no caixa e o que sai dele. Confira nosso guia prático com o que você precisa saber sobre fluxo de caixa para acertar nessa etapa!

Fique de olho nos preços

Quanto menor o preço, maior o volume de vendas. Mas acontece que, mesmo trabalhando o volume, nem sempre essa é a melhor estratégia para alavancar o seu negócio. Isso pode até aumentar suas vendas, mas é fundamental estar atento ao fluxo de caixa para ver se a estratégia não irá impactar negativamente o resultado final do seu negócio.

O preço é apenas um dos fatores de análise na hora de uma compra, por isso é tão importante entender o que o seu público-alvo realmente busca:

  • Preço?
  • Qualidade?
  • Valor agregado?

Analisar a concorrência é igualmente importante para que você possa entender como eles estão trabalhando e traçar suas próprias estratégias para sair na frente.

Não deixe de pedir um feedback

Depois de entender o que o seu cliente quer, ficar de olho no seu fluxo de caixa e estabelecer preços de forma correta, se conseguiu vender, muito bem, mas saiba que o trabalho ainda não acabou.

Uma boa pesquisa no pós-venda pode te ajudar no processo de avaliação de como foi o processo com cada cliente, indicando em que pontos ele pode ser melhorado. Ouvir o cliente é fundamental para que você identifique, inclusive, outras frentes de vendas que poderão alavancar o seu negócio.

Trabalhe a fidelização do seu cliente

É mais barato manter seus clientes do que prospectar novos — apesar de as duas frentes serem importantes. O fato é que é muito maior a possibilidade de um cliente satisfeito voltar a fazer negócios com você do que um novo ou um que tenha ficado insatisfeito. Além disso, consumidores fiéis e felizes ainda tendem a recomendar o seu produto ou serviço a outras pessoas.

Existem várias maneiras de ganhar a confiança do cliente e fidelizá-lo, que passam desde a criação de um programa de fidelidade até o envio de e-mails promocionais baseados em seu histórico com sua empresa. O importante é fazê-lo lembrar-se da sua marca e motivá-lo de alguma forma a voltar a comprar com você.

Pronto para otimizar seu fluxo de vendas? Comente contando se ficou com alguma dúvida e aproveite para conferir também nosso post sobre como otimizar o armazenamento de produtos na sua empresa!

Veja também:

Planilha Rentabilidade de Vendas

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