Skip to main content

Blog

Como saber se minha empresa precisa de uma solução BPM?

BPM 25.05.2023 5 minutos de leitura Voltar

A gestão baseada em processos, a partir de uma solução BPM, é capaz de oferecer vários benefícios às organizações. Mas como saber, afinal, se a sua empresa precisa desse recurso? Para ajudar você a identificar essa necessidade, listamos alguns aspectos que podem servir de alerta. Siga com a gente e acompanhe a checklist!

Como identificar se minha empresa realmente precisa de uma solução BPM

Nós já mostramos aqui no blog muitas das vantagens de uma solução BPM e como ela pode garantir ainda mais competitividade à sua empresa. Porém, é comum que ainda haja dúvidas para detectar a demanda de uma ferramenta como essa ou mesmo indecisão sobre empregá-la no negócio.

Na prática, a necessidade desse sistema pode ser evidenciada em diversos problemas capazes de gerar prejuízos para um setor ou para toda a empresa, mas com causas ainda mal definidas justamente pela ausência de mapeamento e gestão dos processos. Veja alguns exemplos:

Ineficiência nas entregas: atrasos ou entregas com problemas que geram reclamações entre os clientes e colocam em risco a reputação do negócio.

Falta de informação: processos mal mapeados que dificultam o diagnóstico dos problemas e, consequentemente, sua resolução.

Processos complexos: ineficiência na gestão dos processos que acaba por acumular custos e atrasar o prazo de entrega.

Pouco retorno financeiro: investimentos que não geram o retorno esperado e dificuldade em detectar custos e possibilidades de melhoria.

Dificuldade na tomada de decisão: informações desencontradas e “toma lá dá cá” entre os setores, o que dificulta o gerenciamento.

Problemas na avaliação de resultados: dificuldades em mapear informações e criar dados que sirvam para avaliar o desempenho de forma contínua.

Esses são os principais problemas que podem servir de alerta sobre a necessidade de adotar uma solução BPM na sua empresa. Mas você não precisa esperar que eles batam à sua porta para tomar uma decisão. Afinal, a implementação dessa ferramenta é essencial para prevenir essas e outras falhas e garantir a competitividade do seu negócio em qualquer etapa.

Aliás, é possível usar uma solução BPM também para otimizar processos e resultados que já estão satisfatórios e, ainda, para implementar novos processos que otimizem a rotina.

O que considerar ao escolher uma solução BPM

Identificar a necessidade de implementar uma solução BPM é um grande passo, porém, a próxima etapa é ainda mais importante: encontrar a ferramenta ideal conforme as características da sua empresa. Para isso, o ideal é avaliar alguns critérios entre as opções disponíveis no mercado. Anote aí:

Suporte: a implementação de uma solução BPM vai ajudar o seu negócio, mas ainda assim é algo novo e que demanda adaptação de todos os funcionários envolvidos. Por isso, é essencial que o fornecedor ofereça um ótimo suporte inicial, além de apoio para as etapas seguintes.

Personalização: os processos de cada empresa são únicos e uma solução BPM eficiente precisa ser personalizada para as especificidades do seu negócio. Portanto, escolha uma ferramenta que permita a personalização dos processos e dados de acordo com as suas necessidades.

Integração entre setores: quando se fala em gestão integrada de processos, é indispensável que as informações de todas áreas possam ser concentradas e analisadas em conjunto, facilitando a tomada de decisão sobre cada uma delas e sobre todo o negócio.

Facilidade de uso: a solução BPM fará parte do dia a dia da sua empresa e, por isso, nada melhor do que contar com uma ferramenta intuitiva e fácil de usar. Dessa forma, você garante mais praticidade, rapidez e eficiência em várias tarefas e na análise dos processos.

Integração com outras ferramentas: com tarefas cada vez mais automatizadas, os dados são um rico recurso. E para ganhar ainda mais eficiência, é ideal contar com uma solução BPM que proporcione a integração com outros softwares, como o ERP, garantindo a alimentação de dados.

Escalabilidade: todo gestor deseja que sua empresa cresça e isso também deve ser levado em conta na escolha de uma solução BPM. Dê preferência a uma ferramenta flexível, que possa atender suas demandas de crescimento ou mudanças necessárias na rotina da empresa.

Custo-benefício: a análise do conjunto de fatores citados acima vai permitir que você encontre uma solução BPM com todos os recursos que você precisa para a sua organização com um custo-benefício que faz valer o investimento.

Como vimos, saber a hora certa de investir em uma solução BPM e o que levar em consideração para escolher a melhor para a realidade da sua empresa é um passo fundamental para o crescimento dos negócios. E a boa notícia é que estamos a postos para ajudar você nesse desafio com o Brasão BPM, um sistema intuitivo, leve e fácil para garantir o gerenciamento horizontal dos processos na sua empresa.

Assista ao vídeo e entenda por que esta é a melhor solução para criar, executar e controlar os fluxos de trabalho da sua equipe de forma precisa e eficiente:

Se ainda tiver dúvidas, recomendamos que acesse nosso infográfico para conhecer melhor as áreas de atuação do Brasão BPM e também como ele atua para modernizar os processos diários:

Brasão BPM - Infográfico

Brasão BPM: Dinamismo, agilidade e eficiência para sua empresa

Baixe o infográfico

E então, que tal conversar com um de nossos especialistas? É só chamar aqui no WhatsApp! Nosso time está à disposição para ajudar sua empresa a conquistar mais dinamismo, agilidade e eficiência!

Posts relacionados