Blog

Como se destacar e crescer profissionalmente dentro da empresa?

Gestão de Pessoas 26.07.2016 5 minutos de leitura Voltar

Todos almejamos crescer na empresa em que trabalhamos, mas achar os fatores decisivos para a tão sonhada promoção nem sempre é fácil.  Cada vez mais, o conhecimento técnico é percebido por gestores como um diferencial que pode ser adquirido, enquanto comportamentos e competências são avaliados como determinantes para conseguir o emprego dos sonhos.

No post de hoje, preparamos algumas dicas valiosas para ajudá-lo a se destacar e crescer profissionalmente dentro da sua empresa. Acompanhe!

Trabalhe bem em equipe

Liderança é uma característica fundamental para quem quer atingir cargos que envolvem tomadas de decisão, porém, com os novos modelos de gestão, saber trabalhar em equipe é ainda mais fundamental.

Saiba ouvir opiniões, avaliar o momento de se impor e o momento de ceder, trabalhar por um objetivo em comum. Ter flexibilidade e abertura como integrante de uma equipe, poderá te ajudar a fortalecer relações e estabelecer boas alianças dentro da empresa.

Busque novas informações

Conhecer sua área de atuação é sua obrigação, assim como estar sempre se atualizando. Você nunca deve começar e terminar um ano com o mesmo nível de conhecimento: busque novas especializações, faça cursos, leia livros que possam acrescentar algo, discuta suas ideias.

Procure conhecer quais competências podem te ajudar, e estude quais são as melhores formas para desenvolvê-las.  Para crescer na empresa, você precisa fazer crescer seu conhecimento!

Faça networking

Se relacionar bem é uma qualidade que deve ser exercitada constantemente. Afinal, sua rede de contatos é tão importante quanto sua carteira de clientes. Boas relações podem trazer boas oportunidades, então não se esqueça de fazer networking sempre que possível.

Trace seus objetivos

É importante ter objetivos claros, tanto pessoais quanto profissionais. Tire um dia para pensar e faça uma lista de metas. Quando essa lista estiver pronta, avalie como atingir cada uma delas e determine quanto tempo você levará para isso. Veja quais caminhos você precisa seguir e quais atitudes serão necessárias em cada etapa.

Esteja pronto para se adequar

O mercado é implacável e volúvel, ele não espera e está em constante mudança. Você precisa estar pronto para agir de acordo com as situações, adaptar-se rapidamente e apresentar soluções. Estar informado e sempre estudando sobre sua área de atuação são fatores fundamentais para desenvolver essa habilidade.

Desenvolva inteligência emocional

Inteligência emocional é algo que tem se destacado em muitas empresas atualmente. Em momentos de pressão e estresse, muitas vezes as pessoas que mais crescem são as que mantêm a calma e conseguem encontrar uma solução para o problema.

Quando as coisas estiverem tensas e a produtividade não estiver fluindo, pare, faça algo que não seja relacionado com o trabalho por alguns minutos, permitindo que sua mente descanse. Isso lhe possibilita olhar para o problema com outros olhos.

Tire tempo para pensar

Tirar tempo para refletir como anda sua carreira, como anda a sua empresa e em que situação está a sua vida pessoal é muito importante. Crie também o hábito de anotar tudo, pois isso poderá ajudar a ver a evolução dos seus pensamentos e não perder boas ideias.

O desenvolvimento dessas e outras habilidades vem com o tempo. Seguindo essas dicas, você poderá ter a oportunidade de crescer na empresa em que atua e ainda se tornar um profissional mais qualificado e preparado.

Gostou do nosso artigo? Você está pronto para colocar nossas dicas em prática? Deixe um comentário para sabermos o que você achou. Leia também os nossos eBooks gratuitos e adquira ainda mais conhecimento para crescer na empresa!

Veja também:

Quer ter mais produtividade nas suas atividades diárias aí na sua empresa? Experimente gratuitamente uma solução de gestão que te permite tudo isso. Clique aqui e solicite seu acesso gratuito!

CTA - Trial

Deixe seu comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.