Como se preparar para a Black Friday? 6 estratégias que não podem faltar!

Ainda não sabe como se preparar para a Black Friday? Na prática, você precisa de um bom planejamento estratégico, que envolva desde a previsão de demanda até a automação de processos críticos.
Não basta apenas oferecer descontos: todos os setores da empresa devem estar alinhados e preparados para atender ao aumento de demanda sem perder a eficiência. Por isso, é tão importante ficar bem preparado para a data.
Descubra, a seguir, tudo o que você pode fazer para sua empresa ficar totalmente pronta para aproveitar as oportunidades da Black Friday, que não são poucas. Afinal, segundo a pesquisa do O Globo, 39% dos consumidores já planejam comprar no período, então, não dá para perder estas vendas!
Quando começar a planejar para a Black Friday?
A Black Friday pode até ocorrer em novembro, mas a preparação deve começar bem antes. Planejar-se de forma estratégica não é algo que se faz da noite para o dia. Empresas que lidam com aumento sazonal de demanda, por exemplo, precisam:
- Mapear seus recursos;
- Prever possíveis gargalos;
- Alinhar todas as áreas da empresa com meses de antecedência.
Um bom planejamento envolve desde a análise de dados históricos de vendas até o ajuste da capacidade operacional. Uma operação que começou a se organizar em agosto está muito mais preparada para lidar com imprevistos do que uma que tentou fazer tudo na última hora.
Além disso, quanto antes você identificar possíveis dificuldades, mais tempo terá para solucioná-las de maneira inteligente e ágil, como falta de estoque, sobrecarga no atendimento ao cliente e/ou instabilidade nos sistemas.
Como se planejar para o Black Friday em 6 passos
Você deve estar curioso para saber como se planejar para a Black Friday de uma vez por todas. Ainda dá tempo e basta você seguir as dicas abaixo!
1- Faça previsões de demanda com base em históricos de vendas
Um dos maiores desafios durante a Black Friday é atender a uma demanda que muitas vezes supera em muito o fluxo normal de pedidos. Para não ser pego de surpresa, faça uma previsão de demanda baseada no histórico de vendas de anos anteriores. E aqui a tecnologia é uma grande aliada.
Ferramentas de ERP, por exemplo, permitem que você tenha uma visão clara dos dados, ajudando a identificar quais produtos tendem a vender mais durante o evento. Se, no ano passado, determinado item foi o grande destaque, você pode antecipar essa demanda e preparar estoques maiores para 2024.
Além disso, um planejamento bem feito ajuda a evitar dois problemas comuns: a falta de produtos em estoque e o excesso de mercadorias que podem acabar encalhando após o evento. O equilíbrio traz o máximo proveito das oportunidades, sem perder dinheiro com mercadorias não vendidas.
2- Personalize ofertas com base nas preferências dos clientes
Hoje em dia, a personalização é tudo. Com a competição acirrada da Black Friday, oferecer promoções genéricas pode não ser suficiente para atrair a atenção do público certo. Por isso, analisar o comportamento de seus clientes e entender o que eles realmente desejam é um diferencial competitivo.
A personalização pode vir de diferentes formas, como descontos em produtos específicos que seus clientes costumam comprar, promoções exclusivas para os clientes mais fiéis, ou até mesmo pacotes personalizados que atendem a demandas específicas de cada segmento de consumidor.
Usando sistemas de CRM em conjunto com o ERP, você consegue ter uma visão clara das preferências de compra de cada cliente, tornando suas ofertas mais atraentes e direcionadas.
3- Automatize a emissão de notas fiscais
Durante a Black Friday, o volume de vendas aumenta exponencialmente, e com ele, a necessidade de emitir notas fiscais rapidamente e sem erros. Fazer isso de forma manual só toma tempo e aumenta o risco de erros, o que pode atrasar todo o processo de entrega e frustrar clientes.
A automação da emissão de NFs garante a fluidez da operação, mesmo com o alto volume de transações. Integrando seu ERP ao sistema fiscal, você elimina gargalos, agiliza o processo e ainda garante que tudo esteja em conformidade com a legislação.
4- Planeje os descontos sem comprometer o fluxo de caixa
Oferecer grandes descontos atrai clientes, mas também pode trazer prejuízos se não for bem-planejado. Pense em descontos atrativos sem comprometer o fluxo de caixa: realize cálculos precisos e preveja os impactos financeiros.
Mas que cálculo pode ser feito para evitar esse problema? O principal é calcular a margem de contribuição de cada produto: subtraia os custos variáveis (como matéria-prima, frete e comissão de vendas) do preço de venda. Ao aplicar o desconto, a nova margem de contribuição ainda deve cobrir os custos e deixar uma margem positiva.
Uma solução ERP bem configurada traz uma visão clara de como cada desconto impactará nas suas margens de lucro.
5- Personalize o marketing
Com tantas empresas competindo pela atenção dos consumidores, seu marketing precisa ser mais do que uma simples divulgação de descontos. Ele precisa ser estratégico e personalizado.
Com base nos dados coletados de seus clientes, você pode segmentar campanhas de e-mail marketing, criar anúncios direcionados e até mesmo desenvolver ações exclusivas para clientes mais recorrentes. Tudo isso faz diferença para chamar a atenção do público.
6- Revise contratos com fornecedores
Antes que a Black Friday chegue, tenha todos os seus contratos com fornecedores em dia. Afinal, o aumento de demanda exigirá que seu fornecimento de insumos e produtos esteja funcionando a todo vapor.
Seja com fornecedores de matérias-primas ou serviços logísticos, é importante rever prazos, condições de pagamento e garantias de entrega. Negociar esses pontos antes do evento evita surpresas desagradáveis, como atrasos na entrega ou falta de insumos, que podem comprometer toda sua estratégia.
Empresas que atuam com produtos que têm alta demanda sazonal precisam estar ainda mais atentas a esses detalhes, garantindo que o estoque esteja abastecido e os prazos de entrega sejam cumpridos.
Qual tecnologia não pode faltar para se preparar para a Black Friday?
Se há uma coisa que não pode faltar na preparação para a Black Friday, é a tecnologia. O uso de um ERP robusto integra todos os processos, do chão de fábrica ao escritório e setor de vendas. Então, quando uma compra é feita, a equipe de estoque fica sabendo no mesmo instante e pode solicitar a compra de novos insumos e a produção de um novo item, por exemplo.
Com um ERP, você consegue ter controle total do estoque, prever demandas, automatizar a emissão de notas fiscais, monitorar o fluxo de caixa e muito mais. Além disso, quando integrado a outras ferramentas, como CRM e BPM, o ERP permite uma operação fluida e sem erros, aumentando a produtividade e otimizando os resultados.
Então…
Agora você já sabe como se preparar para a Black Friday, pode aumentar suas vendas com uma operação mais otimizada e estratégica. Ao seguir essas seis ações, sua empresa estará pronta para enfrentar os desafios e aproveitar ao máximo as oportunidades que o evento oferece.
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