Skip to main content

Blog

Como um ERP auxilia no planejamento da empresa

Gestão Empresarial 14.06.2017 5 minutos de leitura Voltar

Que um software ERP (Enterprise Resource Planning) é indispensável para uma empresa e apresenta diversos benefícios ao ser utilizado todo mundo já sabe. Porém, pouco é falado sobre como ele auxilia efetivamente no planejamento da empresa.

Considerando a necessidade de driblar situações sofridas por interferência de fatores externos, como a economia, por exemplo, desenvolver um plano adequado à realidade do negócio é imprescindível para alcançar resultados favoráveis.

Veja como um ERP auxilia no êxito desta tarefa:

Integrando todos os departamentos da empresa

Imagine-se em uma situação onde precisa definir quais os próximos passos de sua empresa e, para isso, é necessário convocar todos os seus funcionários para saber o que está acontecendo? Ou pior, definir metas e o caminho da sua empresa por conta própria, sem informações.

Com a integração de todos os departamentos de sua empresa com o auxílio de um ERP você terá em mãos, rapidamente, a resposta para todas as suas perguntas e direcionamento para decisões. Com isso será possível uma menor propensão ao erro.

Acabando com as conhecidas intuições e dando lugar à análise de dados

Ainda falando sobre dados para a tomada de decisões altamente estratégicas, um software ERP ainda contribui para a criação de uma cultura empresarial que não dá lugar a justificativas sem comprovação do que é dito ou proposto.

Nesse sentido, ele acaba com discursos de intuição ou experiência no negócio e dá lugar a análises reais  sobre a situação do negócio, potencial de expansão nas vendas, gargalos e outros pontos de atenção favoráveis ou não.

Afinal de contas, saber o que não deve ser feito é tão ou mais importante do que saber o que fazer, pois isso apenas a rotina diária apontará caminhos de otimização.

Integrando todos os recursos da empresa para uma visão sistêmica pelo ERP

Não apenas os departamentos de sua empresa são integrados com o uso de um ERP. O software também se encarrega de integrar todos os recursos dela, tanto monetários diretos (dinheiro em caixa) quanto indiretos (como estoque e inventário).

Com isso você consegue entender o funcionamento do fluxo de caixa real do seu negócio identificando tanto as oportunidades de crescimento quanto as ameaças a ele.

Reduzindo a possibilidade de falhas e redundância nas informações

“Errar é humano” talvez seja uma das frases que melhor se aplica à realidade de não utilizar um ERP para desenvolvimento de um planejamento estratégico. Por sermos passíveis a falhas, as chances de se deparar com equívocos nas informações ou redundância delas é maior.

Já com o software a garantia de cruzamento de dados da forma correta é maior. Apesar de o problema poder acontecer levando em consideração os funcionários que não têm cumprido esse processo de lançamento de dados e informação, com o ERP você consegue identificar mais rapidamente essa falha e orientar os colaboradores na correção.

Na definição de metas reais conforme histórico da empresa

Devido a todas as integrações realizadas, o software ERP propicia aos gestores uma visão sistêmica do que acontece e do que já ocorreu na empresa em determinadas situações

Com este histórico disponível para verificações se torna mais fácil identificar onde ocorreram os erros e gargalos diagnosticados que precisam ser ajustados no novo planejamento.

Você já possui um ERP e utiliza seus recursos como ferramenta estratégica para desenvolver os planejamentos de sua empresa? Aproveite para conferir o nosso Guia para reduzir custos e aumentar a lucratividade na sua empresa. É gratuito e tem muitas dicas que te ajudarão!

Tags > ,

Deixe seu comentário