Blog

4 motivos para controlar o estoque de sua empresa com um ERP

A automatização dos processos de estoque tem por objetivo organizar as informações dentro do banco de dados e ao cruzá-las conseguir gerar indicadores em prol da melhor relação entre a oferta e a demanda. Em outras palavras, um software de gestão de estoque tem por objetivo garantir que não haja falta de produtos na empresa e, ao mesmo tempo, que não haja excesso do mesmo, afinal, estoque parado é dinheiro parado. Para tanto, é necessário uma análise constante do fluxo de movimentação dos produtos, histórico de vendas, prazo de entrega dos produtos por parte dos fornecedores e a sazonalidade comercial.

Vamos apresentar abaixo 4 motivos que deixam bastante claro quais as vantagens em automatizar o seu estoque.

1.    Redução de perdas e desvios

Um controle apurado do estoque garante uma grande redução nas perdas e desvios. A utilização de funcionalidades como o inventário flexível / rotativo permite uma conferência constante do estoque, porém, sem tomar todo o tempo que um inventário geral acaba exigindo.

Obviamente que o inventário rotativo não substitui o inventário geral. Este deve sim ser feito, porém, com uma periodicidade um pouco maior devido à sua complexidade.

2.    Poder de barganha

A partir do momento em que se lança mão de informações concisas e confiáveis quanto ao nível de consumo da empresa diante de determinado fornecedor torna-se muito mais viável uma melhor negociação, seja em termos de valores, prazos para pagamento ou prioridade em entrega.

Indo ainda além, a partir das informações entregues pelo software é possível até mesmo fazer uma compra de longo prazo onde pode ser adquirida a quantidade de produtos necessária para determinado período (semana, mês, trimestre, semestre, ano), de acordo com o histórico de vendas, e a mesma vai sendo entregue periodicamente. Compra grande possibilita descontos idem.

3.    Análise individual dos produtos

A partir de relatórios que apresentam a movimentação dos produtos no estoque e/ou o nível de estoque de cada um deles, tornam-se possíveis inúmeras tomadas de decisões. Criar estratégias comerciais para que produtos “encalhados” possam ser desovados através de grandes descontos ou até mesmo a decisão pela extinção do mesmo no mix de produtos da empresa são algumas delas.

Além disso, uma análise comparativa das margens de lucro dos produtos e do histórico de vendas do mesmo pode determinar ações que garantam que produtos com maior margem tenham maior destaque no ponto de venda e, consequentemente obtenham aumento nas vendas.

4.    Eficiência operacional

A partir da automatização através de um ERP (Sistema de Gestão Empresarial) a empresa ganha muito em termos de eficiência operacional. Afinal, as informações circulam entre os setores de forma integrada.

Desse modo, ao dar entrada numa nota fiscal de compra o estoque virtual é automaticamente abastecido e uma conta a pagar é gerada, isso tudo já considerando todas as variáveis como a forma de pagamento e os impostos, enquanto que quando se realiza uma venda o estoque é reduzido e é gerada uma conta a receber.

Se você ainda não tem o seu estoque automatizado ou não está satisfeito com alguns controles que possui, entre em contato conosco. Podemos te ajudar a encontrar a melhor solução de controle de estoque, de acordo com as demandas do seu negócio.

Como está o controle de estoque na sua empresa? Faça o diagnóstico gratuitamente e descubra. Essa ferramenta lhe permitirá saber a situação atual da sua empresa em relação ao controle e gestão de estoque.

Veja também:

Ciente das melhorias que precisa implantar no seu estoque, mas não sabe como decidir pela solução ideal para sua empresa? Baixe gratuitamente nosso eBook:

Ebook: Guia para escolha da solução de gestão ideal | Brasão Sistemas

Deixe seu comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.