Skip to main content

Blog

Os perigos de não ter controle do chão de fábrica

Gestão Industrial 28.09.2018 5 minutos de leitura Voltar

Você sabe quantos produtos a sua indústria fabrica diariamente ou quanto dinheiro é gasto para manufaturar cada peça? Se sim, é um bom sinal. Porém, nem todas as empresas têm um controle do chão de fábrica eficiente, o que é um risco para todas as operações, não só as produtivas, mas também as administrativas e gerenciais.

Para entender o impacto da má gestão do chão de fábrica, basta pensar que este setor é como o coração da empresa e influencia diretamente todos os outros departamentos. Sem informações sobre os recursos utilizados para a fabricação de um produto, não há como precificar de forma segura, por exemplo. Além disso, sem controle, a produtividade, a qualidade, a lucratividade e a rentabilidade também acabam sendo impactadas negativamente.

Enfim, há muitos riscos causados pela falta de controle do chão de fábrica e, para que a sua empresa não sofra com nenhum deles, elencamos os principais perigos neste artigo. Acompanhe e aproveite para identificar se algum desses problemas está acontecendo no seu negócio!

1 – Falta de controle das ordens de produção

Cada pedido feito por um cliente deve gerar uma ordem de produção, indicando quantidades, prazo para a entrega do material, entre outras informações básicas. O problema é que, em muitas indústrias, não há um controle efetivo sobre esses documentos, o que pode gerar desorganização, atrasos e insatisfação por parte do cliente.

Por vezes, as ordens de produção são direcionadas ao chão de fábrica apenas em material impresso, por exemplo, o que aumenta a possibilidade de perda do documento, principalmente quando a demanda é muito grande. Outro problema é que, sem um sistema automatizado, não é possível que os trabalhadores da área ou outros setores da empresa possam acompanhar o desenvolvimento do trabalho.

Outro risco de não controlar as ordens de produção é não ter uma programação eficiente para a realização dos pedidos. Afinal, sem controle sobre eles, fica mais difícil saber quais já foram concluídos, quais são mais urgentes e quais podem esperar.

2 – Dificuldade de precificação

Sem controle do chão de fábrica, as tarefas administrativas e gerenciais também sofrem impacto. A precificação é um exemplo disso: é perigoso definir o preço de venda de um produto sem saber quantas horas e recursos foram necessários para produzi-lo.

Ao precificar um produto, é necessário avaliar todos os custos e despesas implicados em sua fabricação para formar um preço adequado, que não resulte em prejuízo para a empresa, mas também não prejudique a sua competitividade.

Diante disso, o controle do chão de fábrica é essencial para a precificação. Só assim é possível ter informações confiáveis sobre a quantidade de matéria-prima, insumos, tempo do colaborador, entre outros recursos necessários para a produção de cada produto.

3 – Elevado custo de produção

Ainda em se tratando dos custos, a gestão ineficiente do chão de fábrica também pode resultar em um custo de produção mais alto do que o devido. Basta pensar que, sem saber o que é necessário para a fabricação de cada produto, a indústria pode estar gastando mais do que deveria.

Um exemplo disso diz respeito à mão de obra. Quando há um controle eficiente, é possível saber quantos funcionários são necessários para produzir a meta diária da empresa e, assim, evitar ociosidade e custos desnecessários.

O mesmo acontece em relação aos materiais utilizados para a produção. Com a sistematização das informações sobre a fabricação de cada produto, é possível saber a quantidade de matéria-prima necessária para a produção, evitando desperdícios ou compras inadequadas.

4 – Descaso com a manutenção

Quando um equipamento quebra e deixa de funcionar, essa parada representa prejuízo para a indústria, afinal, os funcionários ficam ociosos e a empresa deixa de entregar pedidos no prazo, prejudicando a relação com o cliente e, em muitos casos, impactando negativamente no faturamento. Por isso, controlar o chão de fábrica também diz respeito aos cuidados com a manutenção de todas as máquinas.

O ideal é evitar as manutenções corretivas, que ocorrem quando um equipamento deixa de funcionar durante a produção. Para isso, é necessário planejar manutenções preventivas, aquelas programadas, realizadas com o objetivo de prevenir eventuais problemas e evitar a parada não agendada. Assim, além de não arcar com o prejuízo causado pela quebra dos equipamentos, a sua indústria garante a qualidade dos produtos e a entrega no prazo acordado com o cliente.

5 – Falta de controle sobre a produção

Esse é um dos maiores perigos da falta de controle sobre o chão de fábrica. Sem informações organizadas sobre a produtividade, a indústria não tem nem mesmo um indicador confiável sobre a sua produção diária, o que influencia em todos os outros setores do negócio e também no planejamento estratégico.

A falta de dados sobre a produção impede, ainda, que as áreas de compras, vendas e estoque, por exemplo, tenham parâmetros confiáveis para desempenhar suas atividades. Dessa forma, todas as rotinas são desenvolvidas com pouco embasamento, o que pode ser perigoso para os resultados da empresa, causando um prejuízo significativo.

Além dos perigos relacionados à falta de controle sobre o chão de fábrica, há outros erros que impactam a gestão industrial. Nós temos um e-book sobre o tema que lista esses pontos falhos. No material, você vai entender como identificar, prevenir e solucionar os pontos críticos mais comuns no gerenciamento de uma indústria. Clique aqui e faça o download gratuito agora mesmo!

Faça o controle do chão de fábrica em sua empresa

Você deve ter percebido que a falta de controle do chão de fábrica tem relação direta com a ausência de informações sobre tudo que envolve a produção na indústria, não é? Nesse contexto, os gestores podem acabar tomando decisões erradas, pois não têm dados qualificados como base.

Por isso, investir em soluções que facilitam a organização, controle e manipulação das informações internas da indústria é fundamental para promover um controle do chão de fábrica eficiente. Com os dados agrupados, é mais fácil identificar riscos, problemas e pensar em soluções e ações estratégicas.

O ERP Radar Empresarial, desenvolvido pela WK Sistemas e oferecido pela Brasão, é um exemplo de como uma solução tecnológica pode facilitar a gestão industrial. O software integra informações sobre os diversos departamentos da empresa em uma mesma plataforma, tornando mais fácil o acesso e a análise dos dados. Além disso, com ele, é possível criar relatórios gerenciais que tornam mais segura a tomada de decisão pelos gestores.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça os benefícios dessa solução para a sua indústria. E se este artigo foi útil para você, não deixe de compartilhá-lo com sua equipe e comentar suas impressões sobre o tema no espaço abaixo!

Deixe seu comentário