Skip to main content

Blog

Conheça os 5 principais desafios da indústria do plástico para o futuro

Gestão Industrial 27.11.2019 5 minutos de leitura Voltar
Desafios da indústria do plástico

A indústria, no geral, vai passar por muitas transformações nos próximos anos, mais do que já estamos vendo. Porém, os desafios da indústria do plástico talvez sejam um pouco mais peculiares, pois estamos falando de uma matéria-prima que, atualmente, é vista como uma vilã. Há pouco tempo aqui no blog, levantamos a questão da sustentabilidade, que está mais ligada à reciclagem e à ecoeficiência.

Hoje, o objetivo do nosso texto continua sendo tratar dos desafios da indústria do plástico, mas focando em questões do chão de fábrica e da organização da produção em si. É claro que, por se tratar desse tipo desse tipo de matéria-prima, em alguma momento falaremos da reutilização dos resíduos, mas o conteúdo não se resume a isso.  

Então, siga com a gente, e conheça os desafios desse setor!

Principais desafios da indústria do plástico

Dificilmente um texto consegue encerrar um assunto tão complexo quanto os desafios da indústria do plástico. Porém, tentamos reunir aqui aqueles que entendemos e vemos como os principais problemas enfrentados pelas empresas desse setor no dia a dia. Confira!

1 – Gerenciar corretamente a mistura

Para que o resultado do processo de moldagem atenda às expectativas, uma boa mistura é fundamental. Isso envolve, principalmente, a composição de materiais e suas concentrações, pois é o que será usado na etapa de extrusão ou injeção do ramo de plásticos. Se a mistura sofrer qualquer alteração durante o processo, o produto fabricado certamente não conseguirá alcançar as características físico-químicos necessárias para a sua qualidade. 

A mistura precisa garantir que todas as características do produto final sejam alcançadas. Isso significa que, se a especificação dos materiais estiver errada ou o percentual de cada composto não for exata, a indústria sofrerá com produtos fora dos padrões de qualidade requeridos. Portanto, a especificação e a correta identificação dos materiais da receita são fundamentais para a garantia da qualidade dos produtos. 

2- Controlar a geração de aparas

A apara é o material gerado nas etapas de produção da indústria de plástico e que não será usado na fabricação de produtos acabados. Aparas são geradas principalmente por:

  • Setup das máquinas;
  • Rasgo de balão;
  • Produto fora das especificações de qualidade;
  • Ponta de bobina residual na etapa de corte e solda.

Quando o problema com as aparas é percebido, o operador da máquina deve anotar a quantidade de material que está sendo perdido, em qual molde isso está acontecendo, entre outros. Com isso, é possível avaliar o montante de resíduos gerados e estudar formas de reaproveitamento, que podem ocorrer dentro da própria indústria do plástico. 

Muitas fábricas usam a reciclagem das aparas para reduzir o uso de matéria-prima e, com isso, diminuir os custos de produtos. Em alguns casos, as indústrias conseguem gerar renda extra ao venderem esses resíduos para outras empresas reutilizarem o material. Por isso, é muito importante fazer um controle de perto da geração de aparas. 

3 – Manter a documentação do setor de qualidade em dia

Os registros de qualidade na indústria do plástico precisam estar sempre atualizados, pois eles são necessários para avaliar se um determinado lote de produtos está liberado ou não para ser entregue ao cliente. Sem um correto plano de inspeção, dificilmente os responsáveis técnicos conseguem analisar com assertividade se a mercadoria está dentro dos padrões preestabelecidos na ficha técnica. 

Outro documento importante é o registro de não conformidade (RNC). Somente por meio dele, a indústria sabe quais medidas precisam ser tomadas para reverter um quadro de anomalias em seus produtos. Se não há uma cultura de registrar as não conformidades, dificilmente haverá dados suficientes para avaliar o que se pode fazer para melhorar produtos e processos. 

4 – Separar os materiais para expedição

A grande diversidade de peças e produtos desenvolvidos a partir do plástico gera um grande desafio para as indústrias deste setor: a organização dos pedidos para expedição. É comum a necessidade de estruturar um carga com vários produtos diferentes, sendo difícil conferir todos os itens depois da formação do pallet ou da gaiola. 

Essa situação pode gerar problemas na entrega aos clientes, porque é possível ocorrer o envio de itens não solicitados ou mesmo em quantidades incorretas. Isso impacta diretamente na relação entre a  empresa e o cliente. Aqui, o esforço é tomar o máximo de cuidado para evitar esse tipo de transtorno. 

5 – Acompanhar a eficiência da fábrica

Uma das premissas da indústria do plástico é a orientação da sua produção voltada para o atendimento do estoque. Diante disso, analisar a eficiência de cada máquina envolvida na fabricação se torna fundamental para que a empresa consiga cumprir o cronograma de produção estabelecido pela gerência. 

Caso alguma meta não esteja sendo alcançada no tempo planejado, algum cliente pode ser prejudicado, o que pode, consequentemente, gerar dificuldades em novos negócios com ele. Por isso, é imprescindível que seja feito um acompanhamento do desempenho de todas as máquinas em todos os setores da indústria, para que quantidades e prazos sejam sempre cumpridos. 

Como um ERP ajuda nos desafios da indústria do plástico

Entre os principais desafios da indústria do plástico, como você viu, está controlar, gerenciar, acompanhar e manter os documentos, certo? Todas essas ações precisam de uma ajuda para acontecer e nada melhor para isso que um sistema de gestão integrada, como o ERP. Além da automatização que essa solução traz, com ela é possível também ter uma visão completa da empresa em um só lugar. 

Aqui na Brasão, oferecemos o ERP Radar Empresarial, um software que integra todas as áreas da indústria, como materiais, produção, custos, serviços, controladoria e qualidade. Com ela, por exemplo, você tem modelos de relatórios para gerenciamento de necessidades e demandas da produção e de refugos, além de um gerenciador completo de documentos. 

Para saber mais, acesse nosso site ou entre em contato com a nossa equipe. Estamos sempre a postos para atendê-lo e para tirar todas as suas dúvidas! Se preferir, também pode deixar um comentário no espaço abaixo.

Deixe seu comentário