Blog

Descubra como um sistema ERP pode ajudar no SETOR DE MEL

ERP Gestão Industrial Indústria Sistemas ERP 24.09.2021 5 minutos de leitura Voltar
ERP para setor MEL

Ampliar a produtividade sem aumentar os custos de produção no setor de Mel, acompanhar os avanços tecnológicos do mercado, reduzir o tempo de entrega de produtos, organizar o balanço financeiro, localizar o estoque com facilidade, administrar salários e diversas outras dificuldades, são alguns desafios do dia a dia de empresas de todos os portes. Com um sistema ERP adequado tudo isso é possível… vou te explicar melhor.

 

Por diversas vezes, superar esses obstáculos requer mudanças de políticas e de procedimentos que podem ser alterados ou melhorados com a adoção de práticas automatizadas. Nesse ponto não basta apenas digitalizar a empresa com a utilização de softwares diferentes para cada departamento. Todos os setores devem atuar de forma integrada. E é aí que o sistema ERP atua, trabalhando para o aperfeiçoamento de vários pontos das empresas.

 

No setor de Mel não é diferente, e adivinha só, nós possuímos exatamente oque sua empresa precisa para crescer de forma significativa.

A seguir, confira o que um sistema ERP para o setor de MEL pode fazer no seu negócio!

 

1) Rastreabilidade de Produtos

Como você registra, controla e processa as informações dos seus produtos?

Se cada departamento adota uma prática diferente, quando chegar na hora de cruzar as informações, a análise e a consolidação dos dados se tornam demoradas e sujeitas a erros.

Imagine que o setor de vendas e a equipe responsável pelo estoque usem soluções diferentes para organizar a emissão de pedidos e a quantidade de produtos no depósito, ou registrar as características de cada lote do mel. Portanto, sem a integração dos setores, é possível que um tambor seja produzido, vendido ou exportado de forma errada, ou que você esteja perdendo tempo garantindo que tudo saia corretamente.

– E como isso pode ser ruim?

Isso prejudica a operação como um todo, desde encontrar o insumo correto com as características adequadas, até atender o pedido com o produto correto, passando pelo controle da rastreabilidade em sí, tudo fica mais difícil. Ou seja, quando você tem vários sistemas sendo executados separadamente a sua empresa sofre tanto com a perda de tempo como de dinheiro.

Logo ao otimizar os processos de todos os setores com a aplicação de um sistema ERP completo, o trabalho é integrado e todas as informações são registradas em um único lugar, facilitando o acesso aos dados do negócio como um todo. Uma solução ERP acaba com os problemas de informação, garantindo precisão no controle da rastreabilidade e conferindo agilidade na operação do estoque e nas auditorias.

 

SISTEMA ERP PARA SETOR MEL

2) Gerenciamento Completo

Um sistema ERP trabalha para integrar o fluxo de informação de todas as áreas, fazendo com que todos os setores trabalhem na mesma plataforma.

Um sistema ERP completo oferece recursos para a gestão financeira, contábil, controle de estoque, folha de pagamento, controle de ponto, controle de vendas, faturamento e expedição, custos, blendagem e produção, gestão e controle da qualidade, controladoria e compliance fiscal completo, entre outras funcionalidades específicas.

Desta forma, assim que o Mel chega do campo ele já recebe sua identificação/lote no sistema, o que vai acompanhar todo o ciclo do processo até o produto acabado ser expedido, faturado e recebido, tudo num único sistema integrado.

 

3) Informações Relevantes e BLEND

O sistema ERP é uma fonte valiosa de informações que podem ajudá-la a crescer sempre mais. No entanto, estas informações precisam estar devidamente organizadas e acessíveis com rapidez. Com o nosso sistema ERP para o setor de MEL você consegue controlar a blendagem com base nas entradas dos lotes por cor, umidade e outras análises técnicas para a qualidade do produto final.

Desta forma além de acompanhar/consultar o saldo de estoque por especificação do mel, o processo de blend passa a ser registrado e apontado dentro da Ordem de Produção, mantendo total controle, rastreabilidade e informação do processo da Blendagem.

É hora de dizer adeus à planilha de Excel!

 

4) Controle Tributário e Regulatório

As empresas normalmente estão sujeitas a regras, exigências e muita burocracia. Para o Setor MEL não é diferente. Por isso é importante escolher um ERP capaz de fiscalmente se manter atualizado em relação as obrigações fiscais ao mesmo tempo que viabiliza a operação e controle de forma eficiente. Com isso Atendendo as demandas e exigências dos agentes regulatórios, como o MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) por exemplo, no controle e geração das informações dos lotes vendidos e suas origens (lote vendido, lotes insumos, tambores, apicultores, etc).

 

Conte com a Brasão para fazer uma gestão de contratos eficiente

Nosso sistema ERP integrado e verticalizado para o setor de Mel é um grande aliado na gestão e operação dos processadores de mel. Por esta razão, torna-se o melhor por seré: abrangente e acessível, tem sua composição modular definida conforme as necessidades e disponibilidades da empresa cliente. Conheça o sistema ERP que está transformando a gestão das empresas de mel clicando no nosso banner abaixo! ou se preferir pode clicar aqui!

SISTEMA ERP PARA SETOR MEL

Deixe seu comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.