Blog

7 dicas importantes para cuidar da saúde financeira do seu negócio

7 dicas importantes para cuidar da saúde financeira do seu negócio

Você sabia que as pequenas e médias empresas que são mais cuidadosas com seus processos e padrões de gestão têm mais lucro e geram menos endividamento sobre seu patrimônio? Isso acontece porque um excelente nível de administração das finanças permite ao gestor apreciar, com muito mais transparência e confiança, a saúde financeira do seu negócio.

Dessa forma, quem está no controle da empresa é capaz de visualizar melhor as oportunidades de negócios novos, analisar os cenários futuros e fundamentar bem suas decisões. Mas o que você pode fazer para cuidar melhor da saúde financeira da sua empresa? É o que vamos te mostrar neste post. Vamos lá?

1. Tenha um plano de objetivos e metas

É essencial que sua empresa tenha um planejamento estratégico para seguir. Isso vai ser muito útil na hora de entender os rumos que a empresa está tomando, mas também para corrigir as tarefas que não estejam operando conforme se esperava.

Os planos de ação devem ter prazos de modo a possibilitar ao gestor entender os resultados referentes à execução de cada atividade.

2. Controle a performance de sua equipe

Depois de definir suas metas e os prazos em que elas devem ser cumpridas, é preciso criar (e usar!) indicadores e métricas para analisar o desempenho que a equipe está conseguindo entregar.

A mensuração de resultados ajuda a evitar perdas de tempo, retrabalhos e despesas desnecessárias, além de possibilitar o reforço do que tem funcionado e a correção do que precisa ser mudado.

3. Cuide de seu fluxo de caixa

Se o negócio tem um planejamento orçamentário e existe um ótimo monitoramento do fluxo de caixa da empresa, o gestor vai conseguir antever as obrigações e pagá-las a tempo; também será capaz de direcionar os recursos de maneira muito mais segura, sabendo quando poderá investir em equipamentos e na contratação de mais pessoal.

Isso fornece ao gestor, inclusive, informações precisas para saber se está tendo lucro ou não, algo essencial em qualquer negócio!

4. Corte as despesas dispensáveis e excessivas

Um controle de fluxo de caixa bem-feito também vai permitir enxergar onde há mais despesas na empresa, enumerando-as com precisão e observando seus respectivos custos. Dessa forma, o gestor vai descobrir se há gastos exagerados, que possam ser diminuídos; e se existem despesas completamente supérfluos, que possam ser cortados.

5. Organize os dados da empresa

Quando se lida com números, planilhas, apontadores e outros dados, é imprecindivel que eles estejam organizados. Isso facilita as tomadas de decisões e evita a perda de tempo para executar as funções e atividades da empresa.

Além disso, quando um negócio oferece sua documentação e seus registros muito bem-organizados, a equipe continua com sua operacionalidade em alta quando ocorrem saídas ou substituições de funcionários. Dessa maneira, o período de adaptação dos novos colaboradores é menor.

6. Tente alinhar suas obrigações com os recebimentos

Outra consequência do bom controle do fluxo financeiro é que o gestor consegue conciliar suas contas a pagar com a entrada de recursos na empresa. Assim, pode tentar ajustes com os fornecedores, para fechar contratos cujas ordens de pagamento tenham prazos logo após datas das contas a receber — de clientes que compraram a prazo, por exemplo, entre outras possibilidades.

7. Organize a carteira de clientes

Se a empresa tiver uma carteira de clientes que seja dividida conforme os perfis semelhantes e índices de inadimplência, será possível aperfeiçoar a gestão financeira e o relacionamento com sua clientela. Isso porque você conseguirá identificar melhor as demandas de cada perfil e proporcionar produtos e serviços mais ajustados aquela categoria, com promoções e ofertas exclusivas, bem como se preparar melhor para determinados cenários.

Colocando essas dicas em prática, a saúde financeira de seu negócio ficará sempre favorável! E então, como você tem cuidado da gestão, da estratégia e do monitoramento de resultados em sua empresa? Comente contando para a gente e continue de olho no nosso blog!

Veja também:

Veja como você pode melhorar o fluxo de caixa na sua empresa:

Whitepaper Gratuito: Guia prático do Fluxo de Caixa

Deixe seu comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.