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Entenda a importância de diversificar produtos e serviços na sua empresa

Gestão Empresarial 10.12.2020 4 minutos de leitura Voltar
Diversificar produtos e serviços

Diversificar produtos e serviços é uma maneira de aumentar a carteira de clientes, bem como a satisfação deles. Também é uma decisão corajosa para abrir novas possibilidades, mercados e fontes de receita. Mas como fazer isso? E de que maneira organizar essa novidade com responsabilidade administrativa? É o que vamos discutir neste artigo. Siga em frente!

Por que diversificar produtos e serviços

Muitas vezes o seu produto principal já atingiu um limite de crescimento em termos de alcance de clientes. Considerando a concorrência e que muitos buscam outras alternativas para complementar o que compram com a sua empresa, a chance de melhorar a receita depende, muitas vezes, de alguma novidade, de algo que apenas a iniciativa de diversificar produtos e serviços pode oferecer.

Imagine, por exemplo, uma empresa que produz móveis para banheiro. Normalmente, os clientes no varejo compram o móvel com essa moveleira, mas a bancada, de mármore, granito, marmorite ou cerâmica, precisa ser adquirida com outro fornecedor. Para melhorar o valor agregado dos produtos e até conquistar mais clientes, uma decisão importante seria vender o conjunto completo.

Claro que essa moveleira não precisa investir na extração de minério para desenvolver os produtos. No entanto, é possível comprar as bancadas já prontas com um fornecedor e vender o conjunto pronto. Isso, inclusive, amplia as possibilidades de portfólio para além dos móveis, permitindo a entrada em um mercado de decoração mais abrangente. Todo esse esforço pode significar o crescimento do negócio.

Naturalmente que, para expandir, é preciso vender mais e melhorar o faturamento. Assim, ampliar o portfólio é uma ação preliminar em todo o trabalho de desenvolvimento corporativo. A diversificação ainda pode atender a uma necessidade de inovação, de melhoria das rotinas e de reposicionamento da marca.

Como promover a diversificação de portfólio

É claro que, por mais que seja positivo, começar a diversificar produtos e serviços sem critério algum pode causar um efeito inverso e, em vez de auxiliar no crescimento da sua empresa, contribuir para o endividamento dela. Portanto, alguns cuidados são fundamentais antes de dar esse passo. A seguir, vamos indicar um caminho para que a execução dessa manobra seja bem-sucedida. Acompanhe!

1 – Comece planejando

Planejamento é a base de tudo. Não se trata de mera formalidade, burocracia ou falta de ação rápida. É, na verdade, um gesto de cautela, segurança e prudência. No planejamento você precisa considerar os seguintes aspectos para diversificar produtos e serviços:

  • Por que eu quero diversificar? É para resolver um problema de caixa? Para aumentar o faturamento? Ou tem a ver com a estratégia de crescimento da empresa?
  • Como vou diversificar? Quais os produtos novos que serão introduzidos? Para quem eles serão vendidos? Como a comunicação com o mercado será feita?
  • Como está o mercado? Existe demanda para essa diversificação? Como está a concorrência? Há espaço para uma nova empresa atuar com esse novo produto ou serviço?
  • Quais serão os custos? Quais investimentos serão necessários para colocar esse projeto em pé? Quantos novos fornecedores serão necessários? O retorno estimado compensa esse aporte financeiro?

Após responder a essas perguntas e ter uma definição clara para cada resposta, é hora de colocar a mão na massa!

2 – Siga testando

O passo seguinte é testar. Produzir em larga escala e depois ver que o produto não funciona ou que o serviço não atende às necessidades dos clientes é um perigo grande. Assim, os primeiros movimentos devem incluir a testagem em um pequeno grupo de clientes. Esta etapa pode servir para que a empresa se certifique sobre o funcionamento do produto ou serviço, a aceitação dele ou a necessidade de algum ajuste.

No fim das contas, é um trabalho que também contribui para uma mensuração mais exata dos custos envolvidos e do lucro potencial. Se os ajustes forem tantos que descaracterizam o planejamento inicial e elevam os gastos, talvez seja o caso de repensar. Esta é exatamente a hora de entender como o seu novo produto ou serviço vai se comportar.

Com essas informações em mãos e uma segurança maior a respeito da visão dos clientes sobre a sua iniciativa em diversificar produtos e serviços, chegou a hora da divulgação!

3 – Lance e divulgue

Após a fase de testes, é hora de espalhar seu produto ou serviço para o mercado. Neste momento é hora de traçar uma estratégia de divulgação. A etapa de testes pode fornecer um suprimento de informações valiosas para serem trabalhadas. A satisfação dos clientes e os resultados obtidos são grandes chamarizes.

Você pode preparar e-mails marketing para os seus clientes já ativos, para que eles estejam a par do que está acontecendo no seu negócio. Outra ação necessária é o reforço no marketing e nos treinamentos para o time comercial, de modo que ambos estejam focados em vender a novidade.

4 – Faça o acompanhamento

Diversificar produtos e serviços não termina com o lançamento e a divulgação deles. Depois ainda é necessário acompanhar todo o ciclo, desde o estoque até o controle do caixa, passando por produção e vendas. A recepção dos clientes também é algo muito importante. Nesse sentido, o esforço de pós-vendas tem um valor adicional: auxilia na satisfação do seu público.

Por fim, considerar esta etapa ainda adiciona um novo universo de possibilidades, pois se a diversificação estiver sendo bem-sucedida, você pode coletar oportunidades para expandir ainda mais.

Um sistema de gestão para diversificar produtos e serviços com segurança

Como esse processo de diversificar produtos e serviços requer o acompanhamento dos indicadores da empresa antes, durante e depois do lançamento da novidade, é essencial que o seu negócio conte com um bom software de gestão empresarial. Aqui na Brasão, nós oferecemos o ERP Radar Empresarial, que tem funcionalidades para gerenciar a produção, o estoque, as vendas, o RH e todas as rotinas financeiras e tributárias.

ERP para indústria

Então, para diversificar produtos e serviços com informações bem fundamentadas, corretas e precisas, conte com a gente! Para saber mais sobre a nossa solução, entre em contato! E se você tiver alguma dúvida sobre o ERP que oferecemos ou sobre as informações deste artigo, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo!

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