Skip to main content

Blog

[E-book] Saiba como fazer um planejamento orçamentário eficaz

Gestão Financeira 31.08.2018 5 minutos de leitura Voltar

O controle das finanças é uma preocupação de qualquer gestor, independentemente do porte ou segmento da empresa. Afinal, entender o panorama financeiro é fundamental para reduzir riscos e ter confiança para investir. Neste sentido, o planejamento orçamentário é um importante aliado.

Com essa ferramenta, é possível projetar o futuro do negócio a partir da análise de informações internas e externas, o que garante mais assertividade e segurança na tomada de decisões. Mas você sabe como fazer o planejamento orçamentário da sua empresa? Para responder essa questão, elaboramos um e-book com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que é e como fazer o planejamento orçamentário

Começamos o e-book falando sobre o que é o planejamento orçamentário e qual é a sua importância para as empresas já que, apesar de fundamental, muitos empreendedores ainda se arriscam a administrar o seu negócio sem o apoio desta ferramenta.

Neste capítulo, você vai entender que elaborar o planejamento orçamentário é como tentar prever o futuro. Porém, em vez de contar com algum dom sobrenatural, sua empresa vai se apoiar em informações internas e externas, como da concorrência e do mercado financeiro, para projetar o futuro do negócio.

Além disso, vamos falar sobre como fazer o planejamento orçamentário, ou seja, quais dados são necessários para estruturar essa previsão e quem são as pessoas responsáveis pela sua elaboração. Você vai ver, por exemplo, qual é a importância do planejamento de vendas e do orçamento de custos, despesas e investimentos neste processo.

A importância da tecnologia

Quando falamos em planejamento orçamentário, você pode imaginar que muitos números estão envolvidos nesse processo, não é mesmo? E é justamente pela grande quantidade de dados utilizados durante a elaboração deste documento que contar com a tecnologia é fundamental! Afinal, não dá pra colocar o futuro da empresa em planilhas manuais suscetíveis a erros.

Por isso, no segundo capítulo do nosso guia sobre planejamento orçamentário, falamos a respeito da importância da tecnologia como aliada neste processo. Com soluções tecnológicas adequadas ao perfil da empresa, é possível ter mais segurança na coleta dos dados e, além disso, identificar e solucionar riscos e erros com mais rapidez.

Acompanhamento de resultados

Fazer um planejamento orçamentário não vale de nada se não houver acompanhamento dos resultados. Por isso, no terceiro capítulo do e-book, falamos sobre a importância deste processo para que o planejamento possa, de fato, ser colocado em prática.

Apesar dos esforços para prever o futuro financeiro da empresa, é possível que algumas surpresas acabem ocorrendo. Imagine, por exemplo, que um novo concorrente possa surgir de repente ou mesmo que o país passe por uma crise econômica inesperada. Diante de situações como essas, a realidade pode ser um pouco diferente daquela que havia sido prevista no planejamento orçamentário.

É por esse motivo que acompanhar os resultados da empresa é ainda mais importante: com o controle contínuo, é possível identificar as adversidades e replanejar as ações da empresa de acordo com o panorama atual. Para isso, é importante que todos os gestores se envolvam no processo e que haja supervisão constante dos relatórios da empresa, como o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício).

A cultura do planejamento

Planejar é importante, mas, além disso, é necessário que os colaboradores estejam motivados a executar aquilo que foi previsto. Neste sentido, criar uma cultura de planejamento é essencial para que todos se empenhem no controle dos gastos e na otimização das receitas.

Imagine que, em uma empresa fabricante de eletrodomésticos, um grande número de peças esteja sendo descartado por causa do manuseio incorreto pelos funcionários. Em situações como essa, é importante conscientizá-los sobre os gastos envolvidos nesse processo, a fim de que eles também possam se engajar para reduzir o descarte e, consequentemente, os custos com o material.

Assim, além de ter mais cuidado, os próprios colaboradores podem se sentir à vontade para discutir a questão, sugerir soluções e participar da cultura do planejamento. Para que isso aconteça, é importante investir na capacitação de toda a equipe, não apenas dos gestores.

Confira o e-book sobre planejamento orçamentário

Esse é um resumo do que você vai conferir no Guia do Planejamento Orçamentário, elaborado para ajudar você a ter mais segurança em relação à saúde financeira do seu negócio. Se a sua empresa já faz o planejamento, confira se há algo mais a fazer para aprimorá-lo ainda mais. Já se o seu empreendimento ainda não conta com um planejamento orçamentário, leia o material e dê os primeiros passos para colocá-lo em prática no seu negócio e conquistar resultados operacionais e financeiros positivos e surpreendentes!

Para baixar o e-book gratuitamente, basta clicar na imagem abaixo:

Esperamos que o conteúdo seja útil para você e sua empresa. Em caso de dúvidas, estamos à disposição e, se você preferir, você pode deixar o seu comentário no espaço abaixo para entrar em contato com a nossa equipe.

Deixe seu comentário