Skip to main content

Blog

Como fazer o endereçamento de estoque em distribuidoras: guia completo de como fazer

ERP Estoque e Produção Gestão de Estoque 26.08.2024 5 minutos de leitura Voltar

Se você é dono de uma distribuidora, sabe que a gestão de estoque é uma das partes mais importantes. Afinal, um armazém organizado evita atrasos, erros e prejuízos. O endereçamento de estoque surge como uma excelente estratégia!

Imagine encontrar produtos com facilidade no momento que mais precisa, evitar erros de entrega, otimizar o espaço do armazém e tornar o processo de inventário mais rápido. Grandes empresas, como Amazon, já usam o endereçamento de estoque para otimizar suas operações.

Para aproveitar mais dos benefícios oferecidos pela prática, vamos te mostrar como ela pode destravar todo o potencial de crescimento da sua distribuidora. Confira o guia completo e aprenda o passo a passo para aplicar!

O que é o endereçamento de estoque?

Quando atribuímos locais específicos para cada produto em um armazém ou centro de distribuição, estamos falando de endereçamento de estoque. Mas por que ter a prática na empresa? Você entenderá mais adiante no conteúdo!

Quais são os tipos de endereçamento de estoque?

Não existe apenas um tipo de endereçamento de estoque para ser utilizado no dia a dia da empresa. Vamos conhecer as características e alguns prós e contras dos modelos existentes!

Endereçamento de estoque fixo

Neste método, cada produto possui um local fixo e permanente no armazém. Por isso, é ideal para itens de alta rotatividade ou quando há uma quantia limitada de produtos. 

A principal vantagem é a facilidade de localização, já que os colaboradores sempre sabem onde encontrar cada mercadoria. No entanto, pode resultar em espaços ociosos se a demanda variar.

Endereçamento de estoque dinâmico

Ao contrário do endereçamento de estoque fixo, os produtos não possuem um local permanente e podem ser armazenados em diferentes lugares conforme a necessidade. 

Portanto, consideramos o método mais flexível ao otimizar o uso do espaço, mas requer um sistema eficiente de gestão de estoque para todos os itens serem sempre localizados rapidamente.

Por que fazer o endereçamento de estoque na distribuidora?

Com um sistema de endereçamento de estoque bem definido, os colaboradores localizam e recolhem os produtos de maneira mais rápida. Assim, diminui o tempo de busca e aumenta a produtividade, o que atende aos pedidos dos clientes com mais agilidade.

E não há somente redução de tempo, como de erros também. Uma vez que cada item possui um local específico, as distribuidoras erram menos no picking e no armazenamento.

Ainda podemos citar a melhora na gestão de inventário, pois é possível encontrar rapidamente cada mercadoria na realização de auditorias periódicas, detectando discrepâncias com mais facilidade.

3 tecnologias que facilitam o endereçamento de estoque na distribuidora

A adoção de tecnologias modernas transforma a maneira como o endereçamento de estoque é gerenciado. A Amazon, por exemplo, opera em um modelo bem tecnológico e utiliza robôs, como Kiva e The Amazon, para aprimorar a movimentação de cargas, separação de pedidos e reposição rápida de estoque.

Considerando o uso de ferramentas para otimizar ainda mais o estoque da empresa, a seguir, separamos as principais opções para você conhecer e implementar.

RFID

RFID é sigla para Radio-Frequency Identification. Em outras palavras, utiliza ondas de rádio para capturar e armazenar dados sobre os produtos. 

Cada item possui uma etiqueta RFID que emite sinais de rádio, e um dispositivo apropriado consegue ler esses sinais, mesmo à distância e sem necessidade de linha de visão direta.

Assim, ajuda no rastreamento em tempo real dentro do centro de distribuição, na redução de erros e na aceleração dos processos de recebimento e expedição de mercadorias.

Códigos de barras

Os códigos de barras são uma tecnologia mais tradicional, mas ainda altamente válida para a gestão de estoque. Cada produto recebe uma etiqueta com um código que pode ser escaneado para registrar sua movimentação.

É uma opção com custo acessível de implementação e manutenção, diminui a probabilidade de erros manuais na gestão de inventário e é de fácil uso, principalmente integrado com a próxima tecnologia que indicaremos.

ERP

Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) são soluções abrangentes que integram todos os processos empresariais em uma única plataforma. Por isso, proporcionam uma visão completa e atualizada do estoque para o gestor tomar decisões mais precisas em tempo real por meio de relatórios avançados.

Além disso, a implementação do software ERP reduz a necessidade de intervenções manuais, automatizando tarefas repetitivas, como o acompanhamento de cada item que entra e sai do armazém diariamente.

Passo a passo: implementando um sistema de endereçamento de estoque

Uma vez que você já entendeu o que é e a importância do endereçamento de estoque, vamos ensinar a como implementá-lo na sua distribuidora. Confira os passos!

Liste as necessidades do armazém

Antes de tudo, entenda o que o seu armazém precisa. Considere:

  • Volume de produtos gerenciados diariamente;
  • Rotatividade dos itens;
  • Capacidade física e uso do espaço;
  • Encontrar quais mercadorias exigem condições especiais de armazenagem (temperatura controlada, por exemplo).

Planeje o layout do estoque

Após listar as necessidades, planeje o layout para seu armazém. O ideal é que ele tenha:

  • Acesso fácil: os itens mais movimentados devem estar em locais de fácil acesso para agilizar o processo de picking;
  • Racionalização do espaço: o espaço vertical também pode ser aproveitado com prateleiras, racks e paletes;
  • Zonificação: o espaço deve ser dividido em zonas específicas para diferentes categorias, como itens volumosos ou frágeis;
  • Mapeamento: as zonas e locais de armazenamento devem ser mapeadas para facilitar a navegação e a localização dos itens.

Defina as ferramentas certas

Dentre as tecnologias mencionadas anteriormente, você deve escolher aquelas que realmente fazem diferença no seu endereçamento de estoque. Nem sempre vale a pena ter apenas os códigos de barras à disposição, pode ser mais vantajoso integrar com o ERP, por exemplo.

Implemente e monitore o sistema

Por fim, é hora de implementar o sistema, configurando as ferramentas escolhidas e treinando a equipe para usarem os recursos corretamente. 

Mas não pare por aí. Monitore o sistema continuamente para entender se está funcionando conforme o esperado. Por exemplo, você pode usar a função de gerar relatórios pelo ERP para encontrar gargalos e aplicar ajustes.

Conclusão

Não perca mais tempo e dinheiro com um armazém desorganizado. O endereçamento de estoque fornece mais agilidade, organização e lucratividade para o negócio.

Precisa de um ERP completo e que atenda as necessidades de gestão na sua distribuidora? Então, conheça o software moderno e robusto fornecido pela Brasão. Fale com um de nossos consultores!