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ERP para serviços: saiba como escolher o software ideal

Prestação de Serviços 23.04.2020 5 minutos de leitura Voltar
ERP para serviços

Só quem trabalha com a prestação de serviços sabe o tamanho dos desafios envolvidos na gestão de uma empresa desse segmento. Além de gerenciar questões como pontualidade, prazos de execução e períodos limitados de geração de receita, ainda há toda a preocupação com a satisfação dos clientes e a qualidade da mão de obra. Nesse contexto, contar com o suporte de um ERP para serviços pode fazer toda a diferença!

Especialmente se considerarmos que o suporte desse tipo de tecnologia contribui para aproximar a empresa de seus clientes. Afinal, colocar a satisfação do consumidor no centro da estratégia é cada vez mais imperativo para empresas que querem crescer e se destacar da concorrência.

Mas para que isso aconteça, informações como perfil, hábitos e demandas dessa clientela precisam funcionar de forma integrada com as atividades e processos internos da empresa. É aqui que um ERP para serviços pode ser capaz de transformar o fluxo de trabalho! Esse sistema de gestão integrada ajuda a reunir informações de diversas áreas do negócio e fornecer dados para uma tomada de decisão cada vez mais assertiva.

Entenda como o ERP pode contribuir para a gestão da empresa

Não é segredo que o mercado de soluções para gestão está em constante transformação, com softwares, aplicações e novas tecnologias nascendo constantemente. De tempos em tempos, contudo, algumas ferramentas ganham destaque pela praticidade e, rapidamente, se consolidam na rotina de gestão ao redor do mundo: esse é o caso do Enterprise Resource Planning, o ERP!

Esse tipo de software é constituído de vários módulos integrados, cada um deles responsável por processar e controlar os diferentes departamentos de uma empresa. Assim, todas as informações ficam integradas em um único banco de dados. Isso permite que os gestores — e as equipes, é claro — tenham uma visão geral de tudo o que acontece de forma segura e atualizada.

Pensando em uma situação prática, imagine uma empresa que presta serviços de climatização. No portfólio, ela oferece instalação de aparelhos, limpeza e manutenção de filtros e até o desenvolvimento de projetos personalizados, comerciais e domiciliares. O problema é que, por conta do portfólio extenso, fazer a gestão da empresa se tornou um grande desafio!

Isso porque a maioria dos profissionais está trabalhando em campo durante todo o dia, dificultando o controle dos gestores a respeito do andamento dos serviços. Sem esse controle, fica ainda mais difícil planejar as demandas do estoque, prejudicando o trabalho da equipe de suprimentos e criando uma bola de neve que, geralmente, termina em prejuízo para o fluxo de caixa.

Só que, com o suporte de um ERP para serviços, todos esses processos ganham uma dinâmica completamente nova. Suas equipes de campo conseguem atualizar o status do serviço à distância, via aplicativo, abrindo espaço para que os gestores façam um controle mais preciso da agenda de atendimentos.

Paralelamente, as informações operacionais também podem ser controladas e atualizadas com mais precisão. Se um aumento repentino na demanda, por exemplo, ocasionar uma diminuição das peças e equipamentos no estoque, sua equipe de compras consegue visualizar e mapear com facilidade quais as reposições mais urgentes, cadenciando a aquisição de suprimentos de forma organizada.

Sem contar que um ERP para serviços também organiza todas as informações financeiras importantes da sua empresa em um só lugar: você consegue visualizar a margem de lucro de cada atendimento, estudar o volume de serviços em períodos isolados e até mesmo comparar o faturamento com anos ou meses anteriores, ajudando na tomada de decisões e na orientação de futuros investimentos!

O que procurar em um bom ERP para serviços

É claro que, mesmo com o potencial de oferecer todo um universo de benefícios para a gestão da empresa, a contratação e implementação de um ERP para serviços deve obedecer alguns critérios importantes. Isso porque, para alcançar bons resultados, você precisa optar por uma solução que consiga atender plenamente suas necessidades.

Por isso, o ideal é contar com uma ferramenta capaz de contribuir com processos como a gestão de relacionamento com os clientes, o apontamento de horas trabalhadas e despesas, o controle de insumos e equipamentos e, especialmente para o setor de serviços, um controle detalhado do cronograma de atendimento.

Além disso, ferramentas de registro que ajudem na manutenção do controle de qualidade também são aliadas poderosos da gestão. Afinal, uma empresa de serviços precisa gerar receita o tempo todo, e isso significa manter os seus clientes sempre satisfeitos, seja para contratação do serviço mais uma vez, seja para indicação de novos clientes.

Trocando em miúdos, a verdade é que um bom ERP para serviços vai fornecer dados confiáveis para fazer o planejamento da empresa, controlar os custos com mais segurança, automatizar tarefas da gestão de pessoas e facilitar o manejo de relatórios personalizados conforme as necessidades do seu negócio.

E a boa notícia é que todas essas funcionalidades estão presentes no ERP Radar Empresarial, oferecido pela Brasão Sistemas. Com ele, você tem mais controle sobre compras, andamento de serviços, estoque, produção e várias outras áreas fundamentais para a sua empresa de serviços!

Para saber mais sobre a nossa solução, acesse nosso site ou entre em contato com a gente! Temos uma equipe sempre a postos para atendê-lo e para tirar todas as suas dúvidas. Se preferir, deixe um comentário no espaço abaixo para continuarmos essa conversa.

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