Skip to main content

Blog

Gestão de custos: como reduzir os gastos e economizar?

Gestão Financeira 31.08.2016 5 minutos de leitura Voltar

Uma correta gestão de custos traz diversos benefícios para uma empresa: precificação de produtos e serviços adequada, maximização dos lucros, eficiência operacional, retorno sobre o investimento, entre outros.

Gerir custos adequadamente significa entender quais são os gastos da empresa e otimizar os investimentos de maneira a economizar o capital, mas isso não significa que seja uma atividade que deva preocupar somente a alta gestão.

Cada setor deve ser responsável pela economia de recursos e redução de gastos em sua área, contribuindo para o sucesso de todos. Mas que atitudes podem ser tomadas para reduzir gastos, economizar e realizar uma boa gestão de custos?

O que é gestão de custos?

Gestão de custos é o processo de gestão de todos os recursos investidos no negócio, desde os salários dos funcionários até o papel utilizado nas impressoras.

Os custos são divididos em dois grupos: custos fixos e custos variáveis. Os custos fixos são aqueles que independem da sua produção, ou seja, têm pouca variação ao longo dos meses e existem mesmo que a empresa não venda nada. São exemplos: o salário dos funcionários, aluguéis, manutenção de equipamentos, luz, água, telefonia, entre outros.

Os custos variáveis são aqueles ligados à produção ou venda, isto é, variam de acordo com a demanda. Podemos citar, por exemplo, os custos com fornecedores, comissões de vendas, matéria-prima, entre outros.

Fazer com que esses custos gerem receita suficiente para que a empresa mantenha-se perene e competitiva no mercado é o grande objetivo da gestão de custos.

Como reduzir custos e economizar?

Cada empresa enxerga suas necessidades de redução de gastos de uma maneira, mas existem atitudes simples e fáceis de serem implementadas que pode contribuir para uma melhor gestão de custos e consequente redução de gastos.

#1 Eliminação de desperdícios

Uma maneira de reduzir gastos na empresa é eliminar desperdícios com coisas simples, como impressões, copos descartáveis, computadores ligados no horário do almoço e outros insumos diários que praticamente nem percebemos que usamos em demasia. Criar campanhas de conscientização, investir em canecas personalizadas da empresa para eliminar os gastos mensais com copos descartáveis e fomentar melhores práticas no uso de recursos naturais são algumas ideias que você pode aplicar.

#2 Melhoria na gestão de processos

Processos lentos e burocráticos custam dinheiro para a empresa, pois consomem mais insumos (como papel, ligações, impressões, etc.) e também o tempo das pessoas que têm que se dedicar a atividades pouco contributivas para os resultados. Ao mapear e otimizar processos, você ganha agilidade no fluxo de informações, contribui para que todos os setores desempenhem suas atividades com qualidade e eficiência e ainda elimina os gargalos que tornam os processos lentos.

#3 Controle de fluxo de caixa

Como o fluxo de caixa é a bússola da gestão de custos, a empresa também deve ter um controle de entradas e saídas de dinheiro muito bem estruturado, o que pode ser atingido com a adoção de uma ferramenta de gestão. Mas há que contar também com a contribuição de todos os setores para que estes reportem seus gastos ao financeiro, a fim de não haver inconsistências no fechamento do caixa.

#4 Fidelização de clientes

Em tempos de crise, uma das áreas que mais sofrem com o corte de gastos é o marketing. Entretanto, mantê-lo ativo é fundamental para continuar atraindo oportunidades de negócios, especialmente no que se refere à fidelização de clientes. Clientes fiéis compram mais e costumam ter um ticket médio maior do que os clientes novos, sem contar que você investe menos para manter um relacionamento com eles do que atrair novos clientes.

#5 Integração de sistemas

Com a adoção de tecnologias para otimizar o trabalho, a empresa já ganha em produtividade e eliminação de tarefas manuais. Mas com a integração de sistemas, a empresa ganha agilidade, eficiência e produtividade, contribuindo tanto para a redução de gastos como também para o aumento de receitas.

Gestão de custos é apenas um dos elementos que contribuem para o sucesso de um empreendimento. Quer saber quais são os demais? Assine nossa newsletter aqui ao lado e fique atento ao seu e-mail!

cta-blog-2

Deixe seu comentário