Skip to main content

Blog

Entenda por que fazer a gestão de custos na indústria metalmecânica

Gestão de Custos 24.09.2020 4 minutos de leitura Voltar
Gestão de custos na indústria metalmecânica

Tudo em uma empresa envolve dinheiro. Não é insensibilidade dizer isso. Até porque os objetivos que normalmente ficam evidentes, como o cuidado com o cliente, o respeito aos colaboradores e o protagonismo no mercado, são sinceros, mas apenas possíveis de serem alcançados se os recursos forem bem administrados. Por isso a gestão de custos na indústria metalmecânica é tão importante.

E por que mencionamos a indústria metalmecânica? Porque é um setor que tem necessidades específicas e está envolvido em uma cadeia produtiva cheia de oportunidades. Por isso, ainda que a gestão de custos seja um cuidado necessário e comum a todo tipo de negócio, as características específicas de cada empresa precisam ser consideradas.

O que é a gestão de custos na indústria metalmecânica

Em resumo, a gestão de custos é a administração correta dos gastos de uma empresa. Ela é diferente da gestão financeira, por exemplo, que é mais abrangente. No caso dos custos, o objetivo é otimizar esses gastos e garantir melhor performance e maior lucro para a empresa.

É neste ponto que a gestão de custos na indústria metalmecânica encontra a sua especificidade: em muitos outros negócios, a variedade de fornecedores, equipamentos e até profissionais é maior, garantindo uma flexibilidade nas negociações e na busca por soluções que reduzam o comprometimento financeiro do negócio.

No setor metalmecânico, porém, é preciso ter muito critério na escolha dos fornecedores, que nem sempre estão em número suficiente para que se possa trocar com facilidade. Além disso, há todo um relacionamento, uma dinâmica muito específica no setor industrial que limita a migração de um parceiro comercial para outro.

Por conta disso, a gestão de custos na indústria metalmecânica exige mais informações, mais critério e mais cuidado. Basicamente, é um trabalho que envolve acompanhar os gastos da empresa e buscar como otimizá-los e reduzi-los. Se a possibilidade de fazer isso junto aos fornecedores é baixa, então é necessário olhar para as outras áreas do negócio.

Gestão de custos

Por que fazer a gestão de custos?

A gestão de custos na indústria metalmecânica auxilia no acompanhamento dos gastos. Dessa maneira, é possível tomar decisões que contribuam para a rentabilidade e o desempenho financeiro da empresa. Ela contribui, também, para as definições envolvendo precificação, para adequar as demandas comerciais e ajustar o planejamento estratégico.

Como fazer a gestão de custos na indústria metalmecânica

Toda empresa tem uma série de custos: insumos, energia elétrica, logística, folha de pagamento, equipamentos, marketing, impostos, entre outros. O primeiro passo é separar esses gastos conforme sua característica:

  • Diretos: que incidem diretamente sobre o produto oferecido, como a matéria-prima.
  • Indiretos: não relacionados diretamente aos produtos, como o serviço de internet.
  • Fixos: demandas que existem independentemente da produtividade, como a energia elétrica.
  • Variáveis: oscilam conforme as necessidades sazonais, como a comissão da equipe comercial.

Após separar os gastos, é preciso encontrar maneiras de controlá-los. Em relação à matéria-prima, por exemplo, é possível fazer constantes negociações com fornecedores, a cada novo pedido, estabelecendo um acordo que contribua para seu faturamento.

O investimento em novos equipamentos, embora traga uma elevação de custo por um determinado período, pode ser uma decisão acertada se considerarmos os ganhos com redução do consumo de energia elétrica e de mão de obra necessária e o aumento de produtividade. A manutenção preventiva também entra neste quesito.

Portanto, é necessário ter um olhar atento para cada grupo de custos e visualizar constantemente como eles podem ser diminuídos sem perder a qualidade e sem prejudicar a confiança do seu cliente no que você oferece.

Campanhas de controle de desperdício e formação dos colaboradores para evitar erros e não conformidades também são essenciais para o controle de custos. Um bom trabalho de contabilidade ainda pode fazer a diferença ao encontrar maneiras legais de diminuir o peso dos impostos sobre o orçamento da empresa.

Solução para controlar os custos

Para conseguir fazer uma correta gestão de custos na indústria metalmecânica, a informação é um item primordial. Neste sentido, um software ERP pode auxiliar com muita precisão. Por integrar todas as informações da fábrica, dos diferentes setores, é possível ter uma visão abrangente de como os trabalhos estão sendo conduzidos e atuar pontualmente nas áreas que merecem mais atenção.

Da mesma forma, os dados contábeis ficam mais organizados, o volume de produção pode ser acompanhado e o gerenciamento de estoque se torna mais fácil, o que contribui para as negociações com os fornecedores e o planejamento a respeito da necessidade de se adquirir insumos.

A Brasão oferece um software ERP completo capaz de contemplar todos os setores de uma indústria metalmecânica e, dessa forma, auxiliar em uma gestão de custos eficaz. Lembre-se que, com esse cuidado, você é capaz de precificar melhor, diminuir os riscos do negócio, reduzir os gastos e aumentar a qualidade do que você produz.

Entre em contato conosco e entenda melhor! Se preferir, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo.

Implantação de software ERP