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Saiba como fazer uma gestão de pessoas eficiente no setor de serviços

Gestão de Pessoas Prestação de Serviços 08.01.2020 5 minutos de leitura Voltar
gestão de pessoas eficiente no setor de serviços

O segmento de serviços tem uma particularidade: nada nele pode ser feito por máquinas. Todo atendimento, especialmente o presencial, é uma relação de gente com gente. Por isso, fazer uma gestão de pessoas eficiente no setor de serviços é essencial para garantir as condições necessárias para que os funcionários consigam desenvolver e prestar um atendimento de excelência.

Sabemos que esse é um dos grandes desafios dentro da administração das empresas prestadoras de serviços. Mas também entendemos que ele pode ser superado. Só que para isso as organizações precisam se organizar e colocar para funcionar a sua área de RH, mais precisamente, fazê-la funcionar de maneira estratégica.

Os pilares de uma gestão de pessoas estratégica

Para começar, é importante ter estabelecido os cinco pilares de uma gestão de pessoas estratégica. A partir dessa base bem estruturada, é possível desenvolver outras atividades. Vamos conhecer primeiro os pilares:

1 – Equipe motivada

É fundamental manter os profissionais trabalhando juntos, visando os mesmos objetivos. E isso não se consegue apenas com bons salários: é preciso encontrar formas de incentivar os funcionários de outras maneiras, como oferecer um ambiente de trabalho agradável, prêmios e bonificações, por exemplo. Um item que é imprescindível é o reconhecimento pelo bom atendimento diante dos colegas. Na maioria das vezes, esse tipo de valorização é levado mais em conta do que qualquer valor em dinheiro.

2 – Treinamento em dia

Estamos falando de prestação de serviços, certo? Então, manter o profissional atualizado em relação ao serviço que ele está oferecendo é essencial. Conhecimento nunca é demais, pois assim o atendimento fica muito mais qualificado e alcançar o sucesso fica muito mais fácil. Diante disso, é importante que os gestores olhem os treinamentos como investimento e não como gasto, porque isso demonstra aos colaboradores que a organização os valoriza e acredita no potencial deles.

3 – Comunicação em dia

Comunicação é tudo dentro de qualquer negócio hoje em dia, por isso, é importante que todos estejam comprometidos em estabelecerem uma comunicação clara e objetiva dentro da empresa prestadora de serviço. Inclusive, gestores e líderes devem orientar os funcionários para garantir que todos estejam alinhados às metas estabelecidas no planejamento estratégico. Assim, cada um será capaz de entender seu papel na empresa.

4 – Trabalho em equipe

Outra questão estratégica é ter uma gestão de pessoas no modelo horizontal, em que os trabalhadores buscam um resultado comum ― e não cada um ter um objetivo individual. Para que isso aconteça com qualidade, os gestores precisam manter o grupo integrado e colaborando para atingir as metas do trabalho. Um passo importante aqui é fazer com que as equipes conheçam as atividades dos outros setores, o que permite que deixem de lado uma visão limitada da sua atividade e enxerguem de modo amplo toda a empresa.

5 – Desenvolvimento pessoal e profissional

O último pilar diz que a empresa precisa levar em consideração tanto os interesses da empresa quanto dos funcionários, investindo em seu desenvolvimento. Isso significa que é necessário considerar o aprimoramento das habilidades profissionais, que pode ser feito por meio dos treinamentos, mas também estimular o crescimento pessoal para que os colaboradores se tornem cidadãos melhores. Para isso, pode-se oferecer cursos de relacionamento interpessoal, música, teatro, entre outros.

Como ter uma gestão de pessoas eficiente no setor de serviços

As empresas prestadoras de serviços geralmente precisam de um elevado número de colaboradores para realizarem suas atividades com qualidade. Pense, por exemplo, em um hotel com 100 quartos que oferece, além da hospedagem, café da manhã, almoço e jantar aberto ao público. É preciso, no mínimo, entre 40 e 50 pessoas para que o serviço fique dentro dos padrões aceitáveis de bom atendimento, limpeza e higiene.

Porém, nem sempre é fácil manter uma equipe desse tamanho bem alinhada, qualificada e ciente dos objetivos da empresa e de como cada pessoa pode contribuir, de maneira individual, para que o negócio consiga os resultados desejados. Para conseguir uma unidade, é preciso ter uma gestão de pessoas eficiente no setor de serviços.

Para iniciar, é necessário focar esforços na contratação. Analise os currículos, faça entrevistas e admita somente as pessoas que forem adequadas para as funções que você deseja. Não tente apenas tapar um buraco. O que começa certo tem mais chances de continuar certo. Depois a prestadora de serviços deve concentrar esforços no restante da trajetória do funcionário dentro da empresa.

Quer dizer que os gestores e líderes precisam ficar de olho em alguns pontos relacionados ao trabalho, ao ambiente e à carreira de seus comandados. Entre eles, podemos destacar:

  • Qualificação do colaborador: sempre que necessário, faça uma revisão das atividades, converse com a equipe, repasse procedimentos, enfim, nunca deixe passar algo que não esteja dentro das boas práticas do serviço que você presta. Isso mostra que há atenção com o trabalho.
  • Plano de cargos e salários: esse tipo de benefício é uma ótima ferramenta para reter talentos, pois mostra aos funcionários que a empresa está preocupada com o futuro e o crescimento deles. Com esse plano, o colaborador sabe onde pode chegar e como fazer isso.
  • Desenvolvimento de lideranças: toda empresa precisa de líderes, que não necessariamente precisam ser os gestores. Eles vão atuar no sentido de unir as equipes para que o trabalho seja desenvolvido de forma integrada. Além disso, esse líder pode atuar como um espelho, uma inspiração para os outros funcionários.
  • Programa de valorização e desenvolvimento de talentos: aqui é o mesmo caso do plano de cargos e salários, pois funciona como uma forma de demonstrar preocupação com o futuro do colaborador dentro da empresa. Esse tipo de programa ajuda a reter os melhores profissionais e ajuda a diminuir o turnover (rotatividade de funcionários).

Quando bem feita, a gestão de pessoas no setor de serviços é capaz de manter o clima organizacional e todos os índices envolvendo os colaboradores em ótimos patamares.

Gestão de contratos

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