Skip to main content

Blog

Grupo Estelar conquista operação totalmente integrada e com dados confiáveis com ERP comercializado pela Brasão

Setor Elétrico 21.07.2023 3 minutos de leitura Voltar
Grupo Estelar

O setor elétrico desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade. Afinal, a eletricidade é a força motriz por trás de praticamente todos os setores da economia, impulsionando a inovação, melhorando a qualidade de vida e sustentando o crescimento econômico. Nesse contexto, o Grupo Estelar tem se destacado como uma referência no desenvolvimento de estudos, projetos e gestão da implantação de unidades produtoras de energia, como PCHs, eólicas e fotovoltaicas, além da prestação de serviços de operação e manutenção.

E para dar conta de tantos processos com eficácia, o Grupo Estelar escolheu, já em 2009, o ERP WK Radar, comercializado pela Brasão Sistemas, para apoiar as atividades das áreas administrativa e contábil. “Como nossa empresa foi constituída por dois amigos, nossos controles eram realizados por planilhas muito bem elaboradas na época, mas chegou o momento em que decidimos pela busca de uma solução que nos atendesse de forma integrada e que nos auxiliasse em nosso crescimento”, conta o controller Davi Prazeres.

De acordo com ele, na ocasião, o Grupo Estelar avaliou uma série de soluções, mas optou pelo Radar pela facilidade de otimização e pela proximidade com a equipe de atendimento, que auxiliou inclusive na implementação da política de um departamento contábil para obterem respostas mais ágeis e usarem da melhor forma essas informações tão relevantes para a tomada de decisão.

Mais economia e melhores resultados

Por ser uma solução totalmente integrada, o ERP WK Radar passou a facilitar muito o fluxo de caixa e a emissão de relatórios. “Além de evitar retrabalhos por termos departamentos diferentes realizando o mesmo tipo de lançamento”, explica Davi. Assim, a contabilidade já recebe todas as informações e todos os lançamentos devido às parametrizações que o software oferece, gerando uma economia relevante de tempo e de mão de obra. “E isso trouxe bons resultados para a empresa, tanto nos processos internos e nos procedimentos de controle interno quanto na questão da redução de custos”, completa o controller.

Com o ERP WK Radar, a gestão do Grupo Estelar passou a ter controles em tempo real, com ênfase no controle de contratos, com ganhos de 35% a 40% na operação no aspecto geral das rotinas administrativa, financeira e contábil. Em termos contábeis, especificamente, o retrabalho foi eliminado, garantindo uma economia de 50% de tempo e, consequentemente, um grande avanço para a operação.

“E na questão de mão de obra, realmente o Radar possibilitou que a gente fizesse o mesmo trabalho com uma equipe 25% menor, obtendo disponibilidade de tempo para tratar melhor as informações prestadas ao Fisco. Nossa folha de pagamento também é realizada no Radar, com grande agilidade e facilidade de cadastros e rubricas, além de atender algumas particularidades de nossa empresa”, destaca Davi.

Por falar nisso, o controller explica que o Grupo Estelar tem uma equipe de campo, com técnicos que estão constantemente viajando e, por isso, tem a necessidade de fazer um controle individual de adiantamentos de viagem. “A ferramenta disponível no Radar nos trouxe total controle, eliminando controles paralelos”, completa.

Grupo Estelar e Brasão: parceria de sucesso no setor elétrico

Outro benefício destacado por Davi é o planejamento de compras, com o lançamento de contratos genéricos, gerando previsões e, principalmente, total controle das despesas para a cobrança posterior dos clientes. Segundo ele, com o Radar BI, foi possível desenvolver um dashboard com todas as informações, dando visão estratégica ao planejamento da empresa.

“O Grupo Estelar, com o uso da solução Radar, tem sua operação totalmente integrada e, o mais importante, com dados confiáveis. É uma solução intuitiva e com a possibilidade de otimizações, o que nos garantiu eliminação de retrabalhos, redução de custos, gestão total das despesas que envolvem nossos projetos, além do apoio recebido ao longo de mais de 14 anos de parceria junto à Brasão e à WK”, percebe o controller.

E ele finaliza: “Consideramos a parceria com a WK e a Brasão um dos nossos maiores ganhos, até mesmo em razão do crescimento que tivemos em questão de bases, empresas e colaboradores”.

ERP para o setor elétrico