Skip to main content

Blog

A importância da Rastreabilidade de Produtos

Gestão Industrial 20.02.2017 5 minutos de leitura Voltar

Rastreabilidade nada mais é do que a capacidade de se descobrir o histórico de um produto, seja ele um alimento exportado para outro país ou qualquer item industrializado que acaba de chegar à loja. Essa rastreabilidade é possível através registros padronizados como etiquetas ou códigos de barra que estão interligados a softwares para mapear todos os pontos por onde o produto passou.

A Rastreabilidade de Produtos representa um elevado nível organizacional das empresas perante os clientes e os órgãos de fiscalização, sejam eles brasileiros ou estrangeiros. Em caso de incidentes, a ferramenta é fundamental para amenizar impactos de uma crise de imagem negativa como redução da confiança do consumidor final diante a marca, por exemplo.

A importância para as empresas

Quando uma empresa, seja ela uma indústria ou um fornecedor da cadeia produtiva, deseja ingressar em mercados mais restritos, principalmente os mercados europeus e asiáticos, precisam comprovar a origem dos insumos, bem como de seus produtos.Essa obrigação é necessária principalmente devido à grande preocupação desses países com a segurança da população. São mercados comerciais que exigem um controle maior por terem uma fiscalização mais rígida. Caso uma empresa tente entrar nesses mercados sem essas comprovações já estará com uma desvantagem competitiva.

Quando se trata da indústria alimentícia, esta fiscalização é ainda maior, sendo necessário comprovar o histórico de toda a cadeia produtiva: de fornecedores de matéria-prima à logística de distribuição. Neste caso, a desvantagem ocorre também por uma questão cultural. A Europa, por exemplo, tem um histórico de doenças causadas por alimentos contaminados que educou seus habitantes a controlarem a origem dos produtos. Algo que ainda pouco se vê na América Latina. Ou seja, produtos para consumo rastreáveis lá, têm maiores chances de serem aprovados pela fiscalização e comercializados. Esta rigidez também se aplica bastante na área da saúde.

A Rastreabilidade dos Produtos também obriga uma otimização dos processos logísticos e de controle de qualidade, o que leva a produção da empresa a um maior nível de aceitação pelo consumidor final e faz com que as marcas sejam mais reconhecidas.

A importância para os consumidores

Para os consumidores, a Rastreabilidade de Produtos entrega duas vantagens: produtos melhores e garantias contra falsificações e contrabandos. A primeira vantagem acompanha a linha que citamos sobre a cadeia produtiva dos setores alimentícios e da saúde, que têm uma maior preocupação com a rastreabilidade de suas matérias-primas e de seus processos de fabricação.

Já a segunda vantagem está associada a bens de consumo num todo, em que garante ao consumidor a compra de produtos industrializados originais e fiscalmente regulamentados. As falsificações e o contrabando são a grande preocupação neste quesito. Com a facilidade da entrada de produtos chineses no Brasil, cada vez mais marcas tem sofrido perda de mercado e alertado os consumidores sobre a preocupação com a compra de produtos falsificados, por exemplo. Alguns são tão semelhantes que confundem o consumidor.

A Rastreabilidade do Produto garante a este consumidor e aos órgãos regulamentadores do mercado brasileiro a boa procedência do produto. Além disso, o nosso país convive com muitos casos de roubo de carga e produtos contrabandeados vindos de países vizinhos. As insatisfações com a qualidade do produto adquirido podem ser minimizadas ao comprovar que o produto adquirido não condiz ao grau de qualidade da indústria, já que houve perda do processo e destes índices de qualidade na logística, em caso de contrabandos, ou utilização inapropriada de uma marca, em caso de falsificação.

A Rastreabilidade de Produtos não é a solução para todos os problemas de falsificação, contrabando ou má qualidade de insumos na cadeia produtiva, mas certamente facilitará para que os consumidores fiscalizem as empresas e que os próprios órgãos governamentais possam cobrar produtos de melhor qualidade. Além disso, a rastreabilidade ajudará as empresas a criarem processos mais organizados, otimizando a logística e a qualidade de produção forçando os funcionários a manterem um histórico dos processos de produção de um produto.

Para isso, ter um software na sua empresa que armazene os dados sobre o histórico da cadeia de produção é a forma mais ágil e efetiva de fazê-lo, já que papeis podem ser perdidos e logo, todo o histórico que possa servir como respaldo para a sua empresa. A sua empresa já utiliza a Rastreabilidade de Produtos? Conte para a gente como é feito este processo através do campo de comentários abaixo!

Deixe seu comentário