Integrando B.I e T.I: como fazer isso da maneira certa
O bom funcionamento de uma organização depende do modelo de gestão adotado por ela. Hoje em dia, existem recursos tecnológicos que podem ser utilizados como uma forma de otimizar todo o processo, as atividades e a gestão de tempo — e, individualmente, cada um dos setores que compõe a instituição, visando aumentar a produtividade e gerar cada vez mais lucros.
A integração entre Business Intelligence (B.I) e a Tecnologia da Informação (T.I) é uma das formas de manter o controle sob todas as áreas presentes em uma empresa, permitindo administrá-las e obter relatórios personalizados e de acordo com a necessidade.
O que é Business Intelligence?
Business Intelligence (B.I), também conhecido como inteligência de negócios ou inteligência empresarial, é um método de atuação que através da análise de informações coletadas pelos setores de Vendas, Finanças, Orçamentos, Serviços, Compras, Estoques, Produção, Custos, Qualidade, Controladoria e RH, permite que a empresa tome decisões acertadas e eficientes.
Esse método é capaz de captar todas as informações que circulam pela instituição, para que as mesmas sejam filtradas e, apenas os dados que sejam relevantes à gestão serão repassados, gerando informações úteis para integrar programas, realizar ações e embasar as tomadas de decisões.
Por que integrar B.I e T.I?
A integração do Business Intelligence com um sistema de gestão de negócios, propicia a comunicação e transferência de informações entre todos os setores da organização, possibilitando o trabalho em conjunto entre áreas distintas, tais como contábeis, fiscal, recursos humanos, financeiro e administração.
Através da relação entre B.I e T.I, muitos são os benefícios e melhorias alcançados por uma empresa. Abaixo algumas das suas vantagens:
- Acompanhar todos os procedimentos que ocorrem dentro da organização por meio da emissão de relatórios;
- Indicar dados referentes à gestão;
- Padronizar o acesso às informações;
- Estabelecimento de regras que regem a empresa;
- Rapidez no fechamento de relatórios;
- Maior capacidade de análise de dados que forem emitidos com base nas informações captadas de todos os setores;
- Automação de processos de informação.
Como integrar corretamente B.I com T.I?
Para que a integração possa ser feita corretamente, é necessário investir em um software de gestão que facilite a geração de relatórios e o acesso às informações de diversos setores.
Há várias maneiras de aumentar o Business Intelligence de uma empresa por meio de ações ou implantações de mecanismos, basta estar ciente das tendências na visualização de dados que permitem aumentar a inteligência no negócio.
Enterprise Resource Planning (ERP) – Software de recurso corporativo
O Enterprise Resource Planning (ERP), é um sistema de gestão que integra de maneira organizada e estruturada, com segurança e eficácia todos os setores de uma empresa. Por meio desse software, é possível obter todos os dados da área contábil e fiscal, incluindo prestação de contas com o governo, recursos humanos, folha de pagamento e marcação de ponto de entrada e saída dos funcionários, finanças para constatação de gastos e compras, além de diferentes setores como comercial, estoque, produção, etc.
Através de um software, como o ERP Radar Empresarial, o gestor da instituição terá o controle em suas mãos, visualizando quais foram os resultados dos esforços dos colaboradores por meio de relatórios que são automaticamente emitidos.
Agora que você já sabe a importância da integração entre B.I e T.I, baixe gratuitamente o eBook: Guia para escolha da Solução de Gestão ideal, e descubra qual é o sistema de gestão empresarial ideal para a instituição que você trabalha.
Tem ainda alguma dúvida sobre como integrar o B.I com a equipe de T.I da maneira certa? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.
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