Skip to main content

Blog

Entenda a importância da logística na indústria de alimentos

Gestão Industrial 18.12.2019 5 minutos de leitura Voltar
Logística na indústria de alimentos

A produção de alimentos é um tema contemporâneo e de grande relevância econômica e social, pois a alimentação é uma necessidade fisiológica básica do ser humano. Por isso, discutir os diversos aspectos que envolvem a logística na indústria de alimentos, como transporte, manutenção dos estoques e processamento de pedidos ou atividades de apoio (armazenagem, manuseio e programação da produção), é essencial.

Afinal, é necessário garantir a eficiência na entrega dos produtos nas melhores condições e nos prazos corretos para atrair e manter os clientes. E, claro, para não sofrer perdas por conta de alimentos estragados. As empresas que mostram competência nesse trabalho de logística conseguem uma grande vantagem competitiva no mercado.

Para você ter vantagem nessa concorrência, separamos alguns tópicos que vão ajudar a criar uma boa credibilidade junto aos clientes. Siga com a gente e confira!

Como ser bem-sucedido na logística na indústria de alimentos

A logística na indústria de alimentos tem diversas particularidades, principalmente porque estamos lidando com produtos perecíveis. Isso significa que tudo precisa seguir, rigorosamente, um planejamento e o seu cronograma. Mas só isso não basta, é preciso ficar atento a vários outros detalhes. Veja quais são eles:

1 – Planeje os processos

Comece sempre pela elaboração de um bom planejamento. Coloque nele todas as etapas dos processos, desde a encomenda de matéria-prima até o recebimento do produto pelo cliente. Avalie como estão estruturados os seus processos internos, compare com o desempenho dos seus concorrentes e encontre pontos fortes e fracos. O objetivo deste plano é aumentar a eficiência de toda a indústria, o que acabará refletindo de maneira positiva no trabalho e é o primeiro passo para melhorar a logística na indústria de alimentos.

2 – Fique atento ao armazenamento e à qualidade das embalagens

O cuidado ao armazenar os alimentos é essencial para alcançar bons resultados. Quando existem problemas nessa rotina, as chances de surgirem custos com desperdício são grandes, podendo, inclusive, comprometer a qualidade dos produtos entregues aos seus clientes. Além disso, as embalagens usadas no armazenamento interno e na realização das entregas também merecem uma atenção especial. São elas que proporcionam as condições ideais para que seu produto chegue até o destino do melhor jeito possível.

3 – Faça um controle rígido do estoque

O controle preciso e eficiente do estoque impacta diretamente na logística na indústria de alimentos. De novo, a fragilidade dos produtos se torna um fator delicado e que pode gerar muitos problemas quando administrada da forma incorreta. Procure implementar um controle eficaz do estoque para evitar situações que coloquem a mercadoria em risco e possam causar prejuízo ao caixa da empresa.

4 – Melhore as previsões de demanda

Conseguir estimar o volume de demanda dos seus clientes para os próximos períodos é uma excelente maneira de se antecipar para conseguir atendê-los da forma adequada. Assim, é possível aperfeiçoar os processos produtivos e agilizar toda a logística, entregando produtos de qualidade dentro do prazo combinado.

5 – Estabeleça parcerias com os fornecedores

Uma vez que a sua produção depende das matérias-primas entregues pelos fornecedores, manter uma boa relação com eles pode assegurar que você não enfrente problemas de desabastecimento e tenha sempre produtos frescos em mãos, sem a ocorrência de gargalos nos seus processos produtivos. Estabeleça, sempre que possível, mais que uma relação comercial com o seu fornecedor. Seja um parceiro dele e trabalhe num sistema em que os dois sempre tenham vantagens nas operações de compra e venda.

6 – Encontre as melhores formas de transporte

Para fechar nossas dicas, não podíamos deixar de fora o transporte de produtos. Encontrar a melhor forma de levar as mercadorias até os seus clientes pode ser um diferencial tanto na questão da agilidade quanto da qualidade. Ter um transporte rápido e que não prejudique as características do produto ajuda a ficar na frente dos concorrentes. Só é preciso ficar atento aos custos, por isso, sempre faça um comparativo da eficiência de cada uma das formas de transporte pensando no tipo de mercadoria e onde está localizado seu público.

Deixe a tecnologia ajudar a sua empresa

Se a tecnologia pode ajudar em várias lugares, na logística na indústria de alimentos não seria diferente, certo? Ela pode auxiliar desde o planejamento dos processos até na hora de escolher o transporte com os melhores equipamentos, passando pelo controle de estoque e também pela previsão das demandas.

Uma ótima alternativa disponível no mercado é o software de gestão empresarial integrada, mais conhecido como ERP. Ele tem funcionalidades que atuam em todas as áreas de uma empresa e podem auxiliar em várias etapas para garantir eficiência na logística na indústria de alimentos.

Aqui na Brasão, oferecemos o ERP Radar Empresarial, uma solução completa, que integra de maneira inteligente todos os setores da indústria, sendo adaptável às necessidades e à realidade do seu negócio, independentemente do porte dele. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe ou acesse nosso site. Temos sempre um especialista a postos para atendê-lo!

Software ERP

Deixe seu comentário