Qual a melhor opção de ERP para distribuidora de alimentos e bebidas?
Diminuir a preocupação com a perecibilidade dos itens em estoque, com problemas de entregas demoradas, finanças desorganizadas e equipes desalinhadas é possível. O melhor ERP para distribuidora de alimentos e bebidas é a solução para esses problemas por fornecer uma visão global e em tempo real de tudo!
O gestor da distribuidora pode obter dados confiáveis sobre data de validade, prazos a serem cumpridos, finanças, e muito mais, que permitem decidir pela melhor estratégia para resolver problemas de estoque, financeiro, comunicação e pedidos, além de prever demandas.
E graças ao software, todas as análises e atividades podem ser feitas com automatização, facilitando muito o dia a dia da alta administração e também dos colaboradores.
Mas, afinal, qual é o melhor sistema ERP para distribuição alimentícia na indústria? Vamos conhecer as funcionalidades que uma solução robusta deve conter para ser considerada a opção mais adequada!
O que é um ERP para distribuidora de alimentos e bebidas?
No geral, um ERP (Enterprise Resource Planning), ou Planejamento de Recursos Empresariais, é um sistema integrado de gestão para automatizar e otimizar os processos internos de uma empresa.
Já para distribuidoras de alimentos e bebidas, um ERP deve trazer eficiência para a operação ao gerenciar a cadeia de suprimentos, acompanhar o fluxo de produtos e conectar todos os setores da empresa.
Quais funcionalidades não podem faltar num ERP para distribuidoras de alimentos?
O funcionamento dos processos em uma distribuidora de alimentos e bebidas precisam de um ERP com funcionalidades específicas. Vamos explorá-las para entender o porquê são importantes na rotina empresarial.
Integração entre departamentos
Um bom ERP deve proporcionar uma comunicação fluida entre diferentes departamentos, como vendas, finanças e compras. A integração alinha os setores para evitar retrabalhos e melhorar a produtividade.
Com o ERP WK Radar, por exemplo, você integra todas as equipes e compartilha informações em tempo real, o que facilita a comunicação e fornece autonomia para os colaboradores decidirem pelo melhor caminho.
Controle de estoque
Com toda certeza, não pode faltar o recurso para controlar melhor o seu estoque de alimentos e bebidas, sobretudo, por conta da perecibilidade dos produtos. Um bom ERP oferece ferramentas para monitorar os itens em tempo real, prever demandas e diminuir desperdícios.
Por exemplo, o WK Radar possui módulo dedicado para gestão de estoque, que permite acompanhar endereçamento, armazenagem, inventário, solicitação e ordem de compras, registro de entradas do fluxo de produtos, datas de validade, etc. Além disso, prevê demandas e fornece dados para evitar faltas ou excessos de mercadorias.
Automatização financeira
Evite erros nos processos financeiros, como contas a pagar e a receber, gestão de notas fiscais, conciliação bancária e muitas outras atividades, com a automatização.
A saber, o módulo financeiro do WK Radar automatiza as transações financeiras, como emissão de notas fiscais eletrônicas, conciliação bancária, fluxo de caixa, controle de movimentação e muito mais. Portanto, há menos trabalho manual e menos erros.
Em adição, com a função de contas a pagar e a receber, o sistema organiza compras, vendas, impostos, comissões, folha de pagamento, devoluções e adiantamentos.
Relatórios gerenciais
Os relatórios gerenciais fornecem dados para se obter insights de sucesso. O melhor ERP para distribuidora de alimentos e bebidas deve fornecer dashboards customizáveis e relatórios para visualizar o desempenho da empresa e identificar áreas de melhoria.
O ERP WK Radar oferece vários tipos de relatórios gerenciais, com possibilidade de personalizar conforme os KPIs que deseja. A geração de arquivos ocorre automaticamente e a exportação é em diversos formatos.
Pedidos
O melhor ERP para distribuidora de alimentos e bebidas deve permitir o rastreamento de pedidos desde a entrada até a entrega. Isto é, todas as etapas precisam ser cumpridas conforme os padrões estabelecidos pela empresa e os acordos realizados com fornecedores e clientes.
A gestão de pedidos do WK Radar permite o acompanhamento completo de todos os pedidos, com rastreamento dos produtos, gerenciamento de frete e controle de entregas, assegurando que os clientes recebam seus pedidos corretamente e no prazo.
Por que migrar de ERP se o sistema atual fornece os recursos básicos?
Migrar de um ERP obsoleto ou que não é escalável (quando você precisa de mais recursos) para outro mais completo e avançado é a melhor decisão para a distribuidora não continuar investindo em algo que não fornece retorno.
Se o sistema atual da empresa não contém as funcionalidades citadas até aqui, é o momento de considerar a migração para um ERP especializado.
Em poucas palavras, a falta de integração entre departamentos, controle de estoque ineficaz, processos financeiros manuais e ausência de relatórios gerenciais são sinais claros de que seu ERP atual está limitando o crescimento da distribuidora.
E vale a dica: além de trocar o sistema ERP para distribuição, considere a opção com escalabilidade. Ou seja, que acompanha a empresa conforme ela expande as operações.
Afinal, de nada adianta investir em outro ERP para distribuidora que significa troca de fornecedor mais adiante devido ao crescimento do negócio – que exige cada vez mais funcionalidades.
Conclusão
Em suma, migrar para um ERP para distribuidora de alimentos e bebidas ajuda a otimizar melhor os processos e se manter competitivo no mercado, pois a empresa sempre estará frente às necessidades e problemas com dados confiáveis e em tempo real.
Avalie a necessidade da sua distribuidora e escolha um sistema que oferece integração, automação, controle de estoque e relatórios detalhados!
Que tal experimentar uma demonstração gratuita do ERP WK Radar e ver se os recursos da plataforma atendem ao que sua distribuidora precisa? Fale com a equipe da Brasão e solicite sua demo!