Skip to main content

Blog

O papel de um software BPM para a tomada de decisões bem informadas e a redução de custos

BPM 03.04.2024 6 minutos de leitura Voltar

Seja qual for a área de atuação da sua empresa, fazer com que ela se mantenha competitiva é, com certeza, uma de suas prioridades. Afinal, as mudanças chegam, o mercado evolui e é preciso garantir bons resultados para se destacar em meio à concorrência. E como sempre, a tecnologia é uma boa aliada para esse objetivo, como prova o software BPM.

Sigla em inglês para Business Process Management, o conceito trata da gestão baseada em processos e tem o objetivo de monitorar e aprimorar cada processo da empresa continuamente. Os benefícios são inúmeros, ainda mais quando se trata de ter subsídios para uma tomada de decisão inteligente e para reduzir custos, temas do nosso artigo de hoje. Continue a leitura e saiba mais!

O que é e como funciona um software BPM

O software BPM é a ferramenta utilizada para aplicar o conceito de BPM na sua empresa. Com ele, é possível ter um visão sistêmica dos processos de diferentes áreas, o que permite a melhoria contínua de cada um deles e, consequentemente, oferece mais competitividade para o seu negócio.

Na prática, uma das possibilidades do BPM é mapear os processos, isto é, documentá-los para que todos possam ser avaliados como e quando você precisar. É possível até criar uma modelagem dos processos com representações visuais que simplificam o entendimento de cada um e permitem uma análise bastante detalhada dessas atividades.

Outra vantagem é a automação de processos repetitivos, o que contribui para a redução de erros, para o ganho de agilidade e ainda promove mais tempo para outras atividades estratégicas. E tudo isso pode ser monitorado em tempo real, permitindo detectar e corrigir problemas com mais rapidez, além de gerar relatórios completos para análises aprofundadas sobre o negócio.

Brasão BPM

Como o software BPM contribui para a tomada de decisão e a redução de custos

Dizem que os dados são o novo petróleo, tamanho o seu valor. Porém, dados não são nada sem uma boa interpretação do que eles querem dizer. E é isso que o software BPM promove: a integração de dados para uma análise de desempenho constante, que permite detectar erros, identificar melhorias e otimizar os processos de forma contínua.

Quando se trata da tomada de decisão, os dados disponibilizados por uma ferramenta como essa são um grande diferencial. Isso porque, com ela, você é capaz de visualizar o panorama completo dos processos e, com isso, formular estratégias que alavanquem os resultados. E tudo em tempo real, o que promove ainda mais eficiência.

Imagine, por exemplo, o caso de uma fábrica de eletrodomésticos que identificou o atraso na entrega de seus produtos. Há várias causas para um problema como esse, como a falta de materiais, a quebra do maquinário ou uma falha na logística. Ao identificar com rapidez a causa do atraso, como um dano nas embalagens, é possível tomar uma decisão ágil e eficiente a respeito da questão.

Isso, é claro, também vale para outras áreas da empresa, como vendas, consultorias e atendimento. Com dados integrados sempre à mão, fica mais fácil tomar decisões inteligentes, desde aquelas que interferem em processos simples até as que são decisivas para o futuro do negócio.

Aliás, quando o assunto é competitividade, a redução de custos é essencial e também pode ser alcançada com a ajuda do software BPM. Com o mapeamento e monitoramento dos processos, é possível identificar inúmeros problemas que incidem em gastos e podem ser corrigidos, a exemplo do desperdício de matéria-prima e da ociosidade na produção.

No exemplo da fábrica de eletrodomésticos, o dano nas embalagens poderia causar diversos custos extras, como a compra de mais embalagens, o retrabalho de produtos que já haviam sido embalados e até mesmo multas pelo atraso nas entregas. Ao descobrir o erro e corrigi-lo rapidamente, você evita transtornos e custos a mais como esses.

Além disso, a redução de custos também pode ser alcançada por meio da melhoria contínua dos processos e não apenas em momentos de crise. Antes mesmo de o problema com as embalagens ocorrer na fábrica, o gestor pode trocar o fornecedor, alterar o tipo de embalagem ou a forma de embalar. Inclusive, o conhecimento dos colaboradores de cada área é muito útil nesse sentido!

Brasão BPM: a solução ideal para a sua empresa

Como deu para perceber, ter um controle organizado e prático dos processos é uma decisão que vai além da tecnologia: é uma decisão de negócio! Por isso, queremos recomendar a você o Brasão BPM, solução capaz de integrar a estratégia da sua empresa às expectativas dos clientes, com análises, definições, execução, monitoramento e gestão das ações com efetividade.

Assim, suas equipes conseguem tomar decisões bem informadas e reduzir custos operacionais, garantindo a melhor experiência dos usuários para um melhor retorno sobre o investimento! Ah, toda a estrutura do Brasão BPM pode ser personalizada e parametrizada de acordo com as suas necessidades e o sistema também pode ser integrado ao ERP WK Radar.

Excelente, não é mesmo? Para saber mais e solicitar uma demonstração, fale com nossos especialistas! Eles estão à disposição para mostrar como a solução realmente pode ser um diferencial para os resultados do seu negócio.