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O que é a norma ISO 9001 e como isso impacta no seu negócio?

Gestão Industrial 03.05.2016 5 minutos de leitura Voltar

A necessidade de controlar processos e estabelecer padrões de qualidade vem levando muitas empresas a implementar em sua rotina de funcionamento algum tipo de certificação, como a ISO 9001.

Além de ser uma importante ferramenta estratégica na gestão da qualidade, a certificação ISO 9001 possibilita ao gestor um delineamento de todas as operações que são executadas pela empresa, identificando e atendendo às necessidades dos clientes na conquista pelo máximo de satisfação.

Em um mercado cada vez mais competitivo, consegue se destacar quem investe na melhoria contínua dos produtos e serviços através da padronização dos processos. Através da certificação ISO 9001 é possível medir o nível de satisfação dos clientes e estabelecer estratégias que possam reduzir ou mesmo eliminar os ‘gargalos’ que impossibilitam uma gestão eficiente.

Neste post iremos sanar algumas dúvidas sobre a certificação ISO 9001 e sua importância na gestão das empresas. Confira!

O que é a ISO 9001

Visando a melhoria da qualidade de seus produtos e serviços, muitas empresas passaram a adotar um conjunto de normas de padronização, cuja base da gestão da qualidade é a ISO 9001. A adoção da certificação ISO 9001 pelas empresas é voluntária; no entanto, a cada dia seu uso está entre um dos requisitos mais importantes para manter a organização com uma vantagem competitiva no mercado.

Clientes que reconhecem o uso da ISO nos processos produtivos acabam preferindo estabelecer uma relação mais duradoura com a empresa, porque se sentem mais confiantes ao saber que a empresa adota um sistema de gestão de qualidade em suas atividades.

Apesar de ser uma norma voltada para melhorar a gestão de uma empresa, sua aplicação pode ser estendida aos demais setores da organização, como logística, comunicação, faturamento, compras, entre tantos outros, garantindo que o gestor possa aumentar sua eficiência produtiva.

Qual a importância da ISO 9001

Empresas que adotam a certificação ISO 9001 podem contar com uma melhoria na gestão da qualidade e atendimento das necessidades dos clientes conforme os padrões estabelecidos pela norma. Gestores que reconhecem os gargalos internos podem melhorar os processos,  e são capazes de otimizar o tempo de execução das tarefas, reduzir os custos e o aumentar a produtividade.

Com um melhor desempenho operacional a empresa pode reduzir ou mesmo eliminar erros e processos que geram desperdícios, e que influenciam diretamente nos resultados e no lucro da companhia. Com a exigência do cumprimento das metas e objetivos, a implementação da ISO 9001 nas empresas fortalece a importância do compromisso com a qualidade e a satisfação do cliente. Além disso, a norma é estruturada de acordo com o ciclo PDCA, que busca a melhoria contínua em todas as etapas do processo produtivo e um melhor desempenho organizacional.

Como obter a certificação

Como o padrão ISO 9001 é internacional, alguns países acabam adequando suas exigências e necessidades a modelos semelhantes. No Brasil, a versão ISO 9001 é chamada de ABNT NBR ISO 9001.

Toda e qualquer empresa pode adotar os padrões ISO 9001, devendo seguir um Manual de Qualidade responsável por organizar, padronizar, aplicar e auditar as normas estabelecidas. No Manual de Qualidade deverá constar tudo que estiver relacionado ao sistema de gestão de qualidade e todos os processos que são executados na empresa, além de informações referentes à integração entre eles.

Para conquistar o certificado ISO 9001 a empresa precisa:

  • Possuir um CNPJ;
  • Cumprir a legislação que ampara o negócio;
  • Realizar auditoria interna;
  • Contratar uma agência certificadora.

Entre os fatores relacionados aos processos, a gestão da empresa deverá:

  • Identificar o seu mercado de atuação;
  • Identificar as partes interessadas (envolvimento das pessoas);
  • Realizar um mapeamento de processos (abordagem por processos);
  • Estabelecer um perfil de liderança;
  • Estabelecer uma política de Qualidade;
  • Implementar e verificar o cumprimento dos objetivos;
  • Aplicar ações corretivas.

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