Skip to main content

Blog

Conheça as oportunidades na indústria náutica para aumentar a produtividade do setor

Gestão Industrial 09.10.2019 5 minutos de leitura Voltar
Oportunidades na indústria náutica

As oportunidades na indústria náutica brasileira oscilaram por altos e baixos nos últimos anos, exigindo um trabalho de gestão firme, focado, criativo e profissional dos empreendedores. Se a revitalização do setor, iniciada em meados dos anos 2000, trouxe uma nova perspectiva às empresas do ramo, a crise econômica aprofundada em 2016 reverteu muitas dessas conquistas recentes.

Contudo, a hora de virar esse quadro chegou e uma série de situações favorecem esse novo momento cheio de oportunidades na indústria náutica. Um dos pontos que leva a essa constatação são as reformas econômicas que pretendem ampliar o ambiente de investimentos e provocar uma retomada na economia. Esse esforço favorece as vendas do setor.

Para além desse contexto, há também novas oportunidades na indústria náutica ligadas à prestação de serviços à Petrobras. Os contratos encerrados nos anos anteriores continuam trazendo impactos negativos para o setor, claro, mas os leilões previstos para exploração de petróleo prometem ser capazes de fazer surgir negócios qualificados e promissores, impulsionando empresas que até então estavam estagnadas diante da realidade do país.

Oportunidades na indústria náutica brasileira

Um movimento que pode ser bastante benéfico para o setor é a intenção da indústria náutica em se tornar cada vez mais independente da indústria do petróleo. Com isso, a produção nos estaleiros voltados para embarcações direcionadas a pessoas físicas deve ganhar destaque nos próximos anos.

De acordo com a Sinaval, instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados no país, desde o início da década há inúmeras oportunidades na indústria náutica brasileira que precisam ser atendidas para responder adequadamente à demanda.

Por exemplo: há uma carência de rebocadores portuários, que contam com um alto índice de conteúdo local e rede de fornecedores definida. Da mesma forma, navios de apoio marítimo são necessários. Por mais que seja um segmento em consolidação, há espaço para aprimorar a produtividade desse produto.

E mesmo que haja o interesse em se desconectar da indústria petrolífera, ainda há espaço para a ampliação da montagem de petroleiros e navios de produtos, plataformas de produção de petróleo e sondas de perfuração. 

A fabricação de navios porta-contêineres, comboios fluviais e embarcações para uso militar merecem uma atenção especial, porque também há rede de fornecedores definida e muita demanda de mercado. Mesmo em determinadas situações que o contexto não mostra uma atividade relevante de alguns produtos, o Brasil tem capacidade para disputar a demanda desses mercados.

Tecnologia para aproveitar as oportunidades

Para aproveitar todas as oportunidades na indústria náutica, além de conhecer as lacunas do mercado para preenchê-las e aumentar a produtividade, é indispensável contar com a tecnologia. Apenas com um suporte adequado a sua empresa tem a capacidade de ter todas as etapas integradas, facilitando a gestão desde o estoque e controle de matéria-prima, passando pela produção e entrega dos equipamentos e embarcações.

Nesse sentido, um sistema ERP é indispensável. Contudo, não é qualquer software que você deve escolher, não! É imprescindível que seja selecionado um que esteja alinhado com as especificidades do setor náutico. E a Brasão Sistemas possui a melhor solução para esse contexto!

Entendendo as características peculiares da indústria náutica, a solução que oferecemos é feita na medida para atender às expectativas desse segmento. E o melhor: com o melhor suporte do mercado!

Entre em contato conosco, conheça a nossa solução e saiba como podemos ajudá-lo nesse novo momento em que surgem oportunidades na indústria náutica. Caso preferir, deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Deixe seu comentário