Blog

Saiba como encontrar oportunidades para o setor de serviços pós-pandemia

Prestação de Serviços 18.06.2020 3 minutos de leitura Voltar
Oportunidades para o setor de serviços

Apesar da crise provocada pela pandemia de coronavírus, as oportunidades para o setor de serviços continuam em alta. É verdade que as empresas desse ramo econômico tem passado por um revés histórico nos últimos meses: em abril, a queda foi de 11,7%, com uma queda acumulada de 18,7% após três meses de retração. Mas este é um cenário extremo e que não representa a demanda conquistada¹.

Para se ter uma ideia, em 2019, o setor registrou a primeira alta após cinco anos. O aumento foi tímido, de 1%, mas revelou oportunidades para o setor de serviços nas áreas de informação e comunicação, serviços prestados às famílias e serviços profissionais e administrativos².

Ou seja, há um caminho a ser trilhado. O importante é só compreender onde está a demanda, refinar as estratégias para atrair um público relevante e interessado no que a sua empresa tem a oferecer e investir em tecnologias que permitam uma gestão mais eficaz, com o objetivo de reduzir custos e aumentar a eficiência operacional, permitindo uma prestação de serviços melhor.

Como encontrar oportunidades para o setor de serviços

Mesmo na pandemia, há empresas que têm encontrado oportunidades para o setor de serviços. A área de transportes tem investido na necessidade crescente de logística com base no aumento dos pedidos de delivery e compras pela internet. É um novo nicho que se mostrou interessante para compensar as perdas.

Para companhias focadas em prestar serviços para outras empresas, vai sair na frente quem se empenhar em ser relevante e entregar propostas de valor que auxiliem na eficiência operacional: tecnologia da informação, audiovisual e serviços administrativos podem ganhar um boa fatia de mercado atualmente, basta que reconheçam as demandas dos clientes.

Neste momento, o que todos estão esperando é uma maneira de fazer mais com menos. Tornar-se indispensável é o primeiro caminho. O seguinte é mostrar que o que você tem a oferecer é inventivo e também traz uma oportunidade de novas fontes de receita. Nesse sentido, a comunicação, por exemplo, desempenha um papel fundamental para gerar confiança nos clientes.

E por falar em confiança, serviços de terceirização, tais como limpeza e segurança, se mostram ainda mais necessários em tempos como esses. Armazenagem e logística também desempenham um papel essencial, especialmente considerando a necessidade de todas as empresas se mostrarem velozes e disponíveis.

A importância de um sistema de gestão integrada na geração de oportunidades

A questão central nesse debate, porém, é que a eficiência será muito mais difícil de ser alcançada se a sua empresa não tiver um sistema de gestão capaz de integrar e armazenar as informações importantes para o correto funcionamento do negócio. Ou seja, permanecer com uma organização analógica ou imprecisa (que muitas vezes são situações que acontecem paralelamente) não é interessante.

Um software ERP engloba vários módulos integrados, cada um responsável por processar e controlar os diferentes departamentos de uma empresa. Dessa maneira, as informações ficam disponíveis em um banco de dados único, integrando todas as áreas e permitindo que os gestores e suas equipes tenham uma visão geral das operações de forma segura e atualizada.

Isso permite que os processos sejam mais dinâmicos, melhor gerenciados, com informações operacionais úteis e precisas para a qualificação das rotinas, identificação das demandas e necessidades (como mais mão de obra ou insumos para prestação dos serviços). Além disso, um software ERP auxilia na organização das informações financeiras, contribuindo para uma gestão melhor.

E de que maneira isso auxilia na busca por oportunidades para o setor de serviços? Bom, ao contar com processos mais enxutos, precisos, baseados em informações confiáveis e relevantes, ganha-se tempo, economiza-se dinheiro e aprimora-se as decisões gerenciais, que passam a ser mais certeiras e embasadas.

A empresa, desse modo, fica mais leve, o gestor pode encontrar mais tempo para pesquisar o mercado e encontrar oportunidades que auxiliem a administrar a situação diante dessa situação tão extrema como a que o mundo vive diante da pandemia de coronavírus.

Um software ERP pensado para o setor de serviços

A Brasão oferece o ERP Radar Empresarial, uma solução com funcionalidades específicas para o setor de serviços. Porque não basta a sua empresa ter um sistema de gestão: é preciso que ele tenha os recursos que vão auxiliá-la a fazer uma gestão focada nas demandas do seu segmento. Assim, tem-se um caminho para encontrar oportunidades para o setor de serviços e superar as adversidades com o auxílio de uma ferramenta relevante para isso.

Para conhecer melhor tudo o que a solução que oferecemos tem para a sua empresa, entre em contato conosco! Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor, mas se você ainda tiver alguma questão sobre o assunto que abordamos aqui, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo.

Implantação de software ERP¹ G1

² UOL

Deixe seu comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.