Skip to main content

Blog

Conheça a importância do PCP na indústria

Gestão Industrial 14.08.2018 5 minutos de leitura Voltar

Para entender a importância do PCP na indústria e de que maneira ele pode ser utilizado para auxiliar no dia a dia de uma empresa, vamos contar a história de João que, aos 40 anos, decidiu montar o próprio negócio. Ele juntou algumas economias, a experiência de 20 anos trabalhando em várias funções do mesmo setor, aproveitou uma oportunidade no mercado e mergulhou de cabeça na iniciativa.

Apesar de muito trabalho, era um sonho realizado. O volume de negócios, no entanto, era pequeno, e João dava conta de organizar tudo na própria cabeça. Até que um dia, porém, um pedido muito grande e irrecusável o surpreendeu. João topou, mas neste momento sentiu na pele a falta do Planejamento e Controle de Produção (PCP). Se tivesse implantado o sistema antes, teria evitado muita dor de cabeça e obtido uma performance muito melhor.

A partir dessa história fictícia, mas que representa a realidade de muitas empresas, a gente consegue entender a diferença que faz o PCP na indústria. Afinal, produzir algo e colocar esse produto no mercado, como uma opção viável aos clientes, é um processo muito complexo. São inúmeros os fatores que vão inferir na lucratividade ou na mera sobrevivência da empresa.

Entre esses fatores estão os diferenciais do produto, a capacidade de produzir, a qualidade da matéria-prima, a motivação da mão-de-obra, a manutenção do maquinário, o armazenamento e a política de vendas, só para citar alguns exemplos. Cabe ao gestor, visando o sucesso da empresa, dominar essa complexa operação cíclica. É preciso saber tudo o que ocorre na fábrica ou, pelo menos, saber onde consultar o que acontece lá. Ao sistema que possibilita isso é dado o nome de Planejamento e Controle de Produção.

Entenda melhor o PCP na indústria

O PCP tem início junto com a indústria, na Revolução Industrial, mas ainda de maneira muito rudimentar. A contagem de peças produzidas, por exemplo, já podia ser considerada uma técnica de PCP, mas essa contagem era feita a olho nu, pelos operários. A matéria-prima necessária também era definida no “olhômetro” pelo gestor. Porém, mesmo com toda a evolução tecnológica que refinou este processo a níveis muito elevados, algumas empresas ainda não se atualizaram e preferem fazer as coisas como no século passado. Assim, problemas como falta e desperdício de material, quebras de máquinas inesperadas, atrasos nas entregas se tornam comuns em empresas que não priorizam um sistema bem organizado.

Com um mercado cada vez mais competitivo e um público cada vez mais exigente, é primordial planejar, programar e controlar tudo o que uma indústria de transformação produz. Para isso se recorre  ao PCP, que é a ferramenta que integra vários sistemas dentro de uma indústria. Trata-se de um processo que canaliza e absorve informações, permitindo a tomada de decisões adequadas às necessidades.

Vantagens do PCP na indústria

A adoção do PCP na indústria se traduz em inúmeras vantagens para a empresa. Economia de materiais, prazos cumpridos com maior exatidão, funcionários mais satisfeitos e otimização de recursos. Não é preciso dizer que isso significa maior lucratividade. Veja alguns pontos em que o PCP se transforma em vantagens:

Integração

Para alcançar os melhores resultados, a integração entre todos os processos da empresa é fundamental. O setor de vendas precisa saber do estoque, que necessita de dados da linha de produção. Um bom sistema integra e sistematiza todas as informações do negócio, inclusive de plantas diferentes.

Monitoramento

Se o gestor planeja tudo direitinho, mas larga o processo acreditando que vai funcionar às mil maravilhas, ele pode ter surpresas desagradáveis no decorrer da produção. Monitorar é essencial para observar falhas e possíveis melhorias no processo.

Informação em tempo real

A informação tem valor fundamental em qualquer aspecto da vida e isso não é diferente nos negócios. Na indústria, o grande volume de dados pode ser transformado em informações relevantes para a tomada de decisões do gestor. Por isso que este processo precisa ser sistematizado.

Melhor uso da capacidade

Com planejamento, controle, monitoramento e informação, a empresa pode utilizar suas capacidades de produção de maneira mais eficiente. Máquinas e funcionários parados são um desperdício da potencialidade da linha de produção e, consequentemente, lucros reduzidos. Com o PCP é possível aproveitar ao máximo a capacidade de produzir.

Redução de desperdício

A perda de matéria-prima ou até mesmo de tempo são alguns dos fatores que representam prejuízos à indústria. Por isso, o PCP se torna essencial na hora de evitar desperdícios. O uso de material adequado, o número de operadores suficientes e a capacidade do estoque: tudo isso pode ser planejado corretamente com o PCP.

Funcionários satisfeitos

Trabalhar com equipes motivadas e engajadas é um grande passo para o sucesso, mas isso nem sempre é fácil, principalmente em médias e grandes empresas. Um sistema de PCP, no entanto, pode ajudar nesta etapa. Com metas bem definidas e justas para cada setor, a empresa pode criar maneiras para incentivar os funcionários a partir desses dados.

Organização e logística

Produzir de maneira eficiente é organizar os recursos da melhor maneira, visando reduzir custos e otimizar processos. Sistematizar toda a operação pode ampliar significativamente os ganhos da indústria.

Conhecendo os benefícios do PCP na indústria é mais seguro tomar a decisão por implantar esta metodologia na empresa, não é mesmo? A Brasão oferece o ERP Radar Empresarial, da WK Sistemas, uma solução ERP completa, que integra de maneira inteligente todas as áreas da empresa:vendas, finanças, materiais, produção, custos, serviços, controladoria, Recursos Humanos, GDE, BI e qualidade.

Dessa forma, você consegue implantar na sua empresa uma nova rotina de trabalho, com muito mais segurança sobre as informações coletadas e precisão nos dados para a tomada de decisões. Tudo adaptável às necessidades e à realidade de empresas de todos os portes e segmentos.

E se você quiser conhecer melhor como um sistema ERP atua em benefício do seu PCP, acesse gratuitamente o e-book em que explicamos em detalhes como um software de gestão atua no seu negócio. Clique abaixo e confira!

Esperamos que este artigo tenha ajudado você. Se quiser saber mais sobre como podemos auxiliar o seu negócio a conquistar todos esses benefícios, entre em contato conosco ou deixe o seu comentário no espaço abaixo. Estamos sempre prontos para atendê-lo!

Deixe seu comentário