Skip to main content

Blog

Por que a gestão de custos é essencial no dia a dia da sua indústria

Gestão Financeira 18.08.2017 5 minutos de leitura Voltar
implantação de software erp

A força e a sustentabilidade de uma indústria não estão relacionadas apenas à produção de produtos de alta qualidade. É preciso também ter um controle de todos os processos que essa atividade envolve, levando em consideração, entre outros fatores, os custos necessários para que a precificação do portfólio seja feita de maneira correta. Afinal, de nada adianta vender muito e não conseguir o retorno necessário para manter a roda girando, você concorda? Dessa forma, a gestão de custos é uma das bases para o funcionamento saudável de toda a empresa.

Para entender melhor, pense no dia a dia da sua indústria. Nela, são realizadas séries de atividades que exigem diversos gastos para serem executadas de modo adequado e impactarem positivamente na produção final. Podemos citar como exemplos a compra de matéria-prima, o uso de energia, o pagamento da mão de obra, a aquisição de materiais e assim por diante. Então, tudo isso deve ser considerado na hora de estabelecer o preço dos produtos para que o retorno obtido com eles não só cubra o funcionamento da empresa em si, mas também possibilite investimentos no crescimento dela e a torne lucrativa.

A gestão de custos vai, portanto, controlar o uso do dinheiro, permitindo a identificação de oportunidades, o remanejamento de verbas para as áreas certas, o aumento da margem de lucro, a tomada de decisões estratégicas de forma mais consciente e mais segurança no desempenho da produção industrial. Mas, embora esse gerenciamento seja de extrema importância, é comum que muitos empresários não tenham uma clareza do custo total do negócio, pois ficam deslumbrados com o faturamento, sem avaliar se ele realmente compensa o trabalho desenvolvido — certeza que apenas pode ser obtida com o correto controle de gastos que todos os processos internos envolvem.

A importância da gestão de custos

Para provar o quão importante é o gerenciamento dos custos de uma empresa, vamos apresentar um exemplo mais prático. Imagine que uma indústria gaste R$ 60 para produzir um produto e o venda por R$ 70. Devido à falta de conhecimento sobre o custo de produção, o dono fica empolgado com o número de pedidos e o retorno que tem do mercado, mas não faz ideia de que a margem de lucro é em torno de 15%. O fato é que, para eles saber se essa porcentagem é rentável ou não de acordo com sua estratégia, é preciso analisar algumas variáveis, como o volume de produção estabelecido pela empresa.

Em outras palavras, é necessário saber quais são os custos da indústria e o que cada um deles representa no orçamento. Apenas assim pode-se descobrir com precisão se esse lucro é o suficiente para garantir a estabilidade do negócio. Caso a produção seja feita em larga escala, por exemplo, talvez essa porcentagem seja muito boa. Entretanto, em situação contrária, o prejuízo pode ser certo, pois a baixa lucratividade, somada à baixa capacidade produtiva, gera um desgaste que não vale à pena.

E não se esqueça de que a margem de lucro deve estar adequada tanto à própria indústria quanto ao mercado, pois o valor dos produtos também precisa levar em consideração o preço cobrado pelos concorrentes. Afinal, a concorrência impacta nesse cenário de modo que um preço fora da média pode resultar na perda significativa de clientes.
Diante de tudo isso, não é difícil perceber que uma gestão de custos apropriada proporciona uma visão mais ampla do negócio e permite rever os gastos para eliminar desperdícios, negociar valores e adotar outras medidas de forma eficiente e sustentável, não é verdade? Assim, os custos tornam-se menores e o preço dos produtos fica mais condizente com a realidade. É nesse sentido que a atividade otimiza a gestão financeira da indústria.

Como fazer a gestão de custos com eficiência

Para que a gestão de custos ocorra corretamente e proporcione bons resultados, é necessário que alguns procedimentos sejam seguidos. Mas, antes, é preciso entender a diferença entre custos e despesas, pois eles impactam de forma diferente no custo final. Para ficar bem claro, o primeiro termo corresponde a tudo o que é necessário para garantir a produção, como a matéria-prima, as máquinas e as embalagens, por exemplo. Paralelamente, as despesas não estão diretamente atreladas à produção em si, mas são importantes para o funcionamento da indústria de modo geral. É o caso de gastos administrativos, como com os materiais de escritório e propagandas.

Com essa informação compreendida, pode-se fazer o seguinte passo a passo:

  1. Faça um planejamento: a gestão de custos está fortemente ligada ao planejamento estratégico. Dessa forma, é preciso estabelecer metas de produção e de vendas, pois isso dará um norte para as atividades corporativas e ajudará na identificação daquilo que deve ser cortado e daquilo que deve ser priorizado. O resultado é que a indústria funcionará de forma mais segura e consistente.
  2. Faça o levantamento e a análise de todos os custos: conhecer profundamente seu negócio é o primeiro passo para uma boa gestão de custos. Identifique, compreenda e registre tudo o que a sua indústria gasta para funcionar, incluindo os gastos rotineiros e os sazonais. Nada pode ficar de fora. Esta etapa permite que sejam identificados pontos fortes e fracos, além de descobrir qual é sua principal renda e onde é possível reduzir os gastos.
  3. Organize as informações obtidas no item anterior: organizar todos os dados obtidos no levantamento do passo anterior vai ajudar a compreender melhor como os custos impactam no preço dos produtos e serviços. Assim, você consegue relacionar o que sua indústria gasta por mês com a produção final, de modo que a precificação dos produtos torna-se mais fácil e efetiva. A tecnologia, inclusive, tem facilitado bastante essa tarefa, oferecendo recursos para sua automatização. Dessa maneira, as tradicionais planilhas são substituídas por softwares de gestão capazes de reduzir erros e retrabalhos que apenas resultam em custos extras e perda de tempo.

E por falar em tecnologia, ela é uma excelente aliada para ter confiança nos dados obtidos nos diferentes processos corporativos para que eles realmente possam guiar as ações estratégicas da sua indústria com segurança e eficiência. Contar com uma solução ERP para automatizar a gestão de custos industrial torna-se, então, a opção ideal, principalmente porque, entre outras vantagens, elimina os riscos de cálculos errados que podem comprometer todo o processo gerencial, ainda mais se forem descobertos apenas nas etapas finais.

Com certeza você não quer passar por isso, não é mesmo? Justamente para ajudá-lo nas atividades administrativas do seu negócio, a Brasão Sistemas oferece o ERP Radar Empresarial, um software completo, inteligente e funcional que atende às demandas industriais, considerando suas particularidades e integrando todas as suas áreas. Venha conversar com a nossa equipe e descobrir como podemos auxiliá-lo a fazer uma gestão de custos eficaz e ainda a obter controle nas demais atividades administrativas da sua empresa!

Deixe seu comentário