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Quais as tendências de mercado para empresas de serviços em 2016?

Os nossos padrões mudaram e o comportamento dos consumidores também. Eles estão cada vez mais exigentes para receberem os serviços contratados rapidamente. Cabe as empresas o papel de otimizar os processos para realizar as entregas dentro do prazo acordado com o cliente. Neste contexto, o funcionário fica cada vez mais sobrecarregado de atividades, acumula funções e sofre da escassez de tempo para realizar o trabalho com o empenho necessário.

Para facilitar o atendimento aos clientes, é importante que as empresas invistam na modernização e automatização de processos. Uma ferramenta muito conhecida pela área administrativa é o ERP — sigla em inglês de Enterprise Resource Planning, ou Planejamento de Recursos da Empresa. Trata-se de um sistema modular que atende as demandas e necessidades dos setores de uma organização.

Estas mudanças de comportamento originaram e originarão tendências de mercado para 2016, principalmente para os prestadores de serviços, que são a grande aposta dos próximos anos.

Qual é a relação do ERP com as tendências de mercado para 2016?

As empresas serão cobradas pela excelência na prestação de serviço, como ocorre atualmente, mas desta vez com um novo fator, a agilidade na entrega. A nova geração de clientes, além de exigentes, demandam solicitações principalmente nos canais de comunicação digital da empresa, o que já está implícito que a resposta e a entrega devem ser imediatas, ou no máximo, em um curto espaço de tempo.

Quais são as apostas do mercado para o futuro?

Principalmente para as empresas prestadoras de serviço, o mercado pode ser um pouco mais duro e cobrar pela integração e comunicação da área. Isso porque no ciclo de compra o cliente tem interação com diversas áreas: compras, financeiro, atendimento e logística. Um sistema eficiente de ERP consegue gerenciar todas as demandas, desde o cadastro do cliente na base até a entrega final do serviço.

Cabe a empresa saber gerenciar a produção de cada colaborador e suas responsabilidades, a gestão da prestação de serviços e, principalmente, a integração dos processos: controles de contratos, datas das garantias, atendimento técnico, protocolos de atendimento, custos efetivos, disponibilidade de estoques, faturamento e cobranças.

O digital é a grande aposta do setor para as empresas

Hoje, existem sistemas de CRM que é possível que um executivo de contas comprove uma visita realizando um check-in no endereço do cliente. O mesmo vale para o ERP, é possível digitalizar e controlar de modo eletrônico a gestão de documentos, processo conhecido por profissionais da área com a sigla de GED — Gestão Eletrônica de Documentos Físicos e Digitais.

Nesta área, também devemos incluir os processos fiscais que começaram a modernização por parte do governo com a NF-e (Nota Fiscal eletrônica) e os certificados digitais para assinar documentos importantes e contratos com a mesma validade de um documento físico, por exemplo. E, agora, é possível acessar o ERP na nuvem com a disponibilização da versão online por parte das empresas de tecnologia e dos softwares de gerenciamento empresarial.

A sua empresa está preparada para acompanhar as tendências de mercado?

No momento, fala-se muito da IoT — sigla para Internet of Things, ou Internet das Coisas, em português. Que nada mais é do que a integração de tecnologias e gerenciamento em um único dispositivo por intermédio da internet para automação residencial. Podemos dizer que o mesmo vale para as empresas, elas devem buscar a modernização para otimizar os processos e conseguir aumentar a produtividade, o que colabora positivamente para o bem-estar do funcionário.

A internet, a comunicação e a computação foram responsáveis pela revolução tecnológica chamada de “Internet das Coisas”, que consiste na conexão de itens do dia a dia à internet e na automação residencial inteligente. Nesse novo mundo, será possível ligar as luzes com o seu smartphone ou programar a máquina de lavar para estar tudo pronto quando você chegar em casa.

Ainda foram dados poucos passos nessa área, mas esse segmento continua atraente e muito rentável quando os objetivos são atingidos. Existe muito espaço para inovação e lançamento de soluções nesse segmento.

Relacionamentos Digitais

As redes sociais foram transformadas em um potente canal de comunicação com as marcas. Empresas que investirem em CRM poderão transformar a comunicação com os clientes nas redes sociais – utilizadas normalmente para reclamações – em oportunidades de relacionamento, retenção de clientes e ampliação do campo de pesquisa de informações para futuros lançamentos. A chave para o sucesso aqui é apresentar um sistema capaz de compilar todas as informações de clientes e prospects com o intuito de investir com mais qualidade em relacionamentos.

E-commerce

Desde o seu surgimento, a venda de produtos na internet vislumbra empresários, inclusive porque em 2014 esse setor foi responsável pela venda de cerca de R$35,8 bilhões, segundo dados do eBit. O crescimento desse segmento é de 24% ao ano e tem potencial para progredir ainda mais com as novas tecnologias e as vendas nas redes sociais. Empresas desenvolvedoras de soluções e plataformas para essa porção do mercado terão vantagens nos próximos anos.

Mobilidade Urbana

Andar de carro pelas grandes capitais tem sido motivo de desgaste e perda de tempo para a maioria das pessoas. Além disso, os sistemas de transportes públicos não são suficientes para atender as demandas atuais. Nesse cenário, surgem aplicativos de celular para ajudar as pessoas na locomoção urbana, como é o caso do Waze, Taxis99 e EasyTaxi. Soluções mobile são tendências desde o início da revolução digital, mas terão mais chances de alcançar sucesso se resolverem algum tipo de problema do usuário com objetividade e praticidade.

Startups e PMEs

Todos os dias surgem milhares de PMEs e startups para resolver problemas com os quais grandes empresas não conseguiram lidar ou simplesmente com o objetivo de lançar um produto inovador. Assim como toda empresa, eles necessitam de atenção e soluções tecnológicas B2B, independente da sua área de atuação. Empresas iniciantes e que disponham de poucos recursos para investir no momento devem apostar nesse novo nicho, já que poderão ser beneficiadas diretamente com o crescimento do mercado.

Ainda tem dúvidas? Deixe um comentário para a gente no campo abaixo. Vamos compartilhar experiências!

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