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Entenda a importância da rastreabilidade na indústria de alimentos

Rastreabilidade na indústria de alimentos

A rastreabilidade é uma ferramenta que surgiu da necessidade de saber a origem e a localização de um produto na cadeia logística. Ela oferece a possibilidade de traçar a história e a localização de uma mercadoria por meio da impressão de números de identificação. No entanto, não confunda rastreabilidade na indústria de alimentos com controle de estoque.

A gestão de estoque tem o objetivo de controlar a entrada e saída de produtos da empresa e de indicar a necessidade de reposição. Já a rastreabilidade funciona para outras atividades, que estão mais ligadas à satisfação do cliente e à transparência diante do mercado. Ao implementá-la, o objetivo é garantir a qualidade dos alimentos por meio do acompanhamento de toda a cadeia de abastecimento, desde o embarque até a entrega.

A rastreabilidade na indústria de alimentos também traz segurança aos consumidores, agregando ainda mais valor aos produtos. Isso porque ao assegurar que uma mercadoria pode ser identificada e retirada de circulação em qualquer ponto da cadeia logística ou em um processo de recall com facilidade, evitando assim um problema, os clientes passam a confiar ainda mais na sua empresa, pois ela demonstra preocupação com o bem-estar e a saúde deles.

Como implantar a rastreabilidade a sua empresa

Existem algumas regras e normas que regulamentam as formas de fazer rastreabilidade na indústria de alimentos. Entre elas, podemos destacar a Resolução de Diretoria Colegiada 24, de 2015, que dispões sobre o recolhimento de alimentos e sua comunicação à Anvisa e aos consumidores, e a Instrução Normativa Conjunta 2, de 2018, que dispõe sobre a obrigatoriedade da adoção de um sistema de rastreabilidade para produtos vegetais frescos in natura por todos os elos da cadeia produtiva.

Porém, não é necessário esperar pela lei para aderir ao processo de rastreamento, pois, como vimos, trata-se de um diferencial para o seu negócio e pode ser mais um ponto positivo em um mercado tão competitivo. Para colocar a atividade em prática é preciso atender os seguintes pré-requisitos:

  • O produto precisa estar devidamente identificado, ou seja, é necessário deixar claro o que está sendo rastreado.
  • A origem deve ser conhecida. Independentemente do tipo de mercadoria, sempre vai ser preciso colocar de onde ela vem.
  • O destino deve estar definido. Assim como a origem, é imprescindível que se saiba para onde será enviado o produto.

Uma vez definidos os requisitos básicos para o rastreamento, é necessário criar um código único para unir essas informações ao produto. Geralmente é usado um código de barras ou um QRCode.

Benefícios da rastreabilidade na indústria de alimentos

Como vimos até agora, a rastreabilidade é uma ferramenta indispensável para a indústria de alimentos que quer apresentar um diferencial ao mercado. Para que não fique nenhuma dúvida sobre isso, separamos algumas vantagens que esse monitoramento ponta a ponta da cadeia logística pode trazer para o seu negócio. Confira:

  • Aumenta a satisfação dos clientes: os consumidores passam a confiar mais nos alimentos, o que acaba reduzindo o número de reclamações em relação à qualidade e segurança dos produtos e aumentando os ganhos sociais (melhor alimentação, menos gastos com médicos). Também promove uma liberdade maior para as pessoas com restrições, como as alérgicas, já que os alimentos vêm com as informações necessárias para que esse público cuide da sua saúde.
  • Melhora a gestão de crises alimentares: permite às autoridades identificar produtos contaminados ou perigosos e retirá-los do mercado, além de detectar fraudes. É possível, ainda, rastrear a origem das mercadorias, facilitando o controle de doenças relacionadas com a alimentação, o aumento da capacidade de detectar vulnerabilidades e a redução dos impactos sobre as empresas devido a maior facilidade de organizar as ações de recall.
  • Otimiza a gestão da cadeia de abastecimento alimentar: aumenta a transparência na cadeia de abastecimento, agrega valor por meio da redução da assimetria de informações e dos custos de logística e melhora o feedback dos produtores de alimentos.
  • Cria competências para as empresas: como a rastreabilidade tem capacidade promocional, ela ajuda a aprimorar a competitividade dos integrantes da cadeia de abastecimento. E também protege a marca e a reputação das empresas.
  • Contribui com o desenvolvimento tecnológico e científico: permite a disponibilidade de dados científicos para pesquisa, sendo possível identificar a causa de possíveis incidentes envolvendo a contaminação de alimentos.
  • Contribui para a sustentabilidade na agricultura: motiva a implantação de iniciativas de sustentabilidade na produção e distribuição de alimentos, pois os dados da rastreabilidade podem ser usados para assegurar que os alimentos vêm de origens adequadas.

Como a tecnologia pode ajudar em tudo isso

Podemos dizer que sem tecnologia não há rastreabilidade na indústria de alimentos, pois ela é utilizada desde os dispositivos inseridos nos produtos até nos equipamentos que vão compilar e disponibilizar as informações sobre eles. A questão aqui é qual será a tecnologia empregada.

O mais interessante é sempre buscar soluções que estejam preparadas para atender às demandas do seu tipo de negócio. A nossa dica é o ERP Radar Empresarial, que conta com funcionalidades totalmente aderentes à indústria de alimentos. Entre as facilidades e comodidades que ele oferece estão o cadastro de produtos com campos personalizados, grades e etiquetas com código de barras e o rastreamento de produtos e insumos por lotes e prazos de validade.

Além disso, claro, o Radar Empresarial permite uma gestão completa, inteligente e funcional do seu negócio, gerenciando e integrando operações desde a área de vendas até a de controladoria. Para saber mais sobre o nosso ERP, acesse nosso site ou entre em contato conosco. Nossa equipe está pronta para atendê-lo e tirar todas as suas dúvidas.

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