Skip to main content

Blog

Saiba o que é manutenção preditiva e como ela pode te ajudar!

Gestão Industrial 10.08.2016 5 minutos de leitura Voltar

Máquinas e equipamentos com defeitos e/ou parados geram prejuízos inevitáveis às empresas, provocando diminuição ou interrupção da produção, produtos com defeitos de fabricação, aumento do custo dos produtos, atraso nas entregas, insatisfação dos clientes e grandes perdas financeiras.

A Gestão da Manutenção prevê práticas preventivas, corretivas e preditivas essenciais ao correto funcionamento de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações, prevenindo, corrigindo ou antecipando-se à ocorrência de falhas.

Neste post, você irá entender o que é manutenção preditiva e como ela pode te ajudar a melhorar o desempenho de suas máquinas e equipamentos, a reduzir custos e aumentar a produtividade da sua empresa.

O que é a manutenção preditiva?

A manutenção preditiva tem como objetivo principal a redução de custos e o aumento da produtividade. Sua eficácia está relacionada ao acompanhamento constante de máquinas e equipamentos em operação, de modo a evitar paradas e, consequentes, aumentos de custos de produção.

A manutenção preditiva está relacionada com a capacidade de:

  • antecipar e diminuir a ocorrência de falhas ou degradação em peças ou componentes específicos de máquinas e equipamentos;
  • evitar intervenções desnecessárias, sendo estas realizadas em casos muito específicos e de extrema necessidade;
  • eliminar desmontagens e remontagens para inspeção;
  • diminuir o surgimento e, principalmente, a propagação de danos;
  • evitar procedimentos – não planejados – de emergência e/ou urgência;
  • gerar maior confiança no desempenho dos equipamentos;
  • otimizar o tempo de disponibilidade de máquinas e equipamentos;
  • aumentar a vida útil de cada componente (e da máquina e equipamento como um todo) e;
  • reduzir custos com manutenção.

Sistemas produtivos e/ou plantas industriais se apoiam na manutenção preditiva – e na alta eficácia de suas máquinas e equipamentos – para aumentar a produtividade, a qualidade total dos produtos e a lucratividade da empresa.

A “cultura preditiva” não envolve apenas o acompanhamento de vibrações das máquinas, alterações de temperatura e pressão, contaminação de óleos e estados de superfícies, mas destaca-se como principal responsável pela otimização de todo o sistema produtivo da organização.

Máquinas e equipamentos possuem parâmetros e limites que caracterizam seu perfeito funcionamento: vibração, lubrificação, temperatura, pressão. Alterações em peças são observadas e acompanhadas de forma minuciosa através de medições e análises constantes para que medidas preditivas sejam tomadas com eficácia.

As inspeções – medições e análises – previstas na manutenção preditiva devem levar em conta a quantidade de máquinas e equipamentos a serem controlados e seus pontos de medição. O acompanhamento constante permite encontrar falhas mecânicas (engrenagens defeituosas, acoplamentos desalinhados, vínculos desajustados, eixos deformados, lubrificação insuficiente, folga em buchas), além de problemas hidráulicos, elétricos e aerodinâmicos.

O surgimento de falhas ou irregularidades demanda o diagnóstico preciso sobre a origem e seu nível de gravidade e a análise que prevê a parada da máquina ou equipamento de forma antecipada e programa devidamente o seu conserto.

Principais vantagens

Os ganhos com a manutenção preditiva abrangem desde questões operacionais – relacionadas ao funcionamento das máquinas e equipamentos –, até o planejamento de objetivos estratégicos visando a competitividade da empresa no mercado:

  • Melhoria na qualidade da produção visto que equipamentos em bom estado produzem itens com maior exatidão, livre de falhas e defeitos;
  • Aumento da vida útil de máquinas e equipamentos;
  • Melhoria no controle – e na gestão – de peças, componentes e partes;
  • Diminuição dos custos com reparos e intervenções;
  • Aumento da “segurança produtiva” uma vez que o desempenho de máquinas e equipamentos está sendo acompanhado de forma constante e planejada;
  • Diminuição de paradas em máquinas e equipamentos, promovendo o aumento da produtividade;
  • Melhoria da credibilidade do produto – e imagem da empresa – no mercado.

A manutenção preditiva demanda custos com o acompanhamento e a inspeção constante de máquinas e equipamentos e, em alguns casos, envolve a contratação e/ou capacitação de profissionais para que estes estejam aptos a trabalhar com instrumentos e aparelhos de precisão.

Os custos da manutenção preditiva são compensados pela amplitude de benefícios proporcionados à empresa. Praticar manutenção preditiva é investir no desempenho da gestão industrial e da empresa como um todo.

Esse conteúdo foi interessante para você? Compartilhe nas suas redes sociais!

Agora que você já sabe o que é manutenção preditiva e como ela pode te ajudar, que tal saber mais sobre Gestão da Manutenção?

Um comentário

Deixe seu comentário