Skip to main content

Blog

Saiba como um sistema de gestão para o setor elétrico auxilia processos

ERP 22.10.2020 3 minutos de leitura Voltar
Sistema de gestão para o setor elétrico

Lidar com operações burocráticas e complexas é uma realidade presente em qualquer situação, pessoal ou corporativa. Assim, em todas as rotinas dentro de uma empresa, provavelmente os processos manuais estarão presentes, e é neste momento que fica claro o benefício de ter um sistema de gestão para o setor elétrico, pois ele pode facilitar o dia a dia de companhias desse segmento e mudar esse contexto.

Em razão da natureza do negócio, há um grande complexo de leis, consolidado na definição e estruturação constitucional, orientado por normativas federais e regulado por regras impostas pelo regulador, no caso, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que formam e estruturam o setor elétrico brasileiro.

Para cumprir todas essas determinações, cada empresa organiza um modo próprio de estar em dia com tantas exigências legais e regulatórias. Não raro, elas resultam em processos manuais que estão sujeitos a falhas e imprecisões. E neste aspecto um sistema de gestão para o setor elétrico pode ser bastante útil!

Neste artigo, vamos comentar alguns pontos essenciais que somente um software ERP com funcionalidades voltadas para o setor pode resolver.

A tecnologia a favor do setor elétrico

Diante de todas as exigências comuns do setor, a tecnologia pode ser uma grande aliada das empresas que atuam nesse segmento tão importante. Como dito anteriormente, existem soluções que facilitam e garantem a correção das rotinas burocráticas por meio da automatização de processos, caso do sistema de gestão para o setor elétrico.

Por meio dele, é possível garantir a organização completa das informações de modo preciso e, dessa maneira, atender todas as leis e normativas da Aneel. Uma delas é o Balancete Mensal Padronizado (BMP), que precisa ser entregue ao órgão regulador, em geral, no prazo máximo de 40 dias após o fim do mês de competência. Aqui no blog já explicamos melhor como funciona essa rotina.

Para cumprir essa exigência é fundamental ter um sistema de gestão para o setor elétrico, pois ele tem a capacidade de reunir os dados de forma correta e precisa para evitar problemas com os relatórios, bem como demais erros e inconformidades que podem resultar em penalidades severas.

Além disso, com um sistema de gestão para o setor elétrico, é possível cadastrar as tabelas nas quais devem ser registrados os tributos e classificações que serão vinculados a cada bem patrimonial disponível no sistema de um jeito prático. Ainda é possível classificar os bens por níveis, o que permite receber uma taxa especial de depreciação conforme o órgão regulador.

Um sistema de gestão também concentra outras funções importantes para a melhorar a gestão em empresas do setor elétrico, como as partes comercial, administrativa, pessoal, fiscal e técnica. Tudo passa a funcionar em um único ritmo, possibilitando um controle maior sobre as informações e o aprimoramento dos processos internos.

Um sistema de gestão para o setor elétrico completo

Aqui na Brasão Sistemas, por exemplo, nós oferecemos o ERP Radar Empresarial, uma solução com funcionalidades específicas para esse setor. Isso significa que além de toda a integração comum nesse tipo de sistema, nossa ferramenta é preparada para atender as demandas exclusivas desse segmento, oferecendo ainda mais segurança para os gestores.

Além das soluções integradas ao sistema de gestão empresarial ERP, a Brasão desenvolve soluções próprias para atender demandas específicas para o setor elétrico que atendem às exigências e às auditorias da Aneel, otimiza o controle patrimonial, melhora a gestão orçamentária, possibilita a personalização de relatórios, entre outros.

Se você ficou com alguma dúvida a respeito do assunto ou quer saber mais sobre como esse software pode otimizar a gestão das empresas do setor elétrico, entre em contato conosco. Caso prefira, fique à vontade para deixar o seu comentário no espaço abaixo.

Implantação de software ERP

Um comentário

  • Ter uma boa gestão empresarial é muito importante não importa o ramo da empresa. Por mais que não seja tão comum tocar nesse assunto ja vi empresas grandes se acabarem por não terem uma boa gestão, Obrigado por compartilhar esse tipo de matéria.

Deixe seu comentário