Blog

Conheça 5 tecnologias para o chão de fábrica na indústria metalmecânica

Gestão Industrial 21.05.2020 5 minutos de leitura Voltar
Tecnologias para o chão de fábrica

Buscar tecnologias para o chão de fábrica é algo essencial para toda indústria que queira otimizar, aumentar e qualificar a produção, reduzir o retrabalho, agilizar processos, melhorar a produtividade dos funcionários e diminuir custos. Mas descobrir quais são as tecnologias que efetivamente vão fazer isso já exige mais pesquisa.

Afinal, tecnologia é um conceito tão debatido em qualquer contexto empresarial que, muitas vezes, acabamos por não atentar sobre o real significado da palavra. Em uma rápida pesquisa na internet, encontramos que “tecnologia é um produto da ciência e da engenharia que envolve um conjunto de instrumentos, métodos e técnicas que visam a resolução de problemas. É uma aplicação prática do conhecimento científico em diversas áreas de pesquisa”.

Ou seja, se você tem um método, ainda que analógico, para determinada etapa da produção, ele já corresponde a tecnologia. Uma máquina, por mais antiga que seja, já usa de muita tecnologia. O desafio, portanto, é encontrar tecnologias que façam a diferença e representem uma evolução em relação ao que você já tem. Melhor ainda é se essa tecnologia servir ao futuro da empresa.

Esse recorte é essencial para você entender que, ao pesquisar sobre este assunto na rede, você vai encontrar muitos resultados, e nem todos vão responder sobre o que você realmente precisa para faturar mais e produzir melhor.

Por isso, o que vamos apresentar aqui vai além de simplesmente tecnologia: são ferramentas que representam o que há de mais indispensável para garantir todas aquelas buscas que mencionamos lá no início do parágrafo e, como consequência, deixar a sua indústria metalmecânica mais competitiva. Siga com a gente!

As tecnologias para o chão de fábrica indispensáveis na sua empresa

Agora, vamos listar cinco tecnologias para o chão de fábrica realmente essenciais para o desenvolvimento da produção na indústria metalmecânica. Fique atento!

1 – Computação em nuvem

A computação em nuvem armazena os dados gerados na empresa em um ambiente remoto que pode ser acessado por qualquer dispositivo conectado à internet em qualquer lugar. Isso auxilia o acompanhamento do chão de fábrica mesmo não estando presencialmente na empresa.

Ela também permite redução de custos e um melhor controle de risco em relação à perda de informações. Também é uma tecnologia que está em constante desenvolvimento e, por isso, deve expandir ainda mais as suas possibilidades nos próximos anos.

2 – Robótica industrial

O benefício de investir em robôs nesse processo de busca de tecnologias para o chão de fábrica de indústrias metalmecânicas é garantir produção qualificada ininterruptamente. Quer dizer, enquanto a fábrica estiver funcionando, o robô estará lá. E o melhor: sem oscilações na produtividade e sem queda na qualidade, o que é natural diante da precisão do trabalho realizado.

O melhor é que, como os robôs têm se tornado cada vez mais comuns nas indústrias em geral, o custo para adquiri-los tem ficado cada dia menor.

3 – Tecnologia de produção digital

Modelar produtos digitalmente é uma realidade que já faz parte do dia a dia das indústrias há algum tempo. Contudo, hoje é possível ir além e utilizar essa tecnologia para testar, modificar e melhorar os produtos digitalmente. Dessa maneira, economiza-se recursos com teste físicos.

O que nos leva ao tópico seguinte.

4 – Impressão em 3D

Após criar modelos digitais, a impressão 3D permite a visualização física do projeto em uma réplica altamente precisa do produto final. Tendo acesso a esse recurso, o desperdício no processo produtivo é reduzido, impactando positivamente nos custos dessa etapa. Com o uso dessa tecnologia para o chão de fábrica, diminui-se o tempo entre o projeto e a fabricação ao mesmo tempo em que se ganha qualidade.

5 – Controle de produção com um sistema ERP

No fim das contas, de nada adianta investir em tecnologias para o chão de fábrica voltadas à fase de projeto e até mesmo de desenvolvimento de peças e produtos se não existir um acompanhamento preciso disso tudo. E mais: é indispensável que todo esse esforço da área produtiva esteja integrado aos outros departamentos da empresa. Afinal, um só será eficaz se todos estiverem em sintonia.

Nesse sentido, um sistema ERP garante a integração da empresa e o aprimoramento do controle de estoque tanto dos insumos quanto dos produtos acabados. Entre uma ponta e outra da linha de produção, o acompanhamento de todo o processo fabril pode ser feito com muito mais qualidade, intensificando os ganhos pretendidos com todo o conjunto de tecnologias para chão de fábrica citados aqui.

E se a sua metalúrgica precisa de um ERP específico para as necessidades de uma empresa desse setor, pode contar com a Brasão! Nós oferecemos um sistema de gestão com funcionalidades pensadas para a realidade da indústria metalmecânica. Conte com a Brasão e reforce as tecnologias para o chão de fábrica na sua empresa!

ERP para indústria

Esperamos que este artigo tenha sido esclarecedor. Em caso de dúvidas, fique à vontade para entrar em contato conosco ou, se preferir, deixe sua mensagem no espaço abaixo. Estamos sempre à disposição!

Deixe seu comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.