Blog

Saiba como planejar um treinamento para uso do ERP

Gestão Empresarial 27.08.2020 5 minutos de leitura Voltar
treinamento para uso do ERP

Que um software de gestão é eficaz para garantir produtividade e melhorias em todo o processo de administração de uma empresa, você já sabe. Aliás, este é um tema recorrente aqui no blog. O que precisa ser ressaltado, no entanto, é que o aproveitamento integral dos benefícios dessa tecnologia depende de um bom treinamento para uso do ERP.

 

Ao capacitar a sua equipe para extrair o máximo de todas as funções que um sistema como esse oferece, os resultados práticos podem ser potencializados. Naturalmente, isso é o que se espera de um instrumento desenvolvido para otimizar a rotina de trabalho, mas não podemos esquecer que até mesmo o mais completo dos ERPs é apenas uma ferramenta e depende de pessoas para produzir os efeitos esperados.

Implantação de software ERP

Como organizar um treinamento para uso do ERP

Sabendo disso tudo, quando você for contratar, trocar ou implementar mais módulos de um software de gestão na sua empresa, que tal organizar um treinamento para uso do ERP? Para auxiliar o seu negócio nesse desafio, nós trouxemos algumas dicas do que é preciso ser dito e feito nessa capacitação. Confira!

1 – Crie uma cultura de inovação

A cultura de inovação é algo essencial no processo de capacitação dos usuários. Isso porque, quando bem implementada, ela costuma funcionar como uma motivação extra para aquelas pessoas que costumam ser receosas com mudanças e bastante apegadas à maneira tradicional de conduzir os trabalhos. Com uma boa cultura de inovação, fica mais simples evidenciar os reflexos positivos que as mudanças podem trazer para o próprio desenvolvimento da empresa.

 

Mesmo para quem já tem um sistema de gestão em operação, pode haver contrariedade de alguns colaboradores com alguma atualização, com a instalação em um novo setor ou com a mudança de fornecedor. Por isso, manter esse pensamento em prol da inovação é sempre necessário.

2 – Treine antes de implantar

O treinamento para uso do ERP não deve acontecer só depois de dias ou semanas de uso, quando se percebe que os colaboradores estão enfrentando alguma dificuldade em entender os novos processos. Na verdade, essa iniciativa deve começar paralelamente à implantação de um software de gestão — até mesmo antes, se possível.

 

Com isso, a sua empresa vai poder perceber os resultados mais cedo. É claro que, em um primeiro momento, mesmo depois da capacitação dos usuários, podem surgir dúvidas ou dificuldades pontuais. Porém, isso é algo normal, que será superado depois que todos conseguirem vencer as barreiras iniciais e estiverem mais familiarizados com as funcionalidades no dia a dia.

3 – Faça o treinamento com todos

Todos os profissionais da sua empresa devem ter acesso a um treinamento para uso do ERP, mesmo aqueles que não vão lidar com o sistema de forma direta. Isso é importante para que a equipe completa esteja a par de como os processos funcionam e para garantir que seus colaboradores tenham um conhecimento mais abrangente do fluxo de trabalho.

 

O melhor ainda é que, se uma pessoa precisar substituir alguém temporariamente ou em caso de promoção ou efetivação, ela já estará apta a operar o sistema. Desse modo, seria preciso, apenas, repassar alguns lembretes mínimos. 

Escolha bem o fornecedor do seu software ERP

Diante dessas indicações, é fundamental que você escolha com bastante critério o fornecedor do seu software de gestão empresarial. É muito importante, também, que esse parceiro esteja situado geograficamente próximo do seu negócio, pois isso contribui para agilizar os processos de suporte e assistência técnica e, claro, permite que a implementação do sistema ocorra da maneira mais eficaz.

 

Logicamente que, entre os passos iniciais, há a capacitação dos usuários e o treinamento para uso do ERP. Um bom fornecedor garante o acompanhamento em todo o processo de instalação, oferece as indicações precisas para o melhor aproveitamento possível do software e dá as informações necessárias para que a capacitação da equipe aconteça de forma correta.

 

Outra preocupação é escolher um sistema que seja intuitivo e amigável. Por mais que as pessoas sejam capacitadas e que haja orientações claras de uso do software, os colaboradores podem se sentir desmotivados se tiverem que lidar com um sistema complexo e visualmente carregado. A intenção de um ERP é justamente agilizar e facilitar processos ao invés de complicá-los.

 

Aqui, a Brasão pode ajudar! Nós oferecemos um sistema simples e escalável, totalmente adaptável a outros sistemas da sua empresa e com uma interface leve e intuitiva. Além de todos os benefícios de um software ERPintegração das diversas áreas da empresa e facilitação das rotinas e obrigações diárias ― a solução que oferecemos proporciona acesso remoto e relatórios em gráficos simplificados.

 

Além disso, acompanhamos de perto todo o processo de instalação e fornecemos todas as informações que a sua empresa precisa para garantir o treinamento para uso do ERP e a capacitação dos usuários do sistema. Em caso de necessidade, nossa assistência é ágil e o atendimento é de excelência.

Entre em contato conosco e conheça todos os benefícios que podemos oferecer para melhorar ainda mais os processo do seu negócio com um sistema moderno e adaptável às suas necessidades. Em caso de dúvidas, você também pode deixar o seu comentário no espaço abaixo. Estamos à disposição!

Deixe seu comentário

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.