Blog

As 5 principais vantagens de usar servidores na nuvem em sua empresa

Tecnologia da Informação 08.10.2020 5 minutos de leitura Voltar
Servidores na nuvem

Em qualquer negócio, o objetivo é sempre ganhar mais e gastar menos, certo? Em 2020, esse mantra se fez ainda mais necessário devido a todos os desafios que foram colocados no caminho dos empreendedores. Uma forma de ultrapassá-los é usando a tecnologia como ferramenta, pois ela oferece diversas soluções para reduzir custos e aumentar a produtividade. Uma delas são os servidores em nuvem.

Os servidores em nuvem são uma série de computadores interligados por uma arquitetura inteligente que permite às empresas alugar mais ou menos recursos, de acordo com suas necessidades, pagando somente por aquilo que utilizarem. Com eles, sua empresa amplia ou reduz o volume de recursos, espaço e fluxo de dados sem precisar alterar qualquer estrutura interna.

E sabe o que é melhor? Junto com a estrutura, um servidor na nuvem tira da sua empresa qualquer preocupação com manutenção, suporte técnico, resfriamento e controle de temperatura, entre outras responsabilidades. Ao contratar um servidor externo, sua única obrigação é fazer o pagamento conforme o contratado, o restante fica por conta do fornecedor do serviço.

Sabendo o que é e como funciona um servidor na nuvem, vem a dúvida: seguir com o modelo tradicional ou mudar? Para ajudar nessa decisão, separamos 5 benefícios que os servidores externos podem proporcionar ao seu negócio. Siga com a gente e confira!

Confira os benefícios de usar servidores na nuvem

Como vimos, os servidores na nuvem podem ser grandes aliados no dia a dia das empresas, especialmente na questão econômica, pois você basicamente paga por aquilo que usa. No entanto, há várias outras vantagens que precisam ser destacadas para você entender que vale a pena investir nesse tipo de servidor. Veja:

1 – Redução de custos

Quando ocorre a migração dos sistemas e dados da sua empresa para servidores na nuvem, uma das preocupações é o custo que isso vai gerar. Mas pode ficar tranquilo, pois uma das maiores vantagens de usar esse tipo de tecnologia é justamente a relação custo-benefício do processo.

Ao investir em um servidor na nuvem, todo o gerenciamento de informações do seu negócio será feito a partir de um banco de dados externo. Com isso, você fica livre de gastos com licenças de software, equipamentos, energia elétrica, entre outros recursos necessários para manter um servidor interno.

Gestão de custos

2 – Dispensa de manutenção e atualização

Como não há uma infraestrutura de servidor física na sua empresa, também não é necessário manter um serviço de manutenção, o que gera economia de tempo e dinheiro. Somado a isso, também não há preocupação em relação às atualizações das versões ou configurações do servidor. Tudo fica sob a responsabilidade do fornecedor contratado.

3 – Maior acessibilidade

Como o servidor está na nuvem, o gerenciamento das informações pode ser feito quando e onde o empresário precisar, bastando a ele ter um equipamento compatível com acesso à internet. Essa facilidade de acesso garante muito mais liberdade para os empreendedores trabalharem e fazerem negócio, aumentando a produtividade e, consequentemente, a rentabilidade do negócio.

4 – Mais segurança

A segurança é sempre um ponto que levanta dúvidas, mas os servidores na nuvem contam com diversos recursos para garantir a segurança dos dados da sua empresa, como os softwares de criptografia e várias camadas de firewalls. Assim, as informações ficam a salvo de invasões e contaminações, e também não correm o risco do furto de algum equipamento físico.

Outro ponto positivo é que os data centers externos contam com o recurso de backup. Isso significa que todos os arquivos salvos na nuvem são, automaticamente, gravados em uma segunda plataforma, também na nuvem. Dessa forma, se acontecer algum problema no dispositivo que você estiver usando, é só recorrer à cópia de segurança.

5 – Eficiência e aumento dos resultados

Com a otimização de processos proporcionados pelo uso de servidores na nuvem, os colaboradores acabam tendo mais tempo para desenvolver as atividades que são realmente relevantes para o negócio. Ou seja, com a facilidade de acesso e o aprimoramento das tarefas, é possível ter mais eficiência durante o processo de produção, o que resulta na melhora dos resultados.

Em um momento como o vivido em 2020 e mesmo pensando no mercado dinâmico e competitivo como sempre foi o brasileiro, não tem como não pensar em aproveitar toda a praticidade de um serviço como esse, não é mesmo? E, claro, a Brasão Sistemas está pronta para ajudar você a superar mais esse desafio.

Temos o nosso próprio serviço de hospedagem na nuvem, que garante a segurança, a acessibilidade e eficiência que a Brasão sempre entregou aos clientes. Para saber mais, entre em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Se preferir, deixe um comentário no espaço abaixo para continuarmos essa conversa.