Sua empresa ainda faz a montagem do blend e controla os saldos por especificação em planilhas Excel?
Conheça a nossa solução ERP para o setor do mel e elimine a morosidade na apuração de informações e o risco da perda de rastreabilidade!
Na indústria de alimentos, cada segmento tem suas próprias especificidades quando o assunto é a gestão de processos internos e do negócio como um todo. É o caso do setor do mel, que tem algumas atividades e procedimentos diferentes quando comparado a outros setores ligados ao agronegócio.
Por isso, ter uma solução que consiga acompanhar desde a coleta do mel até a distribuição do produto, evitando a morosidade dos processos e a perda de informações, é de extrema importância. E é aí que entra o nosso ERP, que oferece funcionalidades específicas para garantir total controle e gestão completa das empresas produtoras de mel.
Funcionalidades
Passe o cursor sobre os favos para conferir as funcionalidades que o nosso ERP oferece especificamente para o setor do mel.
1. Coleta do mel
Possibilita o registro dos lacres e dos pesos dos tambores coletados direto no campo, antes da chegada da matéria-prima à fábrica, para posterior comparação com o peso atribuído pela balança na entrada da fábrica.
2. Transferências de depósitos para a fábrica
Faz o controle da remessa de depósitos ou entrepostos para a fábrica.
3. Recepção do mel
Faz o registro dos pesos oficiais da entrada e atribuição de cada lote de mel que chega da coleta.
4. Registro das especificações de qualidade
Registra os apontamentos das análises laboratoriais da matéria-prima, conforme os requisitos de qualidade estabelecidos pela legislação e pelos clientes, atribuindo ao lote o tipo de mel, florada, umidade e cor, por exemplo.
5. Geração da ordem de produção
Elabora a ordem de produção própria ou para terceiros a partir de uma demanda espontânea ou planejada.
6. Blendagem
Proporciona a montagem e a definição do blend com as informações de saldo de mel por especificação; garante a elaboração de relatórios de saldo por tipo ou florada de mel; permite o registro de até quatro tanques para o blend, com o devido rastreamento dos lotes e quantidades utilizadas; faz o apontamento na ordem de produção a partir do blend definido.
7. Consumo de embalagens
Faz o apontamento do consumo dos insumos de embalagens, como rótulos e potes, de terceiros e da própria fábrica.
8. Entrada em estoque com total rastreabilidade e custo direto
Formaliza o registro do produto acabado, através de entrada da produção, com o custo de seus insumos diretamente atribuídos.
9. Expedição para mercado interno ou exportação
Elabora o pedido de venda e faz sua liberação e expedição conforme o tipo de material.
10. Apuração dos custos reais por absorção
Calcula todos os custos diretos e indiretos que compõem o Gasto Geral de Fabricação (GGF) alocados nos centros de custos produtivos e faz a distribuição de acordo com as unidades produzidas.
Benefícios
- Rastreabilidade total, desde a coleta até o processo produtivo e a venda, passando pelo controle via lote das peculiaridades do segmento, cumprindo com as obrigatoriedades junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
- Processo de blendagem integrado às especificações do mel e aos saldos de estoque.
- Atendimento aos requisitos de controle de qualidade estabelecidos pelos clientes, legislação e órgãos regulatórios.
- Gestão de não conformidades, ações preventivas e corretivas, laudos, autocontroles e gestão documental.
- Integração entre a produção e o setor de qualidade para redução de retrabalhos.
- Fornecimento de informações precisas e confiáveis.
- Combate efetivo aos desperdícios.
- Construção de painéis personalizados (dashboards) e integrados em tempo real para acompanhamento individual do negócio.
- Solução de compliance fiscal e contábil completa em um único ERP.